A busca para conseguir emprego na área de TI varia bastante de acordo com a área e atual momento do mercado de trabalho. Neste artigo, vamos nos concentrar em apresentar o mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática.
Com o crescimento da área de TI e o número de dispositivos utilizados por empresas e pessoas comuns, cada vez maior, fica evidente que esta é uma profissão que pode te garantir boas demandas de trabalho. De maneira geral, o mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática vive uma fase muito boa.
Hoje toda e qualquer empresa conta com pelo menos um computador para resolver as demandas de seu negócio e é aí que o mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática encontra oportunidade para crescer.
Entre as soluções de TI que podem ser oferecidas, está a garantia que os equipamentos da empresa estejam bem configurados e funcionando perfeitamente, fazendo manutenções e dando suporte sempre que a empresa precisar.
Mas como é esse mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática?
O que faz exatamente esse profissional?
Qual a média salarial?
Estas e outras perguntas nós iremos responder para você!
O mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática: o que você precisa para entrar!
O mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática além do bom momento que vive, também se destaca por vários fatores que vamos abordar a seguir.
1. Conheça o escopo de trabalho do técnico em manutenção e suporte em informática
Antes de mais nada veremos mais a fundo como é o trabalho do técnico em manutenção e suporte em informática no mercado de trabalho.
A principal característica deste profissional é a resolução de problemas.
O trabalho pode consistir em responsabilidades específicas onde cada profissional fica responsável por um setor ou como na maioria dos casos, dependendo do tamanho da empresa, um mesmo profissional fazer de tudo um pouco.
Você pode ser contratado por uma empresa que não é do ramo de TI e precisa de um profissional para o suporte dela, ou, em outros casos, por empresas especializadas em TI, que são contratadas por outras empresas para prestarem serviço de TI terceirizado.
Neste segundo caso, você pode ficar focado em um setor específico, de acordo com sua especialidade.
Independente da situação, o técnico em manutenção e suporte em informática garante, como o próprio nome diz, a manutenção e o reparo de equipamentos conforme a necessidade da empresa.
Entre os equipamentos que podem necessitar de manutenção e reparo, estão os periféricos de um computador. Como por exemplo:
- Impressora;
- modems;
- roteadores;
- scanners;
- monitores;
- fontes;
- teclados, mouses, microfones e periféricos em geral.
Além disso, o profissional também pode ser responsável pela escolha dos equipamentos necessários para empresa.
Garantir que um computador tenha as peças certas para aguentar as configurações e as rotinas de trabalho da empresa ou garantir que os periféricos comprados sejam corretos para a demanda da empresa de forma que o orçamento não saia dos limites da empresa, é uma das funções desses profissionais.
Suas responsabilidades não ficam apenas nos hardwares mas também nos softwares.
A instalação de programas de informática assim como as configurações e atualizações de cada um deles, também fazem parte do escopo de trabalho. Principalmente no que tange o suporte em redes, que é onde o profissional precisará ter uma atenção ainda maior com cabeamentos e configurações, para garantir a segurança de dados e informação, para a organização.
Leia também: Como montar uma rede para pequena empresa [passo a passo]
De forma geral as competências do técnico em manutenção e suporte em informática são:
- avaliar a demanda e as necessidades da empresa para cada computador ou periférico, em sua organização;
- identificar e reparar peças e aparelhos defeituosos;
- instalar, configurar e atualizar softwares e sistemas operacionais;
- avaliar requisitos de rede;
- configurar toda a rede local e internet da empresa;
- configurar soluções de backups para a empresa;
- realizar suporte em tempo hábil para que problemas sejam resolvidos no menor tempo possível;
- realizar diagnósticos de segurança e prevenção de vírus.
Muitas vezes o profissional consegue realizar boa parte destas funções de maneira remota. E atualmente muitas empresas trabalham desta forma, onde o profissional só vai até a empresa contratante caso a assistência remota não tenha conseguido resultado.
2. Domine as características de um bom profissional
Como ser um bom profissional de TI? O mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática exige um profissional que, principalmente, saiba lidar com desafios.
A profissão é repleta de situações em que o profissional vai precisar colocar a toda prova suas capacidades e habilidades para lidar com problemas.
Além disso é um profissional que lida diretamente com pessoas, portanto habilidades de comunicação e relações interpessoais também são de grande ajuda.
Paciência muitas vezes será um ponto chave para você conciliar a resolução de problemas e a ansiedade das pessoas envolvidas.
Além de tudo, é um cargo que exige grande responsabilidade e muitas vezes trabalha sob pressão. O que pode ser contornado conforme o tempo e a confiança em seus serviços aumente.
3. Média salarial
Atualmente, conforme a última atualização no mês 07/2019, o mercado de trabalho para técnico em manutenção e suporte em informática, paga um salário médio de R$1.682,82 para uma carga horária de 43h semanais. Estes dados foram levantados de acordo com contratos de trabalho com carteira assinada em regime CLT, de acordo com a média de 21.224 profissionais de todo Brasil.
Encontre o trabalho ideal!
Agora que você conhece mais sobre o mercado de trabalho do técnico em manutenção e suporte em informática, você pode se preparar para encontrar seu primeiro emprego na área de TI, ou mesmo dar uma guinada em sua carreira!
Uma das opções é fazer parte de uma das melhores empresas para trabalhar em TI: a Encontre um Nerd!
Você que é um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais serviços e projetos, pode aproveitar as oportunidades de nosso modelo de trabalho, que vão desde o serviço remoto ao field service. Você receberá as propostas e poderá aceitar aquelas que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis.
Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.
Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!