O que é gerenciamento de projetos em TI? Conheça na prática

Conheça na prática o que é gerenciamento de projetos de TI. As funções, etapas, principais qualidades e desafios deste profissional.

Com o atual desenvolvimento do mercado e a grande demanda por soluções tecnológicas do mercado empresarial, o gerenciamento de projetos em TI se torna algo essencial na gestão de pequenas empresa


Dos mais simples trabalhos como troca de hardwares até mesmo grandes projetos como instalação de infraestrutura de rede de uma empresa, o gerenciamento de projetos em TI se faz importante para que toda estratégia e planejamento resultem no cumprimento dos objetivos das empresas.


Além disso, o gerenciamento de projetos em TI é essencial para acompanhar e controlar os processos e a execução das atividades da área. Com o acompanhamento correto as demandas têm muito mais chances de serem concluídas com êxito, evitando surpresas e atrasos na sua implementação.


Neste artigo veremos mais sobre o que é gerenciamento de projetos em TI, sua importância e suas práticas.

O que é gerenciamento de projetos em TI?

O gerenciamento de projetos em TI é um conjunto de estratégias que visam acompanhar a implementação de projetos de TI em uma determinada organização. 


Com o objetivo de aumentar a eficiência e garantir que os projetos sejam concluídos da melhor forma possível.


A tecnologia é um componente essencial a quase todos os negócios atualmente. Independente da empresa estar no ramo da tecnologia, ou não, ela pode fazer grande uso de componentes tecnológicos e ocasionalmente precisar fazer o gerenciamento de projetos em TI.


Os responsáveis pelo gerenciamento de projetos em TI ficam encarregados de adotar melhorias para os processos desde a sua concepção, passando pela execução até a finalização do projeto.


Entre os tipos de projetos que podem envolver as mais variadas áreas da TI como exemplo:


5 estágios de um gerenciamento de projetos em TI na prática

Na prática um gerenciamento de projetos em TI vai incluir diversas ações como:


  • organização de tarefas
  • atribuição das tarefas;
  • definição de cronogramas;
  • escolha de equipes e lideranças para atingir as metas.


Gerenciamento de projetos em ti

Seu trabalho também está na elaboração de ideias e estratégias para melhoria no funcionamento das empresas.


Projetos de sucesso seguem um ciclo de vida universal que definem as fases específicas em que projeto passa. Estas fases podem ser divididas em 5 pontos que definem o ciclo de vida de um projeto. Portanto, vamos falar mais sobre cada um deles.

1. Iniciação

A primeira fase de um projeto de TI é a etapa onde o responsável deve realizar algumas avaliações como a necessidade de melhoria e identificar a viabilidade da solução.


Preocupações como custo, vantagens e toda avaliação relacionada ao projeto, devem ser consideradas nesta fase. 


A partir do momento que o projeto passa pelo crivo inicial e ele se torna uma opção viável. Isso quer dizer que você está pronto para seguir para fase de planejamento.

2. Planejamento

Assim como seu próprio nome diz é a fase de planejar cada parte de seu projeto de TI para que ele seja:


  • implementado;
  • monitorado;
  • concluído com sucesso.


Essa é uma fase muito importante pois é ela que servirá de referência para todo o projeto.


A etapa de planejamento dentro do gerenciamento de projetos em TI envolve definir tudo o que será necessário para implementação. 


É também no planejamento que o gerente de projetos define:


  • as pessoas e equipes envolvidas;
  • cronogramas com prazos para que cada etapa seja concluída;
  • objetivos esperados.


Fazer um bom planejamento vai te ajudar a ter parâmetros para mensurar toda implementação de seu projeto.


Dessa forma você terá um caminho pré-definido que o ajudará a atingir suas metas com o projeto.


Lembre-se: Projetos mais longos podem ficar sujeitos a mudanças e atualizações, principalmente no ramo da TI onde novas tecnologias estão constantemente sendo lançadas.

3. Execução

É na fase de execução que o gerente de projetos precisa estar atento para que tudo aquilo que foi planejado esteja sendo bem executado.


Nesta fase a comunicação entre as equipes de trabalho e o responsável pelo gerenciamento de projetos em TI é primordial.


Durante a execução do projeto inúmeras surpresas podem acontecer e cabe ao gerente do projeto lidar com estas adversidades e garantir que o projeto seja executado.

4. Manutenção

Esta fase é importantíssima pois é nela que o seu responsável irá garantir que a execução esteja acontecendo dentro dos prazos e do orçamento previamente estabelecidos.


Além disso a preocupação com a qualidade também está presente, reduzindo os riscos de falha e aumentando a eficiência do projeto. Assim como durante a execução, nesta fase a comunicação entre a equipe e o gerente de projeto é primordial.

5. Finalização

A finalização é o objetivo de todo gerente de projeto. Nesta etapa final você deve garantir que todo o trabalho tenha sido concluído atingindo os objetivos e metas que ele pretendia.


A partir da aprovação da finalização do projeto ele passa a fazer parte das operações da empresa.


Fazer um relatório final de tudo o que foi feito, dos desafios, falhas e mudanças que ocorreram pode ser útil para servir de aprendizado em um novo projeto.

Feito com Spark: https://spark.adobe.com/pt-BR/make/flyer-maker/

Habilidades necessárias aos gerentes de projetos de TI

Para ser um bom profissional de TI, os profissionais que trabalham com gerenciamento de projetos de TI precisam ter uma variedade de habilidades. Estas habilidades envolvem:


  • conhecimento técnico para poder analisar e tirar conclusões para o desenvolvimento de soluções eficazes;
  • habilidades interpessoais, como boa comunicação, liderança e capacidade de realizar a gestão de pessoas.


Leia também: Certificações para profissionais de TI para se destacar no mercado


As habilidades pessoais são importantes pelo fato dos gerentes de projeto trabalharem com várias equipes de trabalho além de lidar diretamente com pessoas.


Além disso, profissionais responsáveis por gerenciar projetos em TI precisam estar acostumados a lidar com adversidades e desafios que é o nosso próximo tópico.

Desafios do gerenciamento de projetos em TI

Os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de projetos em TI podem encontrar diversos desafios. Os desafios podem ser:


  • mudança de tecnologia durante o projeto;
  • resistência da equipe;
  • cumprir os prazos;
  • riscos do projeto não atender às expectativas.



Continue lendo em: Como ser um diretor de TI: funções e dicas para ter sucesso


Para enfrentar todos esses e outros desafios, bem como garantir que a execução do gerenciamento de projetos em TI e o próprio projeto seja realizado de maneira profissional e com garantia de sucesso, sem que para isso você tenha que gastar todas as economias do seu negócio, você e sua empresa podem optar pela terceirização dos serviços de TI.


Faça uma consultoria de TI da Encontre um Nerd, descubra os pontos fortes e fracos da sua empresa e encontre soluções inteligentes para sua área.


Confira nosso case com o Yázigi e veja como a empresa se beneficiou com nosso suporte técnico em informática e conseguiu reduzir os custos fixos em 12%.


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Fale com um consultor:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: