É impossível pensar em um negócio desconectado da tecnologia. Em algum nível, todas as empresas precisam implementar soluções digitais para executar algum de seus processos. Por isso, o planejamento estratégico de TI é fundamental para o desenvolvimento das empresas.
O alinhamento da gestão de TI com o negócio como um todo precisa ser bem executado para que a tecnologia contribua para o alcance dos objetivos e metas.
A tecnologia da informação está facilitando a maneira como instituições interagem no mercado e também como fazem negócios.
Já pensou na importância que a TI tem para sua empresa?
Então aprenda como fazer um planejamento estratégico de TI e a alinhar o uso da tecnologia com suas estratégias de gestão.
O que é planejamento estratégico de TI?
Antes de falarmos das etapas para a criação de um planejamento estratégico de TI, vamos entender a função desse recurso de gestão.
O planejamento estratégico de TI é um documento que define a estratégia de uso da tecnologia da informação dentro de um negócio.
O texto do planejamento organiza, estrutura e sistematiza como a TI e suas soluções contribuirão para as metas da empresa.
Todas as atribuições da área de TI são voltadas para que a organização agregue ainda mais valor para o cliente.
Dessa forma, quando um negócio já possui o planejamento estratégico geral do negócio, incluir o planejamento estratégico de TI fica mais fácil.
Isso porque sabendo a estratégia da empresa e onde ela pretende chegar, pensar em maneiras de como a tecnologia pode contribuir deixa o processo mais orgânico.
O planejamento estratégico geral tende a ser um processo adiado por alguns donos de negócio. Mas segure a onda de “colocar a mãos na massa” porque vale a pena passar por esse processo.
Não ter um planejamento estratégico organizacional para sua empresa não bloqueia o processo da criação do planejamento de TI. Mas os dois planejamentos se complementam e o resultado é muito mais rico.
O papel da tecnologia nas empresas
Que a tecnologia é importante você já sabe, mas é fundamental para a construção do planejamento estratégico de TI saber refletir sobre seu papel.
Pense em respostas para as seguintes perguntas:
- O que eu espero para a empresa com o uso das soluções de TI?
- Quais vantagens a tecnologia vai trazer para a empresa?
- Quais requisitos de infraestrutura são necessários para elevar o nível da estratégia de TI?
As respostas vão mostrar o quanto a tecnologia pode contribuir para melhorar os processos da empresas e oferecer mais qualidade no serviço para o cliente.
Dessa forma, o objetivo do planejamento estratégico de TI é:
- Elevar o nível de uso da TI dentro da empresa;
- Alocar os recursos corretamente dentro do ambiente organizacional;
- Tornar a TI mais amigável com o uso no dia a dia da equipe;
- Entender a TI além do aspecto técnico, mas também como um recurso de gestão.
Como fazer um planejamento estratégico de TI
A construção do planejamento estratégico de TI pode ser feita em cinco passos simples:
1. Análise interna e externa
As perguntas acima podem ser feitas e analisadas nesta etapa do planejamento estratégico de TI.
Avalie a capacidade atual da TI da empresa, quais são as oportunidades de melhoria (pontos fracos e fortes), se é possível evoluir na estratégia de onde está, se a equipe interna é qualificada para o trabalho, etc.
Na análise externa, observe como é o posicionamento e trabalho da concorrência, como o mercado está contribuindo ou não para o alcance das metas e quais são as novidades tecnológicas que podem favorecer seu negócio.
2. Traçando objetivos estratégicos
Depois da análise, a equipe pode começar a definir os objetivos a serem alcançados com as ações do planejamento estratégico de TI.
Os objetivos podem ser divididos em áreas estratégicas para o negócio que podem evoluir com a ajuda da TI.
Assim, o planejamento deve incluir objetivos de curto, médio e longo prazo para que as ações sejam escaláveis de acordo com as mudanças no negócio.
3. Definindo indicadores
Para acompanhar a evolução do planejamento estratégico de TI, é importante definir o conjunto de indicadores de TI que vão orientar a mensuração dos resultados futuramente.
Afinal, o objetivo é criar um processo dentro do qual a empresa evolua em todos os aspectos do negócio.
Os indicadores vão sendo monitorados mês a mês e podem indicar tanto que o planejamento vai bem quanto que ele precisa de ajustes para gerar resultados melhores.
4. Execução e monitoramento
Depois que as ações do planejamento estratégico de TI começam a ser executadas pela equipe, é preciso fazer o monitoramento.
Você pode definir com a equipe uma periodicidade para a reunião de acompanhamento — mensal, bi ou trimestral.
Assim, os indicadores vão sendo acompanhados, a execução aprimorada, a equipe fica mais alinhada com os objetivos e os resultados vão se consolidando.
5. Adaptações no planejamento
Se engana quem acha que o planejamento estratégico de TI se conduz sozinho e que uma vez definido não precisa de ajustes.
Como falamos acima, essa parte é fundamental para alinhar a expectativa com a realidade da prática e investir em ações que vão trazer resultados reais. Não dispense esse acompanhamento!
Vantagens do planejamento estratégico de TI
O planejamento estratégico de TI é vantajoso porque:
- orienta para o uso correto dos recursos;
- alinha o propósito de trabalho da equipe;
- motiva a equipe, pois todos sabem pelo que se esforçam;
- torna a comunicação dos objetivos mais clara.
Crie um planejamento de TI para sua empresa
Quer desenvolver seu negócio, mas não sabe como usar a tecnologia da informação a seu favor?
Reúna sua equipe e coloque as mãos na massa para montar um planejamento estratégico de TI que vai ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Precisa contratar um profissional para orientar o processo de criação? O outsourcing de TI pode ser uma solução.
Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço.
Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.