Como fazer uma pequena empresa DAR CERTO: 6 t√°ticas no ūüéĮ

Do planejamento estratégico ao atendimento de excelência. 6 estratégias que respondem à pergunta: como fazer uma pequena empresa dar certo?

Se voc√™ est√° come√ßando um neg√≥cio ou j√° tem um tempo de estrada mas quer impulsionar seus resultados financeiros, de marca e mercado, √© preciso ficar atento a quest√Ķes como gest√£o financeira, planejamento estrat√©gico, equipe, marketing e mais. Todos esses aspectos fazem parte de um processo que tem como objetivo aprender como fazer uma pequena empresa dar certo.¬†


Se é isso que você busca, você está no lugar certo! Abaixo selecionamos 6 dicas de como fazer uma pequena empresa dar certo, com insights que vão te ajudar a desenvolver boas práticas rumo ao sucesso. 

Como fazer uma pequena empresa dar certo: 6 passos

1. Crie ou atualize seu planejamento estratégico


Você não vai escapar! Se você quer mesmo aprender como fazer uma pequena empresa dar certo, você vai precisar criar um planejamento estratégico. 


Se você já tem um plano, mas ele está desatualizado com o que você deseja construir, talvez seja hora de mudar ou atualizar o documento. 


Um planejamento estrat√©gico est√° muito mais ligado ao quanto ele √© √ļtil, do que ao tamanho que ele possui.


Algumas pessoas ainda têm a visão antiquada de um planejamento estratégico tem o tamanho de uma bíblia, demora uma eternidade para ser construído e no final fica na gaveta esperando até o próximo ciclo para ser atualizado. 


Nada disso é verdade, ou pelo menos não deveria ser. 


Ao criar um planejamento estratégico você deve criar um plano que vai te ajudar a alcançar seus objetivos como empreendedor. O infográfico abaixo apresenta muito bem os 6 tópicos que devem ser abordados em um planejamento.

Como fazer uma pequena empresa dar certo

Imagem: JRS Consultoria


O objetivo √© que ao finalizar o planejamento voc√™ saia com uma lista de coisas a fazer e tamb√©m tenha um guia que ir√° orientar suas decis√Ķes, ao longo do tempo.


Imagine que daqui a alguns meses surja a oportunidade de abrir um e-commerce. Você deve ir até o seu planejamento para que ele te ajude a lembrar sobre seus objetivos estratégicos. Iniciar um e-commerce irá ajudá-lo a alcançar esses objetivos?


Entenda que o planejamento estrat√©gico deve conter, principalmente, o seu objetivo e algumas t√°ticas que v√£o te ajudar a alcan√ß√°-lo. Elementos como sua identidade de marca e o p√ļblico que voc√™ deseja atingir v√£o te ajudar a entender melhor como voc√™ vai alcan√ßar suas metas.¬†


Resumindo, um planejamento estratégico é fundamental para quem quer saber como administrar uma pequena empresa.


O vídeo do Sebrae, que indicamos abaixo, também vai te ajudar a começar a construir o planejamento correto para sua empresa. 

2. Foco no Atendimento ao Cliente


Independente dos seus objetivos, do ramo que sua empresa atua, do que você comercializa, é fundamental que a sua empresa se preocupe com a excelência no atendimento ao cliente. 


De acordo com uma pesquisa realizada pela American Express, 78% dos consumidores cancelaram ou não fizeram uma compra, devido ao mau atendimento ao cliente, oferecido pela empresa. 


Por isso, oferecer uma boa experiência ao cliente deve ser uma das regras para funcionários de pequenas empresas. Em contrapartida, você como gestor deve oferecer treinamentos de atendimento ao cliente, que ajudem seus funcionários a se manterem atualizados sobre as práticas recomendadas. 


Lembre-se que seu objetivo é atrair e manter clientes e NUNCA perdê-los! 

3. Crie estratégias de marketing online e offline

Pesquisas da Ipsos MediaCT e Accenture indicaram que mais de 70% dos consumidores realizam pesquisas em plataformas digitais antes de fazer uma compra em uma loja (The Globe and Mail).


Isso quer dizer que, independente do seu negócio ser físico ou online você precisa construir uma estratégia de marketing digital. Entre as dicas de marketing para pequenas empresas estão: 

  • reivindique sua p√°gina do Google Meu Neg√≥cio (GMB);
  • crie perfis nas redes sociais que seu p√ļblico est√° presente. Entre os principais canais est√£o, Facebook, Instagram, Linkedin (principalmente para neg√≥cios B2B);
  • crie um site para sua empresa;
  • inicie a produ√ß√£o de conte√ļdo para um blog pr√≥prio;
  • invista em an√ļncios em plataformas digitais como Google Adwords e Facebook Ads;
  • crie uma estrat√©gia de e-mail marketing e mais.¬†

‚Äć

Como fazer uma pequena empresa dar certo

Nem s√≥ de a√ß√Ķes digitais se vive o marketing. Voc√™ tamb√©m pode investir em a√ß√Ķes como an√ļncios em TV, r√°dio e revistas, se acreditar que isso faz sentido para sua empresa.¬†


A√ß√Ķes como promo√ß√Ķes, queima de estoque, decora√ß√£o de vitrine e distribui√ß√£o de panfletos tamb√©m podem ser eficientes. Novamente, tudo depende do tipo de neg√≥cio que voc√™ tem e onde est√£o seus clientes em potencial.¬†


Leia mais em: 9 estratégias de marketing para pequenas empresas [no alvo]

4. Monte uma equipe de alto rendimento

Seus funcionários são fundamentais em um processo de como fazer uma pequena empresa dar certo. Se você ainda não percebeu que sem eles você não é ninguém, é hora de começar a pensar nisso. 

Criar um bom processo seletivo, que analise competências técnicas e sociais, como a capacidade de trabalhar em equipe, é o primeiro passo.


Ao contratar um profissional que não tem o engajamento necessário com sua empresa, você está criando um problema para a organização, inclusive em relação a aspectos financeiros. 


Um colaborador que não está alinhado à cultura organizacional vigente, pode atrapalhar o rendimento e a qualidade do ambiente de trabalho, além de acarretar custos, como os relacionados à demissão. Dois aliados nesse processo são:



Leia também: Como organizar o RH de uma pequena empresa: 5 dicas práticas

5. Faça um acompanhamento financeiro constante

Se sua empresa já está a todo vapor e você está em busca de como fazer ela crescer é importante que tenha atenção especial às finanças do negócio. Faça um controle rígido do fluxo de caixa, capital de giro e investimentos. 


Novamente a tecnologia pode ser uma aliada no processo de acompanhar e armazenar dados financeiros, mas tamb√©m na gest√£o estrat√©gica, com sistemas que apoiam o planejamento financeiro por meio de previs√Ķes e simula√ß√Ķes.¬†


Uma dica √© fazer um planejamento financeiro da empresa anual (em alguns casos um semestral tamb√©m √© bastante √ļtil) e acompanhar o que est√° sendo realizado, o que est√° acima ou abaixo do esperado.¬†


Se você está abrindo ou pensando em abrir um negócio é importante se preparar para meses sem lucro. Especialistas geralmente concordam que as empresas iniciantes podem falhar logo nos primeiros meses porque ficam sem dinheiro muito rapidamente antes de obter lucro. 


Por isso, faça um planejamento detalhado das despesas da organização e também organize sua situação pessoal, afinal, em alguns casos, você ficará sem salário por algum tempo. 


Tamb√©m √© importante que voc√™ v√° realizando investimentos aos poucos, para n√£o ficar sem dinheiro para as opera√ß√Ķes da empresa.¬†

6. Realiza um controle de estoque eficaz

O estoque merece uma atenção especial para quem está iniciando um negócio que vende produtos. Se você está abrindo uma empresa que presta serviços não precisará se preocupar com esse aspecto. 


Aprender como controlar o estoque de uma pequena empresa é fundamental para não ficar com mercadoria parada, ao mesmo tempo, que é imprescindível para não deixar faltar itens solicitados por seus clientes.


Para entender as melhores t√©cnicas e os principais benef√≠cios de um bom controle de estoque, leia tamb√©m o artigo; ‚ÄúComo controlar o estoque de uma pequena empresa: 5 dicas ‚ėĎ‚ÄĚ.¬†¬†

Use a tecnologia para ajudar sua empresa a crescer


Como mostramos acima, a tecnologia pode ser uma grande aliada para diversas etapas do caminho de como fazer uma pequena empresa dar certo. 


Para entender quais solu√ß√Ķes podem se adequar melhor ao seu neg√≥cio, ajudando ele a crescer, te convidamos a conhecer a consultoria de TI da Encontre um Nerd. N√≥s te ajudamos a encontrar as solu√ß√Ķes mais inteligentes para sua √°rea.


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Fale com um consultor:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

N√£o deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: