Certificações para profissionais de TI para se destacar no mercado

Conheça opções de certificações para profissionais de TI para dar um upgrade na carreira e conseguir oportunidades de trabalhos maiores.

As certificações para profissionais de TI são uma maneira infalível de avançar na sua carreira no setor de tecnologia da informação. Se você trabalha para uma grande empresa, uma pequena empresa, o governo, é autônomo ou qualquer outro local que emprega profissionais de TI, sua melhor aposta para o avanço da carreira é validar suas habilidades e conhecimentos por meio de uma combinação cuidadosamente escolhida de certificações.

Muitos no setor de TI dirão que as certificações são vitais para avançar, mas o que exatamente as certificações para profissionais de TI podem fazer por você?

A CompTIA, uma grande empresa de tecnologia que oferece sua própria lista de certificações, destaca como os gerentes de contratação usam as certificações:

  • Avaliar as habilidades e conhecimentos de um candidato;
  • Economizar tempo e recursos para avaliar candidatos;
  • Confirmar ganhos de conhecimento;
  • Apoiar o desenvolvimento profissional;
  • Atender à necessidade de treinamento profissional.

Mas as certificações para profissionais de TI nem sempre são baratas. Se você considera as certificações como um investimento em sua carreira e seu futuro, não gostaria de trabalhar para fazer as que mais vão te trazer benefícios?

Confira algumas certificações para profissionais de TI que você pode investir.

5 certificações para profissionais de TI

1. Arquiteto de soluções AWS

As certificações para profissionais de TI para arquiteto de soluções da AWS demonstram a experiência de um indivíduo em projetar e implantar sistemas escaláveis ​​na AWS.

Não é de surpreender que essa certificação seja uma das principais, devido à necessidade no mercado de arquitetos de soluções qualificados e certificados da AWS. Esta certificação se torna mais relevante a cada ano, devido ao crescimento na nuvem.

Para obter a certificação, você precisa ter experiência prática com a AWS (eles sugerem seis meses ou mais).

O exame de certificação AWS Certified Solutions Architect - Associate aborda uma variedade de tópicos, incluindo:

  • o design na AWS;
  • a seleção dos serviços apropriados da AWS para uma determinada situação;
  • a entrada e saída de dados de e para o ambiente da AWS;
  • a estimativa de custos da AWS;
  • a identificação medidas de controle de custos.

2. Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP®)

O PMP foi criado e é administrado pelo Project Management Institute (PMI®) e é a mais importante certificação reconhecida pelo setor para gerentes de projeto.

Ela fornece aos profissionais de TI um nível de capacitação com a experiência e o conhecimento para definir, planejar e entregar efetivamente novos projetos. A credencial do PMP geralmente é o principal diferencial nas decisões sobre quem contratar ou confiar importantes iniciativas de projetos organizacionais.

As certificações para profissionais de TI em PMP dependem de dois fatores: experiência em gerenciamento de projetos e sucesso no exame.

Para se tornar certificado, os profissionais devem ter 35 horas de treinamento relacionado ao PMP. Além disso, aqueles que têm menos de um diploma de bacharel devem ter 7.500 horas de experiência em gerenciamento de projetos, enquanto aqueles que têm um diploma de bacharel ou superior precisam de 4.500 horas.

Para se tornar certificado, você precisa se inscrever no site do PMI e, depois que sua inscrição for aprovada, você poderá se inscrever no exame real via Prometric.

Para manter a certificação PMP, são necessárias 60 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs, semelhantes aos CPEs em outras certificações) a cada três anos.

3. Arquiteto em nuvem (certificado pelo Google)

Essa certificação permite que profissionais de TI se capacitem como arquiteto de nuvem na plataforma do Google Cloud Platform (GCP). Ele aprimora a capacidade de projetar, desenvolver e gerenciar uma arquitetura em nuvem segura, escalável e confiável usando as tecnologias GCP.

As habilidades em nuvem são críticas para quase todas as organizações. Por isso é uma das certificações para profissionais de TI bastante útil no mercado atual.

4. Scrum Master®

A obtenção de um certificado Scrum Master valida que você entende a metodologia Agile Scrum e está capacitado para colocar o scrum em prática.

Um profissional certificado em Scrum Master lidera uma equipe e ajuda os membros a trabalharem juntos para aprender a estrutura do Scrum e trabalhar no seu nível mais alto.

O Scrum Master também remove distrações internas e externas que podem dificultar o cumprimento das metas. A obtenção desta certificação oferece aos profissionais uma associação de dois anos à Scrum Alliance.

As certificações para profissionais de TI Scrum Master são criadas e gerenciadas pela Scrum Alliance e exige que o aluno participe do curso de dois dias do Certified Scrum Master® Workshop.

Depois de concluir com êxito este curso, você precisa ser aprovado no exame. A certificação é válida por dois anos a partir da data de certificação original.

Para renovar sua certificação, você precisará obter 40 Scrum Education Units (SEUs) dentro de cada período de dois anos.

5. Especialista em soluções - Certificações Microsoft

No final de 2018, a Microsoft iniciou uma mudança, passando de certificações centradas em tecnologia para certificações baseadas em funções.

Como resultado, a certificação ‘MCSE: Plataforma e infraestrutura em nuvem’ foi desativada e dividida em quatro certificações para profissionais de TI diferentes.

Três delas se concentram nas funções de Administrador do Azure, Desenvolvedor e Arquiteto de Soluções e o MSCE: Core Infrastructure, que está mais alinhado ao foco do antigo MSCE: Server Infrastructure.

A Microsoft entrou no jogo de certificação em nuvem com os dois pés. O aumento exponencial da demanda por especialistas qualificados em nuvem, juntamente com uma estratégia multi nuvem empregada pela maioria das empresas, ajudou as novas certificações baseadas em funções do Azure a chegar ao mercado com uma demanda excepcionalmente alta.

Embora agora haja mais opções para aqueles que antes cobiçavam o ‘MCSE: Server Infrastructure’, essas opções agora estão mais claramente definidas.

A estratégia de gerenciamento de carga de trabalho da sua empresa - e, no caso de uma estratégia centrada na nuvem, sua função - determinará qual das novas certificações para profissionais de TI dessa área é vantajoso buscar.

Mais vantagens das certificações para profissionais de TI

Além de posicioná-lo melhor no mercado de trabalho e ajudá-lo a crescer dentro do seu trabalho atual, as certificações para profissionais de TI o valorizam como profissional freelancer.

Afinal, empresas que possuem demandas pontuais querem contratações seguras de profissionais aptos e muito bem capacitados em suas funções.

Para ter acesso às melhores oportunidades do mercado, torne-se um Nerd da equipe do Encontre um Nerd.

Ao se cadastrar na nossa plataforma você tem acesso a oportunidade de trabalhos dentro de empresas ou de trabalhos remotos, realizados a distância para negócios de todo o país.

Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2.000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.

Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: