√Č imposs√≠vel pensar em um neg√≥cio desconectado da tecnologia. Em algum n√≠vel, todas as empresas precisam implementar solu√ß√Ķes digitais para executar algum de seus processos. Por isso, o planejamento estrat√©gico de TI √© fundamental para o desenvolvimento das empresas.


O alinhamento da gestão de TI com o negócio como um todo precisa ser bem executado para que a tecnologia contribua para o alcance dos objetivos e metas.


A tecnologia da informa√ß√£o est√° facilitando a maneira como institui√ß√Ķes interagem no mercado e tamb√©m como fazem neg√≥cios.¬†


J√° pensou na import√Ęncia que a TI tem para sua empresa?¬†


Então aprenda como fazer um planejamento estratégico de TI e a alinhar o uso da tecnologia com suas estratégias de gestão. 

O que é planejamento estratégico de TI?

Antes de falarmos das etapas para a criação de um planejamento estratégico de TI, vamos entender a função desse recurso de gestão.


O planejamento estratégico de TI é um documento que define a estratégia de uso da tecnologia da informação dentro de um negócio.


O texto do planejamento organiza, estrutura e sistematiza como a TI e suas solu√ß√Ķes contribuir√£o para as metas da empresa.¬†


Todas as atribui√ß√Ķes da √°rea de TI s√£o voltadas para que a organiza√ß√£o agregue ainda mais valor para o cliente.


Dessa forma, quando um negócio já possui o planejamento estratégico geral do negócio, incluir o planejamento estratégico de TI fica mais fácil.


Isso porque sabendo a estrat√©gia da empresa e onde ela pretende chegar, pensar em maneiras de como a tecnologia pode contribuir deixa o processo mais org√Ęnico.


O planejamento estrat√©gico geral tende a ser um processo adiado por alguns donos de neg√≥cio. Mas segure a onda de ‚Äúcolocar a m√£os na massa‚ÄĚ porque vale a pena passar por esse processo.


Não ter um planejamento estratégico organizacional para sua empresa não bloqueia o processo da criação do planejamento de TI. Mas os dois planejamentos se complementam e o resultado é muito mais rico. 

O papel da tecnologia nas empresas

Que a tecnologia é importante você já sabe, mas é fundamental para a construção do planejamento estratégico de TI saber refletir sobre seu papel.


Pense em respostas para as seguintes perguntas:


  • O que eu espero para a empresa com o uso das solu√ß√Ķes de TI?
  • Quais vantagens a tecnologia vai trazer para a empresa?
  • Quais requisitos de infraestrutura s√£o necess√°rios para elevar o n√≠vel da estrat√©gia de TI?


As respostas vão mostrar o quanto a tecnologia pode contribuir para melhorar os processos da empresas e oferecer mais qualidade no serviço para o cliente.


Dessa forma, o objetivo do planejamento estratégico de TI é:


  • Elevar o n√≠vel de uso da TI dentro da empresa;
  • Alocar os recursos corretamente dentro do ambiente organizacional;
  • Tornar a TI mais amig√°vel com o uso no dia a dia da equipe;
  • Entender a TI al√©m do aspecto t√©cnico, mas tamb√©m como um recurso de gest√£o.¬†

Como fazer um planejamento estratégico de TI

A construção do planejamento estratégico de TI pode ser feita em cinco passos simples:

1. An√°lise interna e externa

As perguntas acima podem ser feitas e analisadas nesta etapa do planejamento estratégico de TI.


Avalie a capacidade atual da TI da empresa, quais são as oportunidades de melhoria (pontos fracos e fortes), se é possível evoluir na estratégia de onde está, se a equipe interna é qualificada para o trabalho, etc.


Na análise externa, observe como é o posicionamento e trabalho da concorrência, como o mercado está contribuindo ou não para o alcance das metas e quais são as novidades tecnológicas que podem favorecer seu negócio. 

2. Traçando objetivos estratégicos

Depois da an√°lise, a equipe pode come√ßar a definir os objetivos a serem alcan√ßados com as a√ß√Ķes do planejamento estrat√©gico de TI.


Os objetivos podem ser divididos em áreas estratégicas para o negócio que podem evoluir com a ajuda da TI.


Assim, o planejamento deve incluir objetivos de curto, m√©dio e longo prazo para que as a√ß√Ķes sejam escal√°veis de acordo com as mudan√ßas no neg√≥cio.

3. Definindo indicadores

Para acompanhar a evolução do planejamento estratégico de TI, é importante definir o conjunto de indicadores de TI que vão orientar a mensuração dos resultados futuramente.


Afinal, o objetivo é criar um processo dentro do qual a empresa evolua em todos os aspectos do negócio.


Os indicadores vão sendo monitorados mês a mês e podem indicar tanto que o planejamento vai bem quanto que ele precisa de ajustes para gerar resultados melhores.

4. Execução e monitoramento

Depois que as a√ß√Ķes do planejamento estrat√©gico de TI come√ßam a ser executadas pela equipe, √© preciso fazer o monitoramento.


Voc√™ pode definir com a equipe uma periodicidade para a reuni√£o de acompanhamento ‚ÄĒ mensal, bi ou trimestral.


Assim, os indicadores vão sendo acompanhados, a execução aprimorada, a equipe fica mais alinhada com os objetivos e os resultados vão se consolidando. 

5. Adapta√ß√Ķes no planejamento

Se engana quem acha que o planejamento estratégico de TI se conduz sozinho e que uma vez definido não precisa de ajustes.


Como falamos acima, essa parte √© fundamental para alinhar a expectativa com a realidade da pr√°tica e investir em a√ß√Ķes que v√£o trazer resultados reais. N√£o dispense esse acompanhamento!

Vantagens do planejamento estratégico de TI

O planejamento estratégico de TI é vantajoso porque:


  • orienta para o uso correto dos recursos;
  • alinha o prop√≥sito de trabalho da equipe;
  • motiva a equipe, pois todos sabem pelo que se esfor√ßam;
  • torna a comunica√ß√£o dos objetivos mais clara.

Crie um planejamento de TI para sua empresa

Quer desenvolver seu negócio, mas não sabe como usar a tecnologia da informação a seu favor? 


Re√ļna sua equipe e coloque as m√£os na massa para montar um planejamento estrat√©gico de TI que vai ajud√°-lo a atingir seus objetivos.


Precisa contratar um profissional para orientar o processo de criação? O outsourcing de TI pode ser uma solução. 


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória