Notebook ou desktop para empresas? 5 pontos a observar antes de escolher

Ao escolher entre um notebook ou desktop para empresas, você sabe o que levar em consideração? Conheça os principais pontos desta escolha.

Nossa resposta à pandemia de COVID-19

Empresas que necessitam estruturar operações de Home-office e atendimentos de suporte de informática e infraestrutura de Ti contam com preço de custo durante o período de pandemia. Saiba Mais
X

Escolher entre um notebook ou desktop para empresas é uma questão muito comum e cheia de caminhos que você pode seguir. O que funciona para sua empresa, pode não funcionar para outra.


A questão entre escolher um notebook ou desktop é bem atual graças aos preços dos notebooks que estão cada vez menores. Porém ela deve ser definida de acordo com as necessidades de cada setor dentro da sua organização.


As necessidades de cada setor vão ser atendidas de acordo com a análise das principais diferenças entre notebook e desktop para empresas.


Para que você possa analisar melhor cada uma das diferenças na hora de escolher entre notebook ou desktop para empresas, trouxemos este artigo que vai te ajudar a ponderar cada um destes pontos.

Notebook ou desktop para empresas: qual é ideal para seu negócio?

Para que você possa escolher entre notebook ou desktop para usar em para cada departamento da sua empresa, separamos as principais diferenças entre cada um destes dois dispositivos. As características principais que diferenciam o uso de cada um são:


  1. Custo
  2. Mobilidade
  3. Performance 
  4. Customização
  5. Reparo e Atualização


Portanto vamos falar um pouco mais sobre o primeiro ponto.

1. Custo

O primeiro fator que você precisa considerar na escolha entre um notebook ou desktop para empresas é o custo.


Como já dissemos, com o passar dos anos os notebooks foram ficando cada vez menores, mais leves e mais baratos, porém seus preços nunca foram menores que o de um desktop com a mesma configuração.


É claro que os valores mais altos vão se justificar por algumas das questões que ainda veremos aqui. Mas controlar gastos em pequenas empresas é uma prioridade por isso o fator custo pode ser um dos principais fatores você deverá levar em consideração na sua escolha.

2. Mobilidade

Entre um notebook e um desktop, é inegável que você ganhe em mobilidade com um dispositivo que possa ser facilmente levado de um lado para o outro.


Ao escolher entre um notebook ou desktop para empresas, a mobilidade pode ser levada em consideração de acordo com o setor de trabalho onde seu dispositivo será usado.


Vejamos alguns exemplos:


  • Caixa de sua loja: Se você tem um estabelecimento comercial, o caixa de sua loja normalmente será em um local fixo dentro de seu estabelecimento. E para realizar esta função, você não vai precisar retirá-lo diversas vezes durante o dia.
  • Trabalhos externos: Se dentro da empresa você precisa realizar a gestão de equipe externa pois tem colaboradores que precisam sair de seu escritório para realizar trabalhos externos, você pode disponibilizar notebooks para que eles possam levar consigo e utilizá-los conforme a necessidade fora da empresa.
  • Setores que realizam reuniões constantes: Se você tem um setor que constantemente realiza reuniões, com os mais diversos assuntos, um notebook vai otimizar o tempo de todos. Com cada um de seus colaboradores com seus notebooks de trabalho em mãos, nenhuma informação relevante, naquele momento, será perdida. Ninguém chegará com um pendrive vazio, por ter esquecido de copiar determinado arquivo. Você e todos ganharão tempo.


A mobilidade porém tem um outro porém além de seu custo mais elevado. E este porém tem nome e é nosso próximo item.

3. Performance

Uma das principais características, se não a principal, de um computador é a sua performance. A capacidade de trabalhar de maneira eficiente e rápida em cada uma das funções que sua empresa precisa.


Neste quesito os desktop são os melhores. Por mais que você escolha um notebook com as mesmas configurações de um desktop, ele não será tão eficiente. 


Isso acontece principalmente por conta do gerenciamento de energia que um notebook precisa fazer constantemente para o resfriamento de suas peças. 


E mesmo que você coloque o desempenho dele no máximo, as altas temperaturas em que os componentes estarão trabalhando vão deixá-lo ligeiramente mais lento que um desktop. 


Se você precisa realizar tarefas que exijam um computador com configurações mais potentes, dê preferência para os desktops. Além da grande diferença de valor, você terá uma máquina muito mais potente.


E se você precisa de performance, você provavelmente irá precisar de equipamentos específicos. O que nos leva ao próximo item que você deverá levar em consideração.

4. Customização

A arquitetura e engenharia por trás da construção de um notebook é voltada para a otimização dos espaços e redução das peças necessárias para o seu bom funcionamento. 


Portanto todos os seus componentes foram construídos para aquele determinado espaço e você não tem grandes possibilidades de alterações.

Notebook ou desktop para empresas

Em um desktop, por outro lado, você pode trocar o teclado por um mais ergonômico ou pode usar uma tela específica com maior qualidade de imagem em setores onde você tem esta necessidade. Enfim, você pode adicionar hardwares de acordo com sua necessidade.



Além de tudo isso, você tem outro grande aliado de seu bolso: a maior facilidade de reparo e atualização de peças

5. Reparo e atualização

Este quinto item remete diretamente ao nosso primeiro: custo! 


Por conta de sua arquitetura, o reparo de um notebook não é tão simples quanto a de um desktop. Além disso, graças a esta arquitetura, muitas peças não compensam sequer o reparo.


Com a dificuldade do reparo e necessidade de diminuir os custos de uma empresa, a outra alternativa e a compra de uma peça nova. E com isso caímos em mais uma dificuldade: encontrar a peça específica da fabricante de seu notebook. 


Com esta dificuldade você não encontra preços competitivos o que te deixa de mãos atadas.


Estas características vão te atrapalhar inclusive se você quiser atualizar as peças de seu notebook para peças mais novas. 


Basicamente, você ficará refém de ter acesso a atualizações apenas de HD e memória.


Com os desktops tudo é diferente. Com ele você tem toda facilidade para trocar, incluir, e atualizar toda e qualquer peça que você precisar. Já que seus componentes costumam seguir padrões gerais da indústria e não de uma determinada marca.

Notebook ou desktop para empresas


Pronto para escolher?

Agora que você viu todos os pontos a considerar na escolha entre notebook ou desktop para empresas, ficará mais fácil para você decidir qual utilizar em cada setor.


Com isso você irá economizar e otimizar os seus resultados. Além de trazer para seus colaboradores os melhores dispositivos para cada ocasião de trabalho.


Para fazer uma pequena empresa dar certo talvez você precise contar com uma equipe de suporte em informática para te ajudar a escolher o notebook ou desktop para empresas que seja ideal para o seu negócio e realizar outras atividades como montar rede para pequena empresa


Para isso, terceirize o trabalho para especialistas em rede. 


A Encontre um Nerd organiza e gerencia todas estas novas tecnologias dentro da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços


Continue lendo sobre o assunto em: Como informatizar uma pequena empresa: primeiros passos”.


Suporte rápido de especialistas de tecnologia.

Saiba Mais e resolva rápido
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: