Soluções de backup para empresas: como escolher a ideal

Diferentes tipos de soluções de backup para empresas, o que analisar antes de contratar o serviço, os componentes do planejamento e mais.

Soluções de backup para empresas sempre foram necessidades importantes para qualquer organização, e agora, com toda tecnologia e informações armazenadas em computadores, a exigência se faz ainda mais presente.

Além disso, existe a real preocupação em utilizar soluções de backup para empresas que mantenham suas informações confidenciais seguras em caso de falha de equipamento ou falhas de segurança de dados. No entanto, encontrar esses serviços, pode ser um desafio.

Proteger dados valiosos contra o apagamento acidental, falhas de aplicativos, contratempos no servidor, ransomware e as inúmeras outras maneiras pelas quais os dados se tornam irrecuperáveis, é importantíssimo.

Logo se pode descobrir que o gerenciamento de soluções de backup para empresas envolve muito mais do que apenas um Ctrl+C / Ctrl+V em outra unidade. Frequentemente envolve também:

  • exame exaustivo das ferramentas disponíveis;
  • planejamento completo;
  • a construção de uma estratégia de recuperação de dados.

Neste artigo, apresentamos algumas das principais soluções de backup para empresas, para que você possa fazer sua escolha e definir a mais adequada para suas operações.

Avaliando as necessidades de soluções de backup para empresas

A primeira etapa é avaliar as necessidades de seu negócio, em relação às soluções de backup para empresas. Há muitas coisas a considerar, por isso, vamos dividir as informações para melhor visualização.

Quais dados você precisa proteger?

A resposta curta a esta pergunta é: todos.

Perder dados permanentemente não é algo que você queira arriscar. Você precisa de dados para manter seu negócio funcionando.

Há algumas perguntas específicas a serem feitas, tanto a curto como a longo prazo. Por exemplo:

  • Com que velocidade posso precisar restaurar dados?
  • Existe algum limite na capacidade de recuperar dados?
  • É necessário manter os serviços sempre disponíveis para os clientes?
  • Será necessário fazer backup completo de bancos de dados, arquivos, sistemas operacionais, aplicativos e configurações?

Quanto mais abrangente for o seu plano de backup de dados, menos tempo levará para você voltar aos negócios ou nem sequer interrompê-los.

Essas perguntas podem ajudá-lo a direcionar a solução de backup para empresas, certa para seu negócio.

É importante que você separe os dados mais importantes que você pode precisar de imediato, dos dados que você não tem tanta pressa assim.

Quais são os riscos que seus dados correm?

Dado o atual ritmo de crescimento de crimes cibernéticos, você vai querer considerar as melhores práticas para proteger seus dados contra hackers, correto?

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas para determinar quais riscos você deve considerar.

  • Minha empresa já foi hackeada antes?
  • Os funcionários descuidados são uma preocupação quando se trata de segurança?
  • A minha localização está em risco de danos relacionados com o clima, como inundações ou incêndios florestais?
  • Os clientes fazem login no meu sistema para acessar dados ou serviços?

Fazer estas perguntas ajudará você a identificar seus riscos. Uma empresa em uma área propensa a inundações deverá tomar atitudes que envolvam a proteção desse risco.

Por quanto tempo os dados de backup precisam ser armazenados?

Finalmente, você precisará considerar por quanto tempo precisa ou deseja, manter os dados armazenados. O armazenamento é cumulativo. Se você espera acumular muitos dados, precisará de espaço para acomodá-los. Algumas empresas possuem limites para backup. E isso pode afetar sua decisão.

Você deve avaliar suas necessidades e pensar sobre qual estrutura pode ser melhor para seu negócio.

Os componentes e estratégias de backup eficientes

Antes de criar sua estratégia de soluções de backup, você deve saber o que incluir. Vamos detalhar algumas das melhores práticas:

  1. Custo: Você precisará de um plano de backup de dados que possa pagar. É uma boa ideia pensar além do dinheiro. Mantenha a despesa potencial de uma violação ou perda em mente. Em seguida, pondere isso em relação ao custo projetado do seu sistema de backup. Isso ajudará a guiá-lo.
  2. Onde armazenar cópias de seus dados: Algumas empresas preferem backup baseado em nuvem. Outros gostam de ter um backup físico. As empresas mais cautelosas usam várias fontes de backup. Dessa forma, se um backup falhar, ele terá outro no lugar.
  3. Quais riscos de dados você enfrenta? Toda empresa deve pensar em ataques de malware e phishing. No entanto, esses podem não ser os únicos riscos que você enfrenta. Como falamos, anteriormente, uma empresa em uma área propensa a inundações deve considerar os danos causados ​​pela água. Ter uma solução de backup e armazenamento de dados fora do local seria sensato.
  4. Com que frequência você deve fazer backup de seus dados? Alguns negócios geram dados rapidamente. Nesses casos, um backup diário pode não ser suficiente e a empresa pode precisar de backups por hora. Para outras empresas cujos dados raramente são atualizados, um backup semanal pode ser suficiente.
  5. Quem será responsável pelo seu planejamento de backup? Otreinamento de funcionários é essencial para uma estratégia efetiva de backup de arquivos. Você precisa de pessoas bem informadas nas quais possa confiar para manter as coisas funcionando.

Todos os tópicos abordados acima são essenciais, mas são apenas a ponta do iceberg quando falamos sobre soluções de backup para empresas.

Você deve considerar cada aspecto do seu plano de backup em detalhes. Então, você terá que implementá-lo o mais rápido e eficiente possível.

Leia também: Melhor antivírus para empresas: 5 opções pagas para PMEs.

Avaliando a melhor estratégia de soluções de backup para empresas

Depois de avaliar suas necessidades de backup, a próxima etapa é avaliar suas opções.

As soluções de backup para empresas são únicas e específicas ao tipo de necessidade que cada uma tem. O que é melhor para uma empresa pode não funcionar para você. Vamos revisar algumas das opções de backup disponíveis.

Backups de Hardware

Um backup de disco rígido é mantido no local e geralmente tem fácil acesso. Eles geralmente são fáceis de manejar e não são tão caros. O principal benefício dos discos rígidos é essa facilidade de plug and play que possuem.

A desvantagem de um backup de hardware independente é que, se ele falhar, você não terá um backup. Por esse motivo, algumas empresas optam por usar vários sistemas de backup.

Soluções de software

A compra de software de backup pode ser menos dispendiosa do que investir em hardware dedicado. Muitas opções de software podem ser instaladas no seu sistema.

Talvez você não precise comprar um servidor separado para isso. Um backup de software pode ser a melhor escolha se sua infraestrutura mudar com frequência.

Serviços na nuvem

Essa é uma opção atraente para muitas organizações, independentemente de seu tamanho.

Servidores remotos são geralmente mais seguros. Eles também oferecem um benefício importante para colaboração. Arquivos grandes podem ser facilmente compartilhados com organizações parceiras sem drenar recursos de rede limitados.

Geralmente, os dados podem ser acessados por meio de um navegador da Web, evitando que os funcionários em trânsito tenham que carregar unidades externas.

A desvantagem do armazenamento remoto tem a ver com arquivos grandes. Com as soluções de alguns fornecedores, o backup para a nuvem pode ser lento, pois as organizações precisam lidar com suas próprias velocidades de upload limitadas.

Conheça algumas de suas opções de armazenamento em nuvem no artigo;OneDrive, Google Drive ou Dropbox? Qual merece seus dados?”.

Escolher suas soluções de backup para empresas é um ato de equilíbrio. Você precisará ponderar seu orçamento em relação às suas necessidades específicas de backup.

Se você está em busca de soluções de backup e outras funcionalidades, te apresentamos a Encontre um Nerd. Somos uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas. Nossa metodologia já atende mais de 3.000 empresas em todo o Brasil. Entre em contato e fique tranquilo!

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

Linkedin

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Agende um diagnóstico hoje

Trabalhamos com você para desenvolver um plano de atendimento personalizado. Deixe-nos suas informações e entraremos em contato.

Quer falar com alguém agora mesmo?

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Ops, deu erro! Tente novamente mais tarde