Criar uma empresa pequena não é fácil. Aprender como administrar uma pequena empresa também é desafiador. O sucesso do negócio depende de seus esforços para aumentar os lucros usando vários métodos. Do treinamento de funcionários ao marketing, todos os aspectos do seu negócio merecem atenção, se você deseja aprender como expandir uma pequena empresa.

O crescimento não acontece da noite para o dia, mas há várias etapas que você deve seguir para manter seu negócio em andamento. Leva tempo e esforço. No entanto, quando você começar a colher os benefícios, verá que seu esforço vale a pena. Veja a seguir, algumas dicas de como expandir uma pequena empresa.

Como expandir uma pequena empresa

1. Entenda seus clientes

Você só pode desenvolver produtos e serviços que serão um enorme sucesso se você estiver atento às necessidades de seus clientes e prospects. Uma maneira de entender exatamente o que seus clientes desejam é por meio de pesquisas.

Você deve estar constantemente convidando-os a fornecer um feedback honesto.

Revisões e pesquisas são as melhores maneiras de entrar na mente de seus clientes. Isso facilita o desenvolvimento de produtos e serviços adequados às demandas atuais do mercado. Além disso, ajuda você a entender as áreas em que sua empresa precisa melhorar.

2. Melhore o atendimento ao cliente

Se você não fornecer atendimento ao cliente de qualidade, será difícil satisfazer seus clientes, mesmo que você tenha um produto ou serviço superior. Essa estratégia de como expandir uma pequena empresa é, na verdade, dar o passo extra para que eles se sintam especiais.

Deixe seus clientes saberem que eles são valorizados. Se eles tiverem problemas, certifique-se de abordá-los imediatamente.

Se tiverem dúvidas, reserve um tempo para respondê-las. Eles não devem sentir que as coisas são difíceis.

A mídia social é uma ótima maneira de entender seus clientes ouvindo-os. Se acharem que o atendimento ao cliente é satisfatório, eles podem até recomendar que outros também comprem de sua empresa.

3. Estabelecer lealdade

Leva tempo para incentivar os clientes a comprar o que você tem a oferecer. Mas não é suficiente apenas fazer com que eles comprem. Você precisa incentivar a lealdade.

Considerando que existem outros concorrentes que poderiam oferecê-los algo melhor, você quer que eles permaneçam leais a você. Não se sinta complacente só porque você já tem muitos clientes fiéis. Eles podem ser facilmente atraídos por outras opções e podem deixá-lo.

Forneça recompensas de fidelidade. Se houver descontos e promoções, deixe que esses clientes mais leais sejam os primeiros a saber. Você deve certificar-se de que seus clientes saibam que são apreciados.

4. Defina metas

Não existem fórmulas de como expandir uma pequena empresa que não precise do apoio de objetivos bem estabelecidos. Você precisa ter metas que organize suas ações de expansão.

Sem metas, você não pode saber se sua empresa está melhorando.

Quando você tem objetivos, você tem algo pelo que lutar. Você sabe se você está indo na direção certa ou não.

Quando você for definir objetivos, crie metas SMART. São objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo. Esses padrões garantirão que as metas sejam realistas e possíveis.

5. Diversifique seus produtos ou serviços.

A chave de como expandir uma pequena empresa, deve passar pela diversificação do leque de produtos e serviços, ao mesmo tempo, em que se concentra em atender sua persona.

Você deve se concentrar nas necessidades relacionadas ao seu mercado já estabelecido ou em segmentos de mercado com necessidades e características semelhantes.

6. Maximize a mídia social

Sem dúvida, o marketing digital para pequenas empresas é uma poderosa “arma” para atrair, converter e fidelizar clientes, com um investimento razoável e um bom ROI (retorno sobre investimento).

O marketing de redes sociais é uma ferramenta muito poderosa no processo de como expandir uma pequena empresa, por isso, certifique-se de que sua empresa tenha uma estratégia de mídias sociais bem consolidada. Isso ajuda você a se manter relevante.

Ouvir as pessoas e ler seus comentários lhe dará uma ideia de como fazê-las se sentirem mais satisfeitas.

Você também entenderá o comportamento dos consumidores e encontrará uma maneira de atender suas demandas.

Além disso, por meio das redes sociais você pode:

  • divulgar novidades sobre seu negócio, como novos produtos e serviços;
  • colher opiniões;
  • ampliar o alcance;
  • conseguir engajamento;
  • captar leads;
  • gerar vendas.

Sugerimos o vídeo abaixo para você ter acesso a outras dicas de como usar as plataformas digitais no processo de como expandir uma pequena empresa.

7. Concentre-se no desenvolvimento profissional

O sucesso do seu negócio também depende da qualidade dos funcionários que você contrata e da gestão de pessoas que você é capaz de executar. Construir uma equipe eficaz é a chave de como expandir uma pequena empresa.

Uma das melhores maneiras de motivar funcionários que trabalham duro é dar a eles um senso de propósito. Eles não devem apenas sentir que precisam trabalhar, eles querem pertencer a algo maior que eles mesmos. Eles devem entender os objetivos maiores.

É aí que entra a marca da sua empresa. Muitos acreditam erroneamente que a marca é algo que você faz para atrair clientes. No entanto, uma marca poderosa também ajudará você a atrair talentos para trabalhar em seu negócio.

Seus funcionários também devem sentir que são ouvidos. Há atividades de formação de equipes que podem ajudá-las a ter bom desempenho como funcionários individuais e por meio de tarefas colaborativas. Você também deve enviá-los para sessões de treinamento e seminários para que eles possam melhorar o conhecimento atual que eles já possuem.

8. Passe o tempo fazendo network

Se tiver a chance de participar de eventos, aceite. Esta é a oportunidade de ampliar suas redes de contato. Isso é muito importante para quem deseja aprender como expandir uma pequena empresa, mas é algo que muitos empreendedores negligenciam. Você deve construir relacionamentos com outras pessoas, empresários e fornecedores.

O network é uma ótima maneira de se conectar com pessoas que podem ajudá-lo a construir seu negócio. Você pode encontrar funcionários, mais clientes e até investidores.

9. Planeje-se financeiramente

Se você está começando como um empreendedor, precisa de dinheiro para ajudar a financiá-lo. A mesma coisa é verdade para aqueles que estão por aí há algum tempo e decidiram levar as coisas para outro nível. Se você precisa de pequenos empréstimos para fazer seus planos acontecerem, pegue-os, mas planeja-se para eles não comprometerem suas finanças mensais, seu fluxo de caixa e capital de giro.

Certifique-se de fazer parceria com os bancos certos, pesquisa sobre taxas de juros e o custo efetivo total.

10. Contenha seus custos

Ainda sobre a área financeira da sua empresa, é necessário que você faça um controle diário de gastos e tente cortar o que não colabora para o crescimento do negócio.

Lembre-se de que, quando estamos falando sobre o crescimento de seus negócios, estamos falando sobre o crescimento dos lucros de sua empresa. E a diferença entre dinheiro antes de impostos e depois de impostos pode fazer com que essa seja uma estratégia de crescimento muito eficaz. Existem duas abordagens principais para cortar custos:

  • liquidando seus produtos “perdedores”
  • melhorando o seu volume de estoque.

11. Franquias para tornar sua empresa grande!

Não são poucas as histórias de empreendedores, que transformaram seus pequenos negócios em grandes, quando transformaram as empresas em franquias.

Se você tem um negócio de sucesso e pode desenvolver um sistema que garanta que outras pessoas possam duplicar seu sucesso, o franchising pode ser o caminho mais rápido para o crescimento de seus negócios.

[DICA EXTRA] Hora de crescer - informatize seu negócio

Você imagina como seria seu dia a dia no trabalho se não tivesse acesso à internet? Se usasse máquina de escrever ao invés de computador? Se não pudesse usar a impressora?

Pois, é tudo isso já faz tão parte do nosso dia a dia que não conseguimos mais lembrar ou pensar como seria não ter acesso à essas ferramentas.

Toda essa transformação digital foi fundamental para o desenvolvimento de empresas de variados setores e muito já está aí para tornar o crescimento muito mais rápido e efetivo.

Não é uma opção. Se você deseja aprender como expandir uma pequena empresa, você vai precisar informatizar sua pequena empresa.

Para isso, nós indicamos que você acesse o artigo; Como informatizar uma pequena empresa: primeiros passos” e entenda, mais profundamente o que fazer para alcançar essa meta, sem precisar fazer altos investimentos.

É claro que organizar e gerenciar todas estas novas tecnologias nas empresas do futuro não vai ser tarefa fácil. É por isso que aconselhamos que você conheça a Encontre um Nerd.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Continue lendo sobre o assunto em: 7 dicas de como fazer uma pequena empresa crescer

Como expandir uma pequena empresa: [Guia PRO] 11 estratégias + bônus