Nós, seres humanos estamos sempre em busca de formas de facilitar a vida, agilizar processos e diminuir custos. Recentemente, novas ferramentas projetadas para simplificar a interação entre humanos e computadores chegaram ao mercado: são os chamados chatbots ou virtual assistants (assistentes virtuais).

O que é chatbot?

Um chatbot é um software que pode funcionar de duas maneiras: baseado em regras ou usando inteligência artificial (IA).

O chatbot simula uma conversa (ou um bate-papo) com um usuário em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, como os chatbots para WhatsApp Business, sites, aplicativos móveis ou por sms.

Por que os chatbots são importantes?

Um chatbot é frequentemente descrito como uma das expressões mais avançadas e promissoras de interação entre humanos e máquinas.

No entanto, do ponto de vista tecnológico, um chatbot representa apenas a evolução natural de um sistema de resposta a perguntas que utiliza Processamento de Linguagem Natural (PNL).

A formulação de respostas a perguntas em linguagem natural é um dos exemplos mais típicos do Processamento de Linguagem Natural aplicado em aplicativos de uso final de várias empresas.

Chatbot serve para quê?

Os chatbots agilizam as interações entre pessoas e serviços, aprimorando a experiência do cliente. Ao mesmo tempo, oferecem às empresas novas oportunidades para melhorar o processo de engajamento dos clientes e a eficiência operacional, reduzindo o custo típico do atendimento ao cliente.

Veja mais sobre as diversas funcionalidades do chatbot.

Como funciona um chatbot?

Como você pode ver na imagem acima, um chatbot retorna uma resposta com base na entrada de um usuário. Esse processo pode parecer simples — no entanto, na prática, as coisas são bastante complexas.

Análise de solicitação de usuário: esta é a primeira tarefa que um chatbot realiza. Analisa o pedido para identificar a intenção do usuário e extrair entidades relevantes.

Fonte: Site Expert System

A capacidade de identificar a intenção do usuário e extrair dados e entidades relevantes contidas na solicitação do usuário é a primeira condição e a etapa mais relevante no núcleo de um chatbot.

Se ele não conseguir entender corretamente a solicitação do usuário, não será ser capaz de fornecer a resposta correta.

Retornando a resposta: assim que a intenção do usuário for identificada, o chatbot deve fornecer a resposta mais adequada para a solicitação do usuário. A resposta pode ser:

  • um texto genérico e predefinido;
  • um texto recuperado de uma base de conhecimento que contém respostas diferentes;
  • uma informação contextualizada baseada nos dados que o usuário forneceu;
  • dados armazenados em sistemas corporativos;
  • o resultado de uma ação executada pelo chatbot interagindo com um ou mais aplicativos de back-end;
  • uma pergunta não ambígua que ajuda o chatbot a entender corretamente a solicitação do usuário.

6 vantagens de usar chatbot no seu negócio

Administrar um negócio exige que você seja o mais produtivo possível, de modo que a sobrecarga seja menor e os lucros maiores. Este é um fato óbvio e básico de fazer negócios.

No entanto, nem todos os empresários utilizam as ferramentas que poderiam para que isso aconteça.

Uma ferramenta relativamente nova que está ganhando popularidade, mas ainda não é usada por todas as empresas, é o chatbot.

Veja alguns dos benefícios de usar um chatbot no seu negócio:

1. Economize tempo

Um dos grandes benefícios do uso de chatbots na sua empresa é que eles economizam tempo.

Por exemplo, quando usados ​​em seu site, eles podem fornecer respostas rápidas e automatizadas para a maioria das perguntas. Seu uso impede que os clientes esperem um dia ou mais para receber as respostas como acontece na maioria das empresas.

Isso permite que sua empresa atenda a um maior número de pessoas, aumentando a produtividade e diminuindo os custos.

2. Economize dinheiro

O uso do chatbot pode ser mais barato do que contratar mais trabalhadores. Você terá um custo relevante na implantação do chatbot, mas conseguirá economizar no longo prazo, além de aumentar as vendas e diminuir o tempo do atendimento.

3. Proporcione maior satisfação ao cliente

Outro benefício do uso de chatbots em seu negócio é que eles oferecem maior satisfação ao cliente.

Os chatbots estão sempre disponíveis, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os clientes que acessam seu website à noite podem fazer perguntas e obter respostas imediatamente.

Se tiverem perguntas sobre produtos, podem obter as respostas de que precisam para concluir as vendas. Isso pode aumentar ainda mais seus lucros comerciais.

Clientes frustrados que não obtêm respostas rápidas, por outro lado, podem sair do seu site e nunca mais voltar. Os chatbots podem eliminar esse cenário e te ajudar a manter seus clientes.

4. Aumente a base de clientes

Há outro benefício de usar os chatbots em sua empresa: eles podem ajudar você a alcançar mais pessoas, o que pode aumentar sua base de clientes.

Como os chatbots podem ser usados ​​em muitos aplicativos, você pode aproveitar isso para ajudar sua empresa a crescer. Chatbots podem responder várias perguntas ao mesmo tempo também.

5. Reduza erros

Infelizmente, os humanos que lidam com questões de atendimento ao cliente e outros problemas podem cometer erros. Eles podem esquecer coisas, transpor números e cometer outros tipos de erros.

Não é assim com chatbots. Com base nas perguntas feitas, eles sempre darão as respostas certas.

6. Adicione bom humor

Um benefício adicional de usar chatbots em seu negócio é que eles adicionam bom humor. Você nunca precisa se preocupar com um chatbot estar de mau humor. Eles nunca recusarão os clientes com uma resposta, atitude ou olhar atravessado.

Eles podem ser programados para ter um pouco de humor, o que pode fazê-los parecer mais humanizados. Isso coloca os clientes à vontade e torna a experiência deles com o seu negócio mais satisfatória.

Ficou curioso para saber mais? Aproveite e veja alguns cases de chatbots de sucesso desenvolvidos pela Take.

Este post foi escrito pela Take, uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.

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