7 dicas de gestão de pequenas empresas

Motivar, treinar, valorizar a comunicação e mais dicas de gestão de pequenas empresas para colocar em prática no seu negócio.

A gestão de pequenas empresas é um desafio para todo empreendedor. É uma grande responsabilidade administrar um negócio e a quantidade de tempo e esforço envolvidos também.

A maneira como uma empresa é gerenciada pode significar o sucesso ou o fracasso. Quer as habilidades de gerenciamento sejam algo inato ou você esteja tentando entender o básico, sempre há espaço para melhorias.

Reunimos neste post sete dicas de gestão de pequenas empresas para transformar seu negócio em sucesso, liderando o caminho e gerenciando da melhor maneira possível.

Dicas de gestão de pequenas empresas

1. Valorize a comunicação com a equipe

A comunicação é essencial na gestão de pequenas empresas. E há muitas vantagens e facilidades em trabalhar com um time menor nesse ponto.

Sua equipe entende o trabalho que precisa ser feito e isso é comunicado claramente? Talvez seja preciso implementar uma reunião semanal no início da semana para recapitular o que precisa ser feito e depois uma no final para garantir que todos estejam no caminho certo.

Dependendo do trabalho e dos funcionários, talvez seja necessário fazer isso diariamente ou conforme a situação melhorar, mensalmente.

Você não quer que seus funcionários se sintam microgerenciados, mas eles precisam saber o que fazer para que isso aconteça.

2. Organize as finanças da empresa

Se você é proprietário de uma nova empresa, gerenciar as finanças do negócio e enviar faturas é parte do trabalho de gestão de pequenas empresas.

É muito importante ficar por dentro das finanças da sua empresa sempre. Se você não tem recursos para contratar contadores, ou talvez tenha um contador e deseja liberar parte do tempo para tarefas mais importantes, considere adquirir um sistema de contabilidade como o Quickbooks, por exemplo, ou outros. O programa oferece um teste gratuito de 30 dias.

Com um sistema contábil, você pode analisar relatórios e fazer previsões para a futura situação financeira de seus negócios.

3. Delegue funções sem hesitar

Nada está sendo feito e sua equipe está pedindo ajuda, mas você está ocupado demais sendo multitarefa para responder? Se essa situação lhe soa familiar, você provavelmente está sofrendo de um problema de delegação de funções.

Fazer uma boa gestão de pequenas empresas envolve dominar a arte da delegar.

Tente olhar para sua equipe e descobrir seus pontos fortes e fracos. Você pode simplesmente perguntar o que eles mais gostam de fazer, se não conhecer as habilidades de cada membro tão bem.

Jogue o "Eu posso fazer melhor" pela janela e aprenda a delegar tarefas em sua equipe.

4. Motive sua equipe

A motivação faz a empresa girar. Funcionários motivados não apenas conseguirão trabalhar melhor, mas também vão desejar trabalhar mais.

Uma pesquisa da Korn Ferry revelou que de 5.000 profissionais, 33% estavam "entediados e precisavam de um novo desafio", que é o que leva muitos a procurar outro emprego.

A solução é "se dedicar ao trabalho que importa". Afinal, passamos pelo menos um terço de nossas vidas no trabalho e ele precisa significar algo mais.

As pessoas querem sentir que seu trabalho é importante, que faz diferença para a empresa e é reconhecido. Então como incorporar a motivação nas tarefas de gestão de pequenas empresas?

  • Reconheça a importância da equipe: parece algo muito pequeno, mas verbalizar como todo membro é uma peça crucial do quebra-cabeça da empresa é bastante motivante.
  • Recompense o trabalho: crie um quadro de "funcionários do mês", por exemplo. Recompense os funcionários que estão se saindo bem e mencione as tarefas que você notou que foram bem feitas para mostrar que reconhece a dedicação e esforço.

Essas medidas farão com que seus funcionários se sintam especiais e reconhecidos, incentivando-os a continuar e melhorar ainda mais.

Você também pode criar recompensas em dinheiro ou promoções como uma maneira de aumentar a motivação no trabalho.

5. Treine sua equipe

Às vezes, vale a pena contratar pessoas sem todas as habilidades necessárias, mas que se destacam por sua motivação e determinação com o trabalho.

Mas isso não será efetivo se a sua equipe não estiver equipada com as ferramentas certas e o treinamento adequado para orientar o novo membro.

O treinamento dependerá de vários fatores, incluindo o seu objetivo de negócio e a quantidade de experiência que os membros em geral já possuem.

Como uma tarefa de gestão de pequenas empresas, você vai precisar decidir qual é o melhor tipo de treinamento para seus funcionários:

  • Treinamento on the go - é um tipo de treinamento que ocorre quando um funcionário aprende executando as tarefas. Por exemplo, um membro da equipe de vendas aprendendo sobre persuasão, só seria capaz de aprender essa habilidade fazendo isso de verdade.
  • Manual de treinamento - para um novo funcionário que talvez está assumindo uma posição antiga, um manual de treinamento pode ser útil. Isso vai garantir que o trabalho seja feito da maneira correta e funcionará como uma diretriz que o novo funcionário pode verificar sempre.
  • Treinamento em grupo - começou a usar um novo software ou programa em sua empresa, o treinamento em grupo é útil para treinar e alinhar o uso por todos ao mesmo tempo. Você pode fazer demonstrações, power points e completar com um e-mail com instruções repassadas.

7. Aprimore suas habilidades gerenciais

Sente que sua capacidade de gestão de pequenas empresas precisa melhorar? A revista Forbes aponta cinco habilidades principais que um bom gerente de deve ter:

  1. Paciência;
  2. Coragem;
  3. Consideração;
  4. Equidade;
  5. Execução.

Como você pode aprimorar essas habilidades e incluí-las em sua vida diária? Treinamentos e cursos também podem ser úteis e motivá-lo ainda mais com seu negócio.

Otimize a gestão de pequenas empresas com a tecnologia

A gestão de pequenas empresas envolve desempenhar muitos papéis e manter o foco em muitas tarefas diferentes.

Essas dicas de gerenciamento podem ajudá-lo a manter o foco nos aspectos mais importantes do seu negócio e guiá-lo no caminho para o sucesso.

E para tornar esse processo mais dinâmico, automatizar algumas funções essenciais pode ser um excelente investimento.

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