O que é segurança da informação? Saiba como garantir a sua.

Por toda sua importância e desde o início dos tempos, as informações sempre foram tratadas com muito cuidado e dedicação a sua segurança.

Scientia potentia est” ou “conhecimento é poder”. Esta expressão em latim atribuída ao filósofo Francis Bacon, que também é vista em antigos provérbios bíblicos, nunca esteve tão correta. Nunca, em nenhum outro momento da história se produziu tanta informação quanto nos dias atuais. Por isso, a importância em entender o que é segurança da informação.

Desde que os primórdios da raça humana o homem vem acumulando informação. Todo este conhecimento vem sendo passado de geração em geração. Seja por meio da fala ou por anotações físicas, as informações têm um grande valor para a evolução e o crescimento individual e coletivo.

Por toda sua importância e desde o início dos tempos, as informações sempre foram tratadas com muito cuidado e dedicação a sua segurança.

Neste artigo veremos o que é segurança da informação nos dias atuais com a utilização das tecnologias digitais e os cuidados que você deve ter para que não tenha seu conteúdo violado.

O que é segurança da informação

O que é segurança da informação, então? Segurança da Informação é um conjunto de processos e metodologias que são concebidos e implementados para proteger suas informações e as informações de sua empresa.

Essas informações podem ser impressas, eletrônicas ou estarem em qualquer outro formato. De maneira geral a segurança da informação protege e analisa o:

  • Uso
  • Acesso não autorizado
  • Uso indevido
  • Divulgação
  • Modificação
  • Gravação
  • Destruição
  • Interrupção de informações.

Os 3 pilares da segurança da informação

O principal foco da segurança da informação é a proteção equilibrada de 3 pilares conhecidos como CIA: Confidentiality, Integrity and Availability.

Confidencialidade (Confidentiality)

Na segurança da informação, confidencialidade tem o objetivo de garantir que determinada informação não seja disponibilizada ou divulgada a pessoas, entidades ou processos não autorizados. Por exemplo seus dados eletrônicos como senhas ou números de cartões de crédito.

Integridade (Integrity)

A integridade dos dados significa manter e assegurar a precisão da informação durante todo o seu ciclo de vida. Isso significa que os dados não podem ser modificados de maneira não autorizada ou não detectada.

Os sistemas de segurança da informação mais atuais, geralmente fornecem integridade de mensagens, além da confidencialidade dos dados.

Disponibilidade (Availability)

Para que quaisquer informações atendam ao seu propósito, elas devem estar disponíveis quando necessário.

Isso significa que os sistemas usados para armazenar e processar as informações, os controles de segurança usados para protegê-los e os canais de comunicação usados para acessá-los devem estar funcionando corretamente.

Os sistemas de alta disponibilidade visam deixar os arquivos sempre disponíveis, evitando interrupções no serviço pelos mais variados motivos, tais como, quedas de energia, falhas de hardware e atualizações do sistema.

A garantia de disponibilidade também envolve a prevenção de ataquesque podem derrubar algum serviço essencial o acesso à informação.

Os três tipos de controles são a base de uma estratégia de defesa, dentro do conceito sobre o que é segurança da informação. A partir deles você criará os processos necessários para colocar em prática os mecanismos de segurança que serão usados em sua empresa.

Controles de segurança

Agora que você aprendeu o que é segurança da informação, veremos quais são os controles de segurança que você pode utilizar.

Selecionar e implementar controles de segurança adequados ajudará sua organização a reduzir os riscos a níveis aceitáveis.

São 2 os controles de segurança principais: controles lógicos e controles físicos.

Leia também o ebook exclusivo da Encontre um Nerd, com 5 passos para ser hackeado

Controles lógicos

Também chamados de controles digitais, os controles lógicos usamsoftware e dados para monitorar e controlar o acesso a informações e sistemas de computação.

São vários exemplos e muitos já devem ser comuns no seu dia a dia, entre eles:

  • Controle de acesso: Senhas, cartões de acesso, biometria
  • Criptografia: Mecanismo para tornar alguma informação ilegível a outra pessoa ou outro sistema
  • Assinatura digital: Mecanismo para gerar e validar dados digitais
  • Hashing: Uma forma de checagem de arquivos para garantir sua integridade
  • Certificação: Atestar validade de um documento

Um bom conjunto de controles lógicos são a chave para uma boa segurança.

Atente-se a não cometer erros bobos como usar uma senha fácil demais. Senhas seguras precisam ser grandes e contar com caracteres entre números e letras.

Controles físicos

Para que uma boa segurança esteja completa não bastam controles lógicos. Os controles físicos monitoram e controlam o ambiente do local de trabalho e das instalações de computação. Alguns exemplos de controles físicos são:

  • Câmeras de segurança
  • Portas
  • Fechaduras
  • Muros
  • Alarmes de fumaça e incêndio
  • Guardas de segurança

Uma forma muito eficiente que mistura controle lógico com físico são os backups periódicos. Programe-se para fazer backups periódicos de seus principais arquivos em algum dispositivo offline e guarde-o com segurança.

Você também pode utilizar a tecnologia de armazenamento em nuvem para sua empresa, para isso sugerimos que leia o artigo, “Armazenamento na Nuvem: veja como essa solução pode ajudar você a se livrar dos arquivos com centenas de versões”.

Esteja preparado

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o que é segurança da informação, mantenha o foco na implementação de políticas eficientes, como a contratação de uma empresa terceirizada de TI que irá prestar uma consultoria sobre o atual cenário da segurança da sua empresa, além de aplicar novas políticas de segurança.

Contar com uma empresa terceirizada de TI também é fundamental para casos emergenciais relacionadas à segurança da informação e tantos outros.

Entre os benefícios da terceirização de TI está a possibilidade de contar com técnicos especializados em segurança que irão garantir a manutenção da produtividade de sua organização.

Sua equipe fará um gerenciamento de riscos em várias etapas a fim de identificar as vulnerabilidades, ameaças, possíveis impactos e quais serão os controles e sua eficácia dentro do seu plano.

Suporte e gestão de TI para empresas | Encontre um Nerd

Tenha a TI de sua empresa atualizada com suporte de Nerds especialistas do mercado de TI e atendimento rápido, seja ele…

encontreumnerd.com.br

Gostou do artigo? Precisando de uma mão para ajudar a segurança da informação de sua empresa? Conheça nossos Nerds e conte com eles para treinar sua equipe.

A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas. Nossa metodologia já atende mais de 3.000 empresas em todo o Brasil. Entre em contato e fique tranquilo!

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: