Como ser um bom profissional de TI: 12 características essenciais

Aprenda dicas práticas de como ser um bom profissional de TI e ter sucesso na carreira, conquistando e expandindo seu espaço no mercado.

Como ser um bom profissional de TI? O que é preciso para criar uma carreira de sucesso na área? Listamos a seguir doze características para ajudá-lo a crescer e a se desenvolver na carreira. Confira!

Como ser um bom profissional de TI | GUIA de carreira

1. Ame tecnologia

Quando uma pessoa está fazendo algo que realmente gosta, é contagiante. As pessoas podem sentir e se envolver na experiência.

Do ponto de vista de TI, essas pessoas podem ser seu chefe, colegas, clientes ou funcionários.

Igualmente, senão mais importante, é que quando você faz algo que ama, você faz melhor. Isso mostra a qualidade de seu trabalho, seu compromisso com a tarefa e sua disposição de assumir tarefas desafiadoras.

Essa postura não só o levará ao seu objetivo de ser um bom profissional de TI como também de construir uma carreira sólida.

2. Compreenda os dados

Os dados são o sangue vital de uma organização de TI e do negócio que ela atende. Ser um bom profissional de TI e possuir uma compreensão profunda dos dados de uma empresa fornece insights sobre como todos os principais aplicativos de software estão conectados.

Além disso, do ponto de vista dos negócios, se você entender o fluxo de dados de uma empresa, entenderá seus processos internos e modelo de negócios.

3. Entenda o negócio

Uma das principais tendências em TI é o alinhamento mais próximo com os negócios que atende.

Mesmo no nível de CIO (Chief Information Officer), você não pode ser apenas o técnico chefe, você deve ser um profissional de negócios forte que sabe sobre TI.

Esse entendimento comercial permite que você atenda melhor à comunidade empresarial e seja mais inovador, o que contribui com o seu desenvolvimento para ser um bom profissional de TI.

4. Fale tanto a linguagem técnica quanto leiga

Você quer ver os olhos de uma pessoa leiga vidrados? Fale com elas usando acrônimos técnicos e/ou comece a descrever os recursos de uma tecnologia em vez de seus benefícios comerciais.

O problema com esse cenário é que os usuários corporativos são as pessoas para quem você está oferecendo suporte e falar apenas tecnicamente com eles não cria um cenário favorável para desenvolver o trabalho.

Quer você esteja trabalhando para uma empresa ou oferecendo suporte pontual, para ser um bom profissional de TI você precisa aprender quando adaptar sua linguagem.

5. Torne-se um especialista

Se a sua principal experiência é a análise de negócios, então você deve ser o melhor analista de negócios que você pode ser.

Se você é especialista em comunicações de dados, deve saber tudo o que há para saber sobre os roteadores e outros hardwares e softwares de comunicação de dados em um data center.

Se você é gerente de projetos ou gerente de TI, saiba como liderar projetos e liderar pessoas. Não importa qual expertise você escolha, os profissionais de TI respeitam a competência.

6. Tenha conhecimento prático das áreas técnicas relacionadas

A complexidade dos processos de negócios de hoje, multiplicada pela complexidade da tecnologia, não permite que você deixe de aprender.

Embora, claro, você tenha uma especialidade, também deve ter conhecimento das tecnologias que a afetam.

Por exemplo, se você for um programador Java, também deve ter uma compreensão de design do banco de dados e dos procedimentos de armazenados de dados.

No lado menos técnico, se você é um Gerente de Projetos, deve ter um conhecimento geral de desenvolvimento de software, teste de software e outras disciplinas profissionais necessárias para tornar seu projeto um sucesso.

7. Compartilhe conhecimento técnico com os outros

Parte de como ser um bom profissional de TI passa pela sua disposição de compartilhar seus conhecimentos com os outros.

Ajudar seu gerente a crescer a equipe, por exemplo, aumenta sua reputação profissional, cria lealdade com aqueles a quem você ajuda e o coloca em níveis mais altos dentro de uma empresa.

Além disso, ensinar os outros realmente aprimora sua compreensão, pois faz com que você veja as coisas do ponto de vista de outras pessoas.

8. Goste de aprender

Uma coisa sobre tecnologia é que ela continua mudando. Os fornecedores de hardware e software atualizam continuamente seus produtos. Novas megatendências de TI aparecem milagrosamente, tornam-se o principal instrumento de trabalho da indústria e acabam desaparecendo como um legado desatualizado.

Você deve amar aprender porque as ferramentas de sua profissão estão mudando continuamente. E estar atualizado ajuda a ser um bom profissional de TI.

9. Seja um jogador de equipe

Há um velho provérbio africano que diz "se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo."

Uma profissão abrange muitos anos e é uma maratona, não um sprint. Ser um jogador de equipe e um funcionário ético, a longo prazo, supera de longe os avanços de curto prazo obtidos por uma conduta antidesportiva.

Exercite seu senso de equipe sempre para ser um bom profissional de TI.

10. Seja inovador

O pensamento criativo facilita maneiras inovadoras de resolver problemas, reutilizar antigas tecnologias de novas maneiras, criar novos processos e definir novas abordagens.

Esses tipos de atividades podem aprimorar sua marca profissional como líder e recurso indispensável.

11. Veja problemas como oportunidades de aprender

É uma sensação maravilhosa quando a tecnologia e os processos de negócios funcionam sem problemas.

Embora todos, é claro, façam o máximo para alcançar esse objetivo, há um grande valor em visualizar os problemas como oportunidades para aprender mais sobre tecnologia e como usá-la de maneira eficaz.

Com o tempo, a sua disposição e capacidade de resolver problemas de produção combinados com os insights profundos que eles trazem podem ajudá-lo a ser um bom profissional de TI.

12. Abrace os desafios técnicos

A disposição e a capacidade de definir e arquitetar soluções para desafios técnicos ​​podem ampliar seu conhecimento técnico, aumentar sua compreensão de tecnologias específicas e aprofundar sua capacidade de solucionar problemas.

O amor pelo desafio técnico faz com que você teorize possíveis soluções enquanto está em pé no chuveiro de casa, passeando com o cachorro na rua ou sentado em frente à TV com lápis e papel na mão.

Isso pode parecer extremo, mas qualquer um que tenha feito isso, entende que seus pensamentos e inovações mais criativas vêm com mais frequência quando você está relaxado e fazendo outras coisas. É o amor pelo desafio que mantém isso em mente.

Trabalhe duro, trabalhe de forma inteligente e continue a construir sua marca profissional e a ser um bom profissional de TI em constante aprimoramento.

Você é um profissional TI ou técnico em informática, local ou remoto, em busca de mais oportunidades de trabalho na área? Seja um Nerd da rede de profissionais da Encontre um Nerd.

Nossos Nerds chegam a ganhar até R$ 2000 mensais resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos trabalhando remoto ou presencialmente. Cadastre-se e receba notificações sobre trabalhos em sua área e aceite aqueles que você desejar.

Você pode encaixar seus atendimentos nos melhores horários e criar uma renda extra. Confira o escopo de serviços com os quais você pode trabalhar e comece HOJE mesmo!

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: