Como ser um diretor de TI: funções e dicas para ter sucesso

Da graduação, experiências até a capacitação mais avançada, saiba como ser um diretor de TI de sucesso e alcançar esse cargo na carreira.

Ao buscar uma carreira em tecnologia da informação, você pode se tornar um diretor de TI. Mas como ser um diretor de TI? Por onde começar?

Ganhar o cargo de diretor de TI vai além da experiência técnica. As principais equipes de tecnologia da informação exigem uma combinação única de perspicácia técnica, liderança e habilidades de comunicação.

A demanda por liderança de TI está crescendo rapidamente. O Bureau of Labor Statistics projeta que o número de gerentes de computadores e sistemas de informação cresça 12% de 2016 a 2026, quase o dobro da média de todas as ocupações.

A necessidade de diretores de TI competentes significa oportunidade para profissionais de TI em todos os níveis.

Veja como ser um diretor de TI, incluindo a educação, experiência, habilidades e treinamento que você precisa para ter sucesso.

A evolução da TI

Os departamentos de TI mudaram drasticamente nos últimos 30 anos. Nos anos 1970 e 1980, os departamentos de TI eram entidades completamente separadas, gerenciando computadores mainframe massivos que suportavam os negócios.

A natureza do trabalho significava que as equipes de TI estavam isoladas. Elas não tiveram muito contato com outros funcionários.

Hoje é radicalmente diferente. A tecnologia não é um acréscimo à empresa - é a base.

A prevalência da nuvem, aplicativos, computadores e dispositivos móveis nos negócios colocou a TI na vanguarda do crescimento e da estratégia de negócios.

Em papéis que antes eram isolados, os diretores e gerentes de TI agora têm uma função vocal altamente visível nas organizações.

O que os diretores de TI fazem?

Os diretores de TI supervisionam a estratégia de tecnologia e os serviços de informações em todos os departamentos de uma organização.

O papel exato e os deveres cotidianos dos diretores de TI variam muito dependendo do setor, tamanho e necessidades da organização.

Em uma empresa pequena ou média, o diretor de TI pode ser o cargo mais alto em tecnologia da informação na organização. Em uma empresa maior, os diretores de TI podem se reportar ao diretor de tecnologia (CTO) ou CEO.

Embora as responsabilidades diárias das instruções de TI sejam diferentes, eles são responsáveis ​​por vários deveres. Os diretores supervisionam o gerenciamento diário de TI e as operações, desde a manutenção de rotina até a contratação, desenvolvimento e liderança de equipes de TI.

Os diretores de TI também garantem que a estratégia de TI se alinhe aos objetivos departamentais e organizacionais e gerencie projetos técnicos. Eles podem supervisionar uma atualização para um novo sistema de gráficos em um hospital, migração do Office 365 ou atualização do servidor SQL.

Os diretores de TI também planejam o futuro, pesquisando novos produtos para identificar oportunidades de mercado em TI e orientando políticas, planos e procedimentos para a aquisição e uso de novos recursos de TI.

Os diretores de TI podem trabalhar em uma variedade de setores de trabalho, de finanças e saúde a seguros e manufatura.

Como ser um diretor de TI

O caminho para ser um diretor de TI nem sempre é linear. No entanto, os requisitos de carreira geralmente incluem essas fases:

  • Obter um diploma de bacharel em ciência da computação ou tecnologia da informação.
  • Desenvolver experiência em TI e liderança em várias funções de TI, desde posições de suporte de nível básico até gerente de TI. A maioria dos cargos de diretor de TI exige 10 anos de experiência.
  • Fazer um mestrado. Muitos cargos de diretor de TI exigem um mestrado em gerenciamento de tecnologia da informação ou um campo relacionado.
  • Expandir sua educação e seu conjunto de habilidades com treinamentos e certificações de TI.

Vamos detalhar a seguir cada uma das etapas acima.

Como ser um diretor de TI: educação

Quase todos os cargos de diretor de TI exigem um diploma de bacharel, geralmente em ciência da computação, tecnologia da informação ou um campo relacionado.

Os cursos incluem gerenciamento de banco de dados, fundamentos de rede, cursos de gerenciamento de TI e desenvolvimento de aplicativos.

Embora o mestrado possa aumentar suas perspectivas de carreira, ele não é necessário para todas as posições e setores.

O treinamento e as certificações de TI são outra ótima maneira de complementar sua experiência de trabalho com treinamento prático e instrução.

Como ser um diretor de TI: experiência

Após a sua educação, o primeiro passo é desenvolver suas habilidades técnicas de TI. Obter experiência real em funções de TI pode ajudá-lo a ser um diretor de TI mais completo no futuro.

As funções de diretor de TI normalmente exigem um mínimo de 10 anos de experiência, com cinco anos em posições avançadas ou gerenciais.

Comece com funções de analista e de suporte técnico. Procure oportunidades para gerenciar projetos e equipes. Muitos cargos exigem experiência em vários tópicos, desde administração e arquitetura de bancos de dados até segurança cibernética.

Como ser um diretor de TI: habilidades

Os diretores de TI dividem a linha entre liderança técnica e executiva. Eles têm a experiência técnica para diagnosticar riscos e gerenciar ambientes de TI e as habilidades de liderança para comunicar efetivamente os objetivos de TI e reduzir conflitos.

Além da experiência técnica, os diretores de TI precisam entender como a TI se encaixa no panorama geral, incluindo um forte entendimento de processos de negócios sofisticados, sistemas operacionais e de gerenciamento.

Eles não são apenas reativos, dando suporte às equipes de TI com tarefas diárias e gerenciamento de infraestrutura, mas também com visão de futuro - desenvolvendo estratégias de TI para promover o crescimento dos negócios.

Veja uma visão geral das habilidades necessárias para cargos de diretor de TI:

  • Liderança: forte habilidade de liderança para gerenciar e motivar a equipe de TI;
  • Solução de problemas e habilidades analíticas: como líder do departamento de TI, os diretores enfrentam desafios complexos de desenvolvimento de TI e negócios que abrangem vários departamentos e equipes;
  • Habilidades de comunicação: os diretores de TI devem preencher a lacuna entre equipes técnicas e não técnicas e traduzir ideias em termos de valor comercial;
  • Gerenciamento de projetos: priorizar, planejar e executar projetos técnicos dentro do prazo e do orçamento;
  • Adaptabilidade: a TI muda constantemente. Os diretores precisam ser flexíveis para manter e introduzir sistemas de TI funcionais que permitam a produtividade.

Embora estas sejam “soft” skills, elas podem ser treinadas. Cursos em gerenciamento de serviços de TI, gerenciamento de projetos e liderança podem ajudar a aprimorar essas habilidades no local de trabalho.

Como ser um diretor de TI: treinamento e certificações

Ser um diretor de TI não é seguir um caminho linear. Os hospitais têm necessidades e requisitos de TI diferentes dos de uma empresa financeira. Mesmo dentro de um setor, as organizações usam tecnologias diferentes.

As certificações e treinamentos de TI proporcionam um profundo conhecimento de tecnologias complexas de TI. Também são uma ótima maneira de desenvolver uma experiência especializada no trabalho.

Ao combinar fortes habilidades de gerenciamento, treinamento e certificações de TI forma-se um passo crítico para ser um diretor de TI.

Um diretor de TI tem uma carreira dinâmica e cheia de desafio, mas ver os resultados aparecendo e a empresa crescendo é bastante gratificante.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: