Como montar uma rede para pequena empresa: modelos, equipamentos e processos

Modelos, equipamentos e processos de como montar uma rede para pequena empresa. Importância para negócios atuais e métodos de aplicação

Em uma realidade de constante compartilhamento de informação, mesmo pequenos negócios devem saber como montar uma rede para pequena empresa. E é sobre isso que iremos falar neste artigo.

Você aprenderá as etapas necessárias sobre como montar uma rede para pequena empresa. Além disso, nossos especialistas em rede apresentarão dicas sobre:

  • os equipamentos necessários;
  • os procedimentos de segurança de dados em rede que você precisa implementar para se manter seguro online;
  • tópicos sobre compartilhamento de arquivos e pastas e gerenciamento de grupos de trabalho.

Como seu negócio pode sobreviver sem rede?

Não há como.

Um ecossistema de negócios consiste em pessoas dentro e fora da empresa, canais de dados e comunicação.

Se você deseja ter uma comunicação perfeita entre funcionários e clientes, precisa de uma rede confiável que transfira dados e facilite a comunicação não apenas entre pessoas, mas também com equipamentos diferentes no escritório - servidores, estações de trabalho, impressoras, telefones IP ou aparelhos de fax.

Algumas maneiras de mostrar como você pode se beneficiar da eficiente rede de pequenas empresas são:

  • trabalho remoto;
  • acesso a dados de qualquer lugar;
  • baixo custo operacional;
  • comunicação eficiente e mais.

Como montar uma rede para pequena empresa: os equipamentos necessários

A melhor maneira de iniciar este pequeno guia de configuração de rede é cobrir alguns termos básicos. Como este guia não é destinado a profissionais de TI, explicaremos alguns termos básicos que você precisará entender antes de solicitar o equipamento em questão.

Roteador

Roteador para redes de computadores é o dispositivo que une as várias redes. O roteador encontra a melhor rota para os dados viajarem. Além disso, você pode definir o roteador para decidir a prioridade do computador e definir medidas e padrões de segurança.

Assim, é um dos dispositivos cruciais no sistema de rede o que significa que você não pode montar uma rede para pequena empresa sem pelo menos um roteador.

O roteador tem uma CPU, memória e interface de E / S. Memória incorporada sistema operacional ou firmware. Há alguns anos, os roteadores eram dispositivos usados ​​apenas para redes comerciais. Hoje é muito comum usar um roteador ao configurar uma rede doméstica também.

Uma linha de negócios de roteadores possui um firewall integrado com recursos anti-spam e antivírus. Em comparação com os roteadores domésticos, eles têm a capacidade de configurar o servidor VPN de rede virtual privada e ativar o trabalho remoto seguro.

Recomendamos usar um roteador sem fio.Dependendo do espaço que você vai precisar cobrir com a rede, sua empresa precisará de pontos de acesso adicionais. Considere também usar adaptadores WIFI. Eles se parecem com cartões de memória USB com uma pequena antena.

Leia também: Melhor antivírus para empresas: 5 opções pagas para PMEs

Consideração de especialista: Como empresa, você provavelmente terá uma rede de escritório com e sem fio. Tenha em mente que a rede com fio é muito mais fácil de proteger. Mas se você precisar fazer a fiação sozinho, pode ser complicado, especialmente se os dispositivos estiverem em escritórios separados (salas). As redes de escritório sem fio são muito flexíveis, fáceis de instalar e manter.

Switch

Outro dispositivo necessário para construir uma pequena rede de escritório é um switch. O switch na rede conecta dispositivos como servidor, estações de trabalho, laptops ou impressoras na mesma rede e permite que vários dispositivos se comuniquem e compartilhem informações.

O switch pode ser gerenciado ou não gerenciado. Um não gerenciado não precisa ser configurado e pode ser adicionado à rede imediatamente. Um gerenciado, por outro lado, vem com alguns recursos bem interessantes que permitem configurar a segurança e outras coisas tanto local quanto remotamente.

Switch e Roteador são dispositivos muito semelhantes, mas o roteador tem um recurso adicional para enviar dados entre redes diferentes. O switch, por outro lado, está limitado à comunicação dentro da mesma rede. Ambos são os pilares da rede comercial, não importa se você está configurando uma rede com um ou vários servidores e estações de trabalho.

O vídeo abaixo apresenta a diferença entre esses equipamentos de maneira mais detalhada. Assista e tire suas dúvidas.

Firewall

Como montar uma rede para pequena empresa sem mencionar um firewall? O firewall geralmente é um software que impede que pacotes de dados mal-intencionados entrem na rede privada.

Um firewall pode ser encontrado em muitos dispositivos de rede. Existem muitos tipos de firewalls, os principais são firewalls baseados em host e em rede. Além disso, pode ser um dispositivo de hardware.

Não importa o que, o firewall é a primeira linha de defesa em segurança de rede por décadas. É fundamental se você deseja configurar uma pequena rede de escritório livre de vírus e spam.

O firewall permite que você veja os sistemas operacionais na rede, os usuários e seus dispositivos, priorize e aplique políticas e regras personalizadas de segurança para criptografar o tráfego da rede.

Servidor de rede para pequenas empresas

OK, o jogador principal entra no jogo: o servidor. Essa é a ferramenta essencial nos negócios modernos.

Existem muitos artigos que podem ajudar a escolher um servidor para pequenas empresas. As soluções em nuvem são muito interessantes nos dias de hoje, mas aqui nós também abordamos os servidores físicos.

Às vezes pequeno servidor parece o mesmo que um computador desktop. A área de trabalho é projetada para realizar tarefas simples, como escrever no Word, enviar e-mails, cálculos do Excel e navegar na Internet. Tudo isso é feito pela interface do usuário dentro do sistema operacional.

O pequeno servidor, por outro lado, é desenvolvido para lidar com tarefas mais complexas. Alguns realizam gerenciamento de banco de dados, atualizam calendários compartilhados, otimizam serviços de impressora, compartilham pastas e arquivos, conjunto de VPN e muitos outros. Além disso, eles são mais confiáveis ​​em comparação a computadores desktop.

Então, não pergunte a si mesmo "Preciso de um servidor de pequena empresa"? A pergunta certa é "Que tipo ou que tipo de servidor minha empresa precisa"?

Acesse o artigo;Servidor para pequena empresa: 4 melhores opções do mercado” e faça sua escolha.

Servidor baseado em nuvem ou servidor local

O cloud computing para pequenas empresas é muito popular, os preços estão diminuindo e há muita concorrência no setor. Podemos dizer que teremos mais por menos dinheiro, mas se você administrar empresas de pequeno ou médio porte, ainda assim poderá ter certeza de que o servidor no local fará o trabalho com perfeição.

Escalabilidade

Faça planos para o futuro. Escolha o servidor que pode ser facilmente atualizado com mais memória RAM, CPU ou discos rígidos de alta capacidade adicionais. Perguntas adicionais aqui são software e custo de sistema operacional, você precisa de unidade óptica interna, controlador RAID, etc. O servidor precisa acompanhar o crescimento dos negócios, então escolha de forma inteligente.

Apoio, suporte

Que tipo de suporte de servidor você terá? O suporte é crucial quando o servidor fica inativo por um ou outro motivo. Para evitar problemas no servidor, a manutenção e o suporte programados e preventivos são muito importantes. Considere o custo de suporte também.

Virtualização

A virtualização eliminará a necessidade de um servidor físico adicional. Para otimizar a carga de trabalho do servidor, usando um software de virtualização, você pode criar servidores virtuais particionando seu servidor físico. Cada servidor virtual pode executar diferentes sistemas operacionais e aplicativos. O seu servidor permite virtualização?

Redes para pequenas empresas

Agora que já listamos os pontos mais importantes sobre como montar uma rede para pequena empresa que tal uma última repassada nos pontos principais:

  • Planeje e prepare-se para necessidades futuras;
  • Documente tudo;
  • Invista em bons equipamentos;
  • Compre o servidor que você realmente precisa;
  • Não confie apenas na tecnologia sem fio;
  • Prepare-se para o pior - e proteja-se com soluções de BACKUP para recuperação rápida.

O custo da rede de pequenas empresas não deve ser alto. Você não precisa de componentes de rede caros que nunca serão usados. Escolha sabiamente e pense sempre na escalabilidade da infraestrutura.

Como alguém já disse, a rede é a corrente sanguínea da sua empresa. Tem que ser livre de toxinas. Tenha isso em mente quando começar a colocar em prática os passos de como montar uma rede para pequena empresa.

Este foi um guia muito básico sobre como montar uma rede para pequena empresa. Se você acha que isso é muito complicado para você ou se você não tem uma equipe de TI "interna", terceirize esse trabalho para especialistas em rede.

A Encontre um Nerd organiza e gerencia todas estas novas tecnologias dentro da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Continue lendo sobre o assunto em: “Como informatizar uma pequena empresa: primeiros passos”.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: