O que é segurança de dados? Essa é uma pergunta muito comum em empresas de todos os portes e setores. A segurança de dados é um processo de proteção de arquivos, bancos de dados e contas em uma rede.

O sistema adota um conjunto de controles, aplicativos e técnicas que identificam a importância relativa de diferentes conjuntos de dados, sua sensibilidade e requisitos de conformidade normativa e, em seguida, aplicam proteções apropriadas para protegê-los.

Semelhante a outras abordagens, como segurança de perímetro, segurança de arquivos ou segurança comportamental do usuário, a segurança de dados é um método de avaliar e reduzir o risco que resulta do armazenamento de qualquer tipo de dados.

O que é segurança de dados e, porque aplicá-la?

Se o processo de segurança de dados é apenas uma das muitas maneiras diferentes de estruturar os sistemas de segurança das informações da organização, o que a torna melhor do que os métodos concorrentes?

De modo geral, a maioria dos outros processos de segurança são centrados no usuário. Eles se concentram em questões como:

  • Este usuário tem permissão para acessar esses dados?
  • Esta pessoa está autorizada a estar nesta rede?
  • Esta pessoa está abusando de recursos do sistema?

Esse tipo de segurança é necessário, pois, lida com muitos problemas reais, de grandes organizações, que possuem:

  • Centenas ou milhares de servidores com permissões aplicadas ao acaso
  • Grupos de usuários diferentes
  • Lacunas em saber quem está acessando o quê.

Um modelo de segurança centrado em dados é uma maneira prática de abordar esses pontos de uma direção diferente.

Segurança de dados versus modelos de segurança do usuário

Imagine um cenário em que um usuário da sua equipe de atendimento coloque uma planilha contendo informações pessoais identificáveis ​​do cliente, como números do CPF ou outros registros confidenciais, em uma pasta compartilhada, que pode ser acessada por centenas de outros usuários da rede.

No modelo de segurança centralizado no usuário: isso não é um problema, todos têm autorização para acessar esse arquivo.

Modelo de segurança de dados: esse é um problema enorme, pois, agora há informações confidenciais disponíveis para todos os funcionários internos com acesso à rede.

Esse cenário torna claro o que é segurança de dados e a grande importância de sua aplicação em uma empresa.

Técnicas de segurança de dados

Entendeu o que é segurança de dados? A seguir estão as técnicas usadas este campo de proteção.

1. Pare de coletar dados desnecessários

A última década do gerenciamento de TI, viu uma mudança na forma como os dados são considerados. Anteriormente, ter mais dados era uma vantagem.

Hoje, os dados são uma responsabilidade. A ameaça de uma quebra de segurança de dados pode destruir uma reputação e resultar na perda de milhões de reais ou em multas regulatórias rígidas.

Esses aspectos reforçam a ideia de que coletar qualquer informação, além da quantidade mínima de dados confidenciais necessários, é extremamente perigoso.

Para reduzir seus riscos, analise todos os procedimentos de coleta de dados. Documente porque cada ponto de dados é necessário do ponto de vista comercial.

2. Limpe dados antigos

Os dados que não estão na sua rede são dados que não podem ser comprometidos, correto? Então, reduza sua chance de problemas colocando em funcionamento, sistemas que rastreiam o acesso às informações, para que arquivem automaticamente as que não são acessadas ​​há anos.

Com o volume de aquisições de dados da atualidade é bem provável que redes de qualquer tamanho significativo, tenham vários servidores esquecidos, que são mantidos por motivos que ninguém tem certeza.

3. Arquivos confidenciais de quarentena

Anteriormente, descrevemos um cenário comum, em que um arquivo contendo dados confidenciais de um cliente era colocado em um compartilhamento aberto para toda a empresa, se lembra?

Os sistemas que continuamente classificam os dados e tomam medidas preventivas para mover esses arquivos para um local seguro, valem o investimento solicitado, pois, diminuem drasticamente o tempo que os dados não estão sob o controle adequado.

4. Rastreie o comportamento do usuário em relação a grupos de dados

O termo geral que aflige o gerenciamento de direitos dentro de uma organização é “supernotificação”. Esses projetos temporários ou concessões de direitos na rede rapidamente se tornam uma rede de interdependências complicadas, que fazem com que os usuários tenham coletivamente acesso a muito mais dados na rede do que precisam.

Os sistemas que definem o perfil do comportamento do usuário e estabelecem automaticamente permissões para corresponder a esse comportamento, limitam o dano potencial que qualquer usuário (ou invasor mal-intencionado que comprometa sua conta) pode fazer.

5. Respeite a privacidade de dados

A privacidade de dados é um aspecto distinto da segurança cibernética que lida com os direitos dos indivíduos e o manuseio adequado dos dados sob seu controle.

Caso você realmente tenha interesse em saber mais sobre esse tema,sugerimos que aprofunde seu conhecimento, com o artigo, “O que é segurança da informação? Saiba como garantir a sua”.

Essas são apenas algumas dicas sobre o que é segurança de dados e como ela pode ser seguida dentro de uma organização. É claro que são necessários uma série de aparatos tecnológicos para possibilitar um real acompanhamento e garantia deste controle de informações.

Precisando de uma mão para ajudar a segurança de dados de sua empresa? Conheça nossos Nerds e conte com eles para treinar sua equipe.

Fale com um Expert — https://encontreumnerd.com.br/nerdapp

A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas. Nossa metodologia já atende mais de 3.000 empresas em todo o Brasil. Entre em contato e fique tranquilo!

O que é segurança de dados: definição, aplicação e técnicas