É impossível pensar em um negócio desconectado da tecnologia. Em algum nível, todas as empresas precisam implementar soluções digitais para executar algum de seus processos. Por isso, o planejamento estratégico de TI (PETI) é fundamental para o desenvolvimento das empresas.

O alinhamento da gestão de TI com o negócio como um todo precisa ser bem executado para que a tecnologia contribua para o alcance dos objetivos e metas da empresa.

A tecnologia da informação está facilitando a maneira como as instituições interagem no mercado e também como fazem negócios. 

Já pensou na importância que a TI tem para sua empresa? 

Então aprenda como fazer um planejamento estratégico de TI e a alinhar o uso da TI como estratégia para alavancar seu negócio.

O que é planejamento estratégico de TI (PETI)?

Antes de falarmos das etapas para a criação de um planejamento estratégico de TI, vamos entender o que é PETI e qual a função desse recurso de gestão.

PETI, ou planejamento estratégico de TI, é um documento que define a estratégia de uso da tecnologia da informação dentro de um negócio.

O texto do planejamento organiza, estrutura e sistematiza como a TI e suas soluções contribuirão para as metas da empresa

Todas as atribuições do departamento de TI são voltadas para que a organização agregue ainda mais valor para o cliente.

Dessa forma, quando um negócio já possui o planejamento estratégico geral do negócio, incluir o planejamento estratégico de TI fica mais fácil.

Isso porque sabendo a estratégia da empresa e onde ela pretende chegar, pensar em maneiras de como a tecnologia pode contribuir deixa o processo mais orgânico.

O planejamento estratégico geral tende a ser um processo adiado por alguns donos de negócio. Mas segure a onda de “colocar as mãos na massa” porque vale a pena passar por esse processo.

Não ter um planejamento estratégico para empresas não bloqueia o processo da criação do planejamento de TI. Mas os dois planejamentos se complementam e o resultado é muito mais rico. 

Quer ter ainda mais controle sobre a sua operação de TI? Conheça o GUIO, o Software para gestão de Field Service da EUNerd.

O que é PETI e qual é o seu papel no planejamento geral das empresas?

Que a tecnologia é importante você já sabe, mas é fundamental para a construção do planejamento estratégico de TI saber refletir sobre seu papel.

Pense em respostas para as seguintes perguntas usadas em um exemplo prático de planejamento estratégico de TI:

  • O que eu espero para a empresa com o uso das soluções de TI?
  • Quais vantagens a tecnologia vai trazer para a empresa?
  • Quais requisitos de infraestrutura são necessários para elevar o nível da estratégia de TI?

As respostas vão mostrar o quanto a tecnologia pode contribuir para melhorar os processos da empresas e oferecer mais qualidade no serviço para o cliente.

Dessa forma, o objetivo do planejamento estratégico de TI inclui:

  • elevar o nível de uso da TI dentro da empresa;
  • alocar os recursos corretamente dentro do ambiente organizacional;
  • tornar a TI mais amigável com o uso no dia a dia da equipe;
  • entender a TI além do aspecto técnico, mas também como um recurso de gestão. 

Como fazer um planejamento estratégico de TI?

planejamento estratégico de ti

As etapas de como fazer um planejamento estratégico de TI incluem cinco passos simples são eles:

1. Análise interna e externa

2. Traçando objetivos estratégicos

3. Definindo indicadores

4. Execução e monitoramento

5. Adaptações no planejamento

Conheça mais sobre o planejamento estratégico de TI por meio do exemplo prático listado nas etapas a seguir. 

1. Análise interna e externa

As perguntas acima podem ser feitas e analisadas nesta etapa do planejamento estratégico de TI.

Avalie a capacidade atual da TI da empresa, observe:

  • quais são as oportunidades de melhoria (pontos fracos e fortes), 
  • se é possível evoluir na estratégia de onde está, 
  • se a equipe interna é qualificada para o trabalho, etc.

Na análise externa do mercado, um exemplo prático do planejamento estratégico de TI inclui observar:

  • como é o posicionamento e trabalho da concorrência, 
  • como o mercado está contribuindo ou não para o alcance das metas,
  • quais são as novidades tecnológicas que podem favorecer seu negócio. 

2. Traçando objetivos estratégicos

Depois da análise, a equipe pode começar a definir os objetivos a serem alcançados com as ações do planejamento estratégico de TI.

Os objetivos podem ser divididos em áreas estratégicas para o negócio que podem evoluir com a ajuda da TI.

Assim, o planejamento deve incluir objetivos de curto, médio e longo prazo para que as ações sejam escaláveis de acordo com as mudanças no negócio.

3. Definindo indicadores

Para acompanhar a evolução do planejamento estratégico de TI, é importante definir o conjunto de indicadores de TI que vão orientar a mensuração dos resultados futuramente, entre eles:

  • Tempo médio de resposta de chamados (em horas)
  • Tempo médio entre falhas
  • Despesas de TI em relação aos gastos totais da empresa, entre outros.

Afinal, o objetivo é criar um processo dentro do qual a empresa evolua em todos os aspectos do negócio.

Os indicadores vão sendo monitorados mês a mês e podem indicar tanto que o planejamento vai bem quanto que ele precisa de ajustes para gerar resultados melhores.

4. Execução e monitoramento

Depois que as ações do planejamento estratégico de TI começam a ser executadas pela equipe, é preciso fazer o monitoramento.

Você pode definir com a equipe uma periodicidade para a reunião de acompanhamento — mensal, bi ou trimestral.

Assim, os indicadores vão sendo acompanhados, a execução aprimorada, a equipe fica mais alinhada com os objetivos e os resultados vão se consolidando. 

5. Adaptações no planejamento

Se engana quem acha que o planejamento estratégico de TI se conduz sozinho e que uma vez definido não precisa de ajustes.

Como falamos acima, essa parte é fundamental para alinhar a expectativa com a realidade da prática e investir em ações de tecnologia da informação que vão trazer resultados reais. Não dispense esse acompanhamento!

Vantagens do planejamento estratégico de TI

Entre as vantagens do planejamento estratégico de TI (PETI) estão: 

  • orienta para o uso correto dos recursos;
  • alinha o propósito de trabalho da equipe;
  • motiva a equipe, pois todos sabem pelo que se esforçam;
  • torna a comunicação dos objetivos mais clara.

Crie um planejamento de TI para sua empresa

Quer desenvolver seu negócio, mas não sabe como usar a tecnologia da informação a seu favor? 

Reúna sua equipe e coloque as mãos na massa para montar um planejamento estratégico de TI que vai ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Precisa contratar um profissional para orientar o processo de criação? O outsourcing de TI pode ser uma solução. 

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. 

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória