Suposições de qualquer tipo são sempre prejudiciais se você realmente deseja buscar uma solução para um problema. Muitas vezes, presume-se que um funcionário desmotivado é preguiçoso e rotulado como uma "contratação ruim". Essa suposição nem sempre é verdadeira. Antes de pensar em qualquer outra medida, sugerimos que você busque ampliar seu conhecimento sobre como liderar uma equipe desmotivada.


Mesmo a melhor contratação acaba se tornando desmotivada devido a vários fatores. O fato de não se sentirem 100% motivados nem sempre é resultado de preguiça. Requer que os líderes estejam cientes dos sinais e sintomas e ofereçam apoio, reparo e foco. 


É isso mesmo, estar atento à motivação dos colaboradores não está apenas nas mãos do departamento de Recursos Humanos. Ao contrário, a Gestão de Pessoas nas pequenas empresas é papel de todos, principalmente dos líderes diretos. 


A falha em lidar com isso de forma eficaz pode agravar a situação e levar a um problema mais contagioso, resultando em perda de produtividade e receita em toda a empresa.

A causa da desmotivação

Quando um funcionário se sente desmotivado, geralmente se apresenta com distância e silêncio. Se eles estão cientes de que podem ir até o gerente e conversar, qualquer problema pode ser discutido e resolvido


Se você aprender a tratar seus funcionários com respeito e projetar uma atitude de valorização, há uma grande possibilidade de reduzir a possibilidade de desmotivação. 


Como líder, você deve reservar um tempo para ter discussões individuais sobre o dia a dia na empresa e também conversas em grupo, com toda a sua equipe, para que você esteja ciente do que os motiva ou desmotiva.


Esse canal de comunicação direta é, sem dúvida, um dos primeiros e mais importantes passos de como liderar uma equipe desmotivada e mesmo de evitar que a desmotivação sequer chegue ao ambiente de trabalho, ou mesmo na gestão de equipes externas.


Muitos fatores contribuem para a desmotivação. Alguns deles incluem:


  • uma sensação de aborrecimento;
  • falta de confiança na gestão;
  • falta de oportunidades para progressão na carreira;
  • sensação de desvalorização, mesmo depois de fazer um bom trabalho;
  • sobrecarga de trabalho, levando à perda de equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • sentimento de desconfiança com níveis extremos de microgerenciamento;
  • ambiente de trabalho insalubre e inadequado;
  • falta de transparência e comunicação da administração.

Sinais de desmotivação

Para aprender como liderar uma equipe desmotivada, cada indivíduo com uma posição de liderança deve ter a capacidade de identificar possíveis problemas em sua equipe. 


É muito importante para um líder construir um relacionamento saudável com sua equipe e identificar problemas rapidamente sempre que algo não estiver certo. 


Depois de identificar o problema, você, como líder, precisa lidar com ele de maneira eficaz para melhorar tanto o desenvolvimento e produtividade do funcionário em questão, como de toda a organização.


Como líder, você precisa observar os seguintes sinais indicadores de desmotivação:


  • falta de foco em tarefas relacionadas ao trabalho;
  • aumento do nível de ausência do trabalho;
  • aumento do tempo de descanso, como café e almoço;
  • mudança no comportamento e no humor de um indivíduo em relação aos colegas;
  • comentários impróprios ou comentários sobre outros funcionários;
  • distanciamento dos demais colegas.


Impacto de um funcionário desmotivado

Se um funcionário está desmotivado, além do efeito sobre sua produtividade, é provável que ele transfira o sentimento para outras pessoas que trabalham ao redor, impactando assim a atmosfera geral dentro de uma equipe ou departamento no trabalho.


Um indivíduo desmotivado provavelmente solicitará mais licença ou tirará mais folga durante o horário de trabalho, dando desculpas de consultar um médico, ou a urgência de encontrar alguém, ou de pegar um parente ou filho da escola, etc. Tudo isso custa tempo e dinheiro para sua organização.


Quando um funcionário desmotivado trabalha em contato com clientes, o problema não se limita mais ao ambiente de escritório. Nesse caso, isso pode causar problemas muito mais graves que podem afetar o relacionamento sensível entre os clientes e sua organização. Pode até ir tão longe quanto perder clientes.


Para qualquer empresa, sua imagem e reputação de marca são de suma importância e um fator que contribui para o sucesso financeiro do negócio. Se você não se preparar sobre  como liderar uma equipe desmotivada e abordar essas questões motivacionais, isso pode acabar causando sérios danos e prejudicar a imagem da sua empresa, colocando sua marca em risco.

Como liderar uma equipe desmotivada: 6 dicas para resolver este problema 

1. Crie um relacionamento direto, honesto e próximo

Ao notar que um funcionário está com sinais de desmotivação, chame-o para conversar.

Pergunte ao colaborador, de maneira amistosa, se existe algum problema e se há algo que você possa fazer para ajudar. Este gesto será sempre apreciado e, por vezes, pode ser suficiente para resolver o problema.


Como líder, uma de suas principais responsabilidades é criar um relacionamento forte com sua equipe. Isso irá motivá-los e incentivá-los a se apresentar e ter discussões abertas e honestas com você. Isso pode ajudar a lidar com os problemas assim que eles surgirem.


Se você desenvolver um relacionamento saudável e criar um bom relacionamento com seus funcionários, poderá fazer perguntas diretas sempre que detectar um problema.

2. Mostre um interesse genuíno no bem-estar geral e progressão na carreira de seus colaboradores

Se você fizer isso, sua equipe estará mais confiante em se aproximar de você, sabendo que seus esforços não passarão despercebidos. 


Ajudar sua equipe dentro de sua capacidade incentiva-os a aumentar sua produtividade como um gesto de agradecimento.


Organize reuniões regulares com a sua equipe. Isso garante que ambas as partes estejam cientes dos problemas e pontos de vista de cada um. Também ajuda a fortalecer o vínculo entre um gerente e uma equipe.

3. Defina marcos claros

Se seus funcionários conhecerem e entenderem para o que estão trabalhando, será mais fácil planejar e administrar seus esforços em direção à meta maior. 


Se você não definir metas e marcos claros, isso pode resultar em confusão e falta de orientação. Na verdade, a definição de metas é parte fundamental de como organizar uma pequena empresa, independente do estado atual da sua equipe.


Quando metas inteligentes claras são definidas, seus funcionários podem medir seu sucesso, bem como concluir um marco com antecedência ou ir além das expectativas.

4. Recompense seus funcionários 

Incentivos, recompensas, presentes ou promoções, até mesmo um simples e-mail de agradecimento sempre cria um certo nível de motivação dentro de um indivíduo. Tente definir essa prática de recompensar os funcionários não apenas em um departamento ou equipe, mas também em nível organizacional. Isso sempre melhora a motivação dos funcionários e promove o bem-estar dos funcionários.

5. Promova opções flexíveis de trabalho

Essa é um modo de como liderar uma equipe desmotivada, mais ousado. 


Dê a seus colaboradores algumas vantagens simples como a flexibilidade de trabalhar de casa de vez em quando, por exemplo.


Quando você lhes oferece esses benefícios flexíveis, eles são motivados a serem mais produtivos no trabalho e a levar suas responsabilidades muito mais a sério.

6. As pessoas respeitam os líderes em quem podem confiar

Se você não ganhar a confiança de seus funcionários, terá dificuldades para motivá-los. A confiança não é obtida em um dia. Leva tempo, comunicação consistente e transparência. 


Se você quer mesmo saber como liderar uma equipe desmotivada, saiba que um líder capaz é aquele que está aberto e demonstra respeito e consideração por toda a equipe.


Os funcionários sentem-se mentalmente seguros de que podem confiar em seu gerente e não hesitam em abordá-lo sempre que enfrentarem qualquer problema ou se sentirem desmotivados.

A importância de um verdadeiro líder 

Quando os colaboradores estão desmotivados e desengajados, é fácil culpar ferramentas, processos e até a cultura do local de trabalho como fatores contribuintes. Mas, na maioria das vezes, a desmotivação se resume a uma falta de liderança efetiva.


Os líderes precisam inspirar seus funcionários não apenas para executar bem seus trabalhos, mas também para encontrar um propósito em suas funções


Entretanto, oferecer suporte de soluções de TI para pequenas empresas e ferramentas que diminuem o tempo de execução de uma atividade, bem como aumentam a produtividade da equipe, também interfere em outro fator de desmotivação: a sobrecarga!


Para entender como a tecnologia pode auxiliar o dia a dia do seu negócio, sendo inclusive uma forma de motivar sua equipe, conheça a Encontre um Nerd e, principalmente, acesse o nosso case da Verdus Contabilidade, para entender como a empresa melhorou a satisfação dos funcionários através da Ti. 

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Como liderar uma equipe desmotivada: 6 passos para mudar esse cenário e gerar alta performance