Quando uma empresa quer concentrar seus recursos em competências essenciais, ela procura terceirizar alguns de seus serviços. A terceirização de serviços tem vantagens e desvantagens e veremos cada lado em detalhes a seguir.

Por exemplo, um fabricante de raquetes de tênis pode terceirizar suas funções de suporte de TI, folha de pagamento e atendimento ao cliente para que possa se concentrar em fabricar as melhores raquetes de tênis possíveis.

Os benefícios da terceirização podem ser substanciais — desde economia de custos e ganhos de eficiência até maior vantagem competitiva.

Por outro lado, a perda de controle sobre a função terceirizada costuma ser um risco comercial em potencial.

Você deve considerar cuidadosamente as vantagens e desvantagens da terceirização antes de decidir terceirizar quaisquer atividades ou operações comerciais.

Terceirização: comparando vantagens e desvantagens

A terceirização tem vantagens e desvantagens para todo negócio. Na maioria das vezes, as vantagens da terceirização ofuscam as desvantagens que existem.

Vantagens da terceirização

Há muitas razões pelas quais uma empresa pode optar por terceirizar uma determinada tarefa, um trabalho ou um processo. Por exemplo, alguns dos benefícios reconhecidos da terceirização incluem:

Foco aprimorado nas principais atividades empresariais

A terceirização pode liberar sua empresa para se concentrar em seus pontos fortes, permitindo que sua equipe se concentre em suas principais tarefas e na futura estratégia.

Maior eficiência

Escolher uma empresa de terceirização especializada no processo ou serviço que você deseja que eles realizem pode ajudá-lo a ter um serviço mais produtivo e eficiente, geralmente de maior qualidade.

Custos controlados

A redução de custos obtida pela terceirização pode ajudar você a liberar capital para investimentos em outras áreas de sua empresa.

Maior alcance

A terceirização pode dar à empresa acesso a recursos e instalações que, de outra forma, não seriam acessíveis..

Maior vantagem competitiva

A terceirização pode ajudá-lo a alavancar conhecimentos e habilidades em toda a sua cadeia de suprimentos.

Upgrades

Quando você terceiriza seus serviços, as atualizações necessárias para fornecer suporte interno de qualidade não são de sua responsabilidade.

Por exemplo, se um novo sistema de folha de pagamento for lançado, o que torna as funções de pagamento mais eficientes, o subcontratado da folha de pagamento deve atualizar seus sistemas para o novo software para fornecer um serviço de qualidade.

Como comprador de serviços, você sempre tem a opção de levar sua empresa a um provedor que fará o upgrade para oferecer a tecnologia mais atualizada à sua empresa.

Certificações

Os profissionais de suporte de TI geralmente exigem certificação para se manterem atualizados sobre as alterações no software de sistema operacional ou de rede usado pela sua empresa.

Quando você terceiriza, o subcontratado é o responsável por manter as certificações atualizadas em todos os técnicos.

Você não precisa assumir a responsabilidade de pagar por cursos de certificação ou assumir os custos administrativos de rastrear o treinamento da equipe e os prazos de certificação.

A terceirização também pode ajudar a tornar seu negócio mais flexível e ágil, capaz de se adaptar às mudanças nas condições e desafios do mercado, ao mesmo tempo em que proporciona redução de custos e melhorias no nível de serviço.

Desvantagens da terceirização

Terceirização envolve a entrega de controle direto sobre uma função ou processo de negócios para terceiros. Como tal, vem com certos riscos. Por exemplo, ao terceirizar, você pode ter problemas com:

Prestação de serviços

Caso você não escolha um parceiro certo para a terceirização, algumas das áreas problemáticas comuns incluem prazos estendidos de entrega, resultados de qualidade abaixo do padrão e categorização inadequada de responsabilidades.

Às vezes é mais fácil regular esses fatores dentro de uma organização do que com um parceiro terceirizado.

Segurança da empresa

Às vezes, as empresas de terceirização precisam estar a par de informações confidenciais da empresa, como folha de pagamento, informações pessoais de funcionários e processos de negócios.

Quando você terceiriza serviços internos, está expondo as informações confidenciais de sua empresa a elementos externos.

Um acordo de confidencialidade deve estar em vigor com todos os subcontratados, mas quando você está permitindo acesso a dados críticos, é difícil manter a segurança completa.

Falta de flexibilidade

Contrato pode ser muito rígido para acomodar mudanças.

Dificuldades de gestão

Mudanças na empresa de terceirização podem levar ao atrito.

Instabilidade

A empresa de terceirização pode sair do negócio.

Falta de foco no cliente

Um fornecedor terceirizado pode atender às necessidades de especialistas de várias organizações ao mesmo tempo. Em tais situações, os fornecedores podem não ter foco total nas tarefas da sua organização.

Controle de Qualidade

Os padrões da sua empresa para gestão da qualidade e processos podem diferir do seu subcontratado terceirizado.

Enquanto você está tentando manter um alto nível de desempenho para permanecer competitivo no mercado, você pode achar as variações no controle de qualidade problemáticas.

Por exemplo, se você terceirizar sua função de atendimento ao cliente, estará expondo seus clientes a terceiros que podem não aderir aos padrões rígidos de interação com o cliente que sua empresa usa.

A terceirização, embora potencialmente mais econômica, pode apresentar desafios adicionais como custos ocultos de seleção de prestador, indenizações e custos relacionados a demissões de funcionários locais que não serão realocados, etc.

Empresas que oferecem terceirização

Mesmo diante de tantos desafios sobre a terceirização e suas vantagens e desvantagens, encontrar serviços terceirizados hoje se tornou uma tarefa mais fácil graças à internet.

Quando uma empresa escolhe contratar um serviço externo com um terceiro busca, primeiro, conhecer as referências daqueles profissionais.

Sites como o OHub construíram uma base de contato sólida e por meio do site, de acordo com a necessidade do cliente, direciona orçamentos de várias empresas em uma única proposta. É possível encontrar referências no site para quase todas as áreas.

Na Encontre um Nerd, o público-alvo são empresas que necessitam de suporte especializado em TI. Por ter um nicho estabelecido, se tornar referência na área também é um fator de credibilidade para gerar confiança na contratação.

Outros sites como o Freelancer.com, 99 freelas, GetNinjas, dentre outros também reúnem indicações de profissionais terceirizados para prestação de serviços. Nesses sites é possível ver as avaliações de contratantes anteriores, por exemplo, que dá mais confiança para a contratação.

Você deve examinar cuidadosamente a terceirização com todos os prós e contras para se certificar de que os benefícios superam os riscos. Antes de decidir sobre sua estratégia, pode valer a pena considerar todos esses fatores.

Está pensando em contratar uma empresa para fazer a terceirização de serviços? Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido.

Terceirização de serviços: vantagens e desvantagens