5 benefícios do cloud computing para as pequenas empresas

Saiba quais são os benefícios de usar soluções de cloud computing para pequenas empresas e como elas alavancam os negócios.

A adoção da cloud computing para pequenas empresas continua a crescer em popularidade e é fácil entender por quê.


Com o baixo custo inicial e os benefícios que podem incluir maior eficiência, acesso em qualquer lugar, fluxo de caixa melhorado e riscos reduzidos durante uma crise, é difícil imaginar por que uma empresa não migraria para a nuvem.


Neste artigo, veremos os cinco principais benefícios da cloud computing para pequenas empresas e o que você pode fazer para começar a ver esses benefícios hoje.

Cloud computing para pequenas empresas: vantagens de usar

1) Aumenta a flexibilidade para o seu negócio e facilita a colaboração

Um dos grandes benefícios de adotar a cloud computing para pequenas empresas é a maior flexibilidade que essa tecnologia proporciona aos seus negócios.


Não importa o que você esteja fazendo, provavelmente há um aplicativo baseado em nuvem que pode ajudar você a fazer as coisas com mais eficiência.


O Shopify, por exemplo, traz gerenciamento de estoque, ponto de venda, rastreamento de pedidos e comércio eletrônico em um único aplicativo.


Outros exemplos gratuitos e de baixo custo incluem ferramentas de colaboração e comunicação em equipe baseadas na nuvem, como o Slack ou o GSuite para empresas.


Com isso, sua equipe tem a flexibilidade de fazer login e trabalhar em conjunto em praticamente qualquer lugar, em computadores ou dispositivos móveis.


Se de repente você perceber que precisa de ajuda para gerenciar sua folha de pagamento, poderá adicionar facilmente algo como Quickbooks ao seu fluxo de trabalho.


Esse tipo de flexibilidade por meio da nuvem permite resolver problemas de processos de negócios rapidamente, adicionando novas ferramentas ao seu kit de ferramentas conforme necessário.

2) Oferece escalabilidade para crescer com o seu negócio

A maioria das pequenas empresas não quer ficar pequena para sempre. Pelo contrário, muitas estão tentando encontrar uma maneira de crescer.


Mas há o perigo de crescer rápido demais e ultrapassar sua infraestrutura. Isso leva a problemas com tudo, desde a contratação correta até a entrega de produtos a novos clientes.


Esses problemas só se tornam mais difíceis quando você usa algum tipo de solução interna. Embora sua própria solução personalizada para acompanhamento de chamadas possa funcionar muito bem quando você está lidando com um número limitado de clientes, você terá problemas se, de repente, precisar escalonar rapidamente seu atendimento ao cliente.


A boa notícia é que já existem soluções baseadas na nuvem que podem não apenas solucionar suas necessidades hoje, mas também acompanhar seu crescimento e ajudar você a fazer as coisas amanhã.


Adotar um sistema de atendimento ao cliente, como o Salesforce, por exemplo, pode significar mais treinamento e custo para você hoje, mas há a segurança de que várias empresas gigantescas já estão usando essa plataforma.


Esse é o poder da cloud computing para pequenas empresas: você tem a flexibilidade de adicionar capacidade conforme necessário, sem precisar reinventar a roda.

3) Aumenta a resiliência e reduz o risco para cenários de pior caso

A maioria das pequenas empresas está pensando em como crescer, não no que fará quando ocorrer um desastre.


Há muito com o que se preocupar quando você está administrando uma pequena empresa que planeja qualquer outra coisa além de manter as luzes acesas e as portas abertas.


Você ainda precisa ter tempo para planejar uma crise. Se você não estiver pronto, não estará sozinho. 75% dos proprietários de pequenas empresas não têm um plano para o que farão se ocorrer um desastre.


52% dos proprietários de pequenas empresas dizem que levaria pelo menos três meses para se recuperar de um desastre.


Envolvendo tudo isso está o simples fato de que 40% das pequenas empresas nunca vão se recuperar reabrir após um desastre atingi-las.


Mover seus principais dados e processos de negócios para a nuvem fornece a proteção necessária para garantir que você não perca dados ou funcionalidades importantes quando ocorrer um imprevisto.


Serviços de telefonia online permitem que você atenda o telefone mesmo que o seu escritório sofra uma interrupção no serviço.


O armazenamento em nuvem externo como o Google Drive ou Dropbox significa que você ainda pode ter as informações necessárias, mesmo que não consiga acessar fisicamente seu próprio equipamento.


Os serviços de cloud computing para pequenas empresas permitem que sua equipe realize serviços importantes, independentemente do local de trabalho. Certifique-se de ter um plano, não importa o que aconteça.

4) Libera seus recursos de TI

Além do pior cenário, mudar para a nuvem pode aliviar a carga do departamento de TI, especialmente se você aproveitar uma consultoria de TI para ajudar nas tarefas diárias, como monitoramento e suporte de rede.


Em um pequeno negócio, muitas vezes é uma luta apagar todo o fogo - você está em um modo reativo, respondendo a problemas à medida que eles surgem.


O problema com uma abordagem reativa ao gerenciamento de sua infraestrutura é que ela não deixa espaço para inovação. Você não está pensando no futuro porque está gastando muito tempo tentando descobrir como lidar com o que já aconteceu.


Mudar para uma mentalidade proativa é imprescindível se você deseja entregar inovação ao seu negócio.


Aproveitar os serviços de cloud computing para pequenas empresas e as soluções de TI pode tornar isso possível descarregando o trabalho reativo e liberando sua equipe de tecnologia para se concentrar no que está por vir.

5) Reduz custos de negócio

Para muitas empresas, os benefícios de economia de custos da cloud computing para pequenas empresas são críticos.


Independentemente do tamanho do seu negócio, você pode ter uma economia significativa através da redução de gastos com equipamentos de informática, recursos de TI, software e muito mais.


A computação em nuvem muitas vezes pode fornecer a uma pequena empresa acesso a ferramentas, programas e aplicativos de que precisam, mas que, de outra forma, não seriam acessíveis.


Os baixos custos iniciais de se mudar para a nuvem, combinados com esses outros benefícios, fazem dele uma consideração útil para quase todos os pequenos negócios.

O que você pode fazer agora

A cloud computing oferece a flexibilidade de adicionar ferramentas conforme necessário - ferramentas escalonáveis ​​que acompanham o crescimento de seus negócios.


Trazer mais da sua infraestrutura de negócios para a nuvem facilita manter o funcionamento em uma crise ou, na prática, deslocar sua equipe de tecnologia de pensar reativamente para pensar de maneira proativa.


Dê a si mesmo mais flexibilidade adicionando recursos de cloud computing para pequenas empresas conforme necessário.


  • Use soluções escaláveis ​​que crescem com você.
  • Tenha um plano para o que você fará no pior cenário.
  • Liberte a TI para pensar em alavancar a tecnologia, e não como corrigi-la.
  • Reduza os custos que podem ser reinvestidos em outras áreas de sua pequena empresa.


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand.


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: