TI como estratégia para alavancar negócio

Não dá para imaginar uma empresa que não invista em tecnologia, especialmente agora, em que vivemos uma era digital que evoluiu tão rápido, que fica difícil acompanhar todas as novidades.

Independente de qual o segmento do negócio, seja automotivo, hotelaria, varejo ou serviços, a tecnologia surgiu para romper barreiras e elevar o nível de atendimento, administração e a maneira como se relacionam com o mercado.

A tecnologia não apenas facilita o desenvolvimento de um negócio, ela é capaz de impulsionar todo um negócio até o topo de forma tão rápida, que pode surpreender os próprios colaboradores.

Essas mudanças virão em forma de novos serviços e produtos, melhores relacionamentos com os clientes, mais impacto no mercado, melhores profissionais e atração de novos talentos, expansão, um crescimento tanto da empresa quanto dos seus colaboradores.

Vamos te mostrar algumas maneiras pelas quais você pode usar a seu favor a tecnologia para benefício de toda a organização, não somente na área de TI.

Boa leitura!

Como as áreas estratégicas da empresa junto com a área de TI podem alavancar um negócio

 A vida útil da tecnologia se torna cada vez mais curta, por causa da sua constante evolução.

Além de lidarem com novos concorrentes e um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam pensar em estratégias que ajudem a alavancar o negócio com a ajuda de uma TI estratégica.

Isso pode ser alcançado com a implementação de uma tecnologia capaz de conectar todos os setores à mesma infraestrutura, seja em nuvem ou internamente.

Com esse contexto já definido, tudo o que foi investido na área de TI há alguns anos já está obsoleto. Investir em uma modernização dos sistemas deve ser algo constante.

É importante ressaltar que não é só atualizar ferramentas e processos, mas atualizar todo o negócio seguindo uma estratégia em parceria com a TI.

Processos automatizados, assinatura para armazenar dados na nuvem, o software deixa de ser vendido como um pacote de instalação.

Saber planejar e executar são essenciais para criar valor para o negócio e conquistar vantagens competitivas. Os clientes estão cada vez mais exigentes e isso não tem como evitar.

Para que as áreas estratégicas de uma empresa comecem a implementar propostas da área de TI em sua rotina e alcance grande resultados, é preciso que os gestores de TI e das outras áreas tenham os seguintes pontos em mente:

  • Colocar o valor do cliente em primeiro lugar sempre
  • Simplificar a arquitetura da informação
  • Criar sistemas e softwares centrados no usuário
  • Preparar toda a empresa para implementar uma nova cultura tecnológica
  • Investir em recursos que agreguem e não dificultem o trabalho

O que deve saber sobre o plano de contingência de TI

A segurança deve ser uma alta prioridade para grandes empresas. As ameaças cibernéticas e o uso comercial da tecnologia estão caminhando a passos largos.

Esse cenário mostra a necessidade das empresas criarem seu próprio plano de contingência de TI para se proteger de possíveis desastres que possam surgir.

Um bom plano de contingência de TI deve conter:

1. Planos contra desastres. Existem muitos eventos que podem de fato impactar a infraestrutura de TI da sua empresa como falhas de equipamento, roubo, cibercrime, impactos ambientais.

2. Proteção de dados. É preciso a proteção contra ameaças de invasões, mas também proteção de dados contra falhas e erros humanos.

3. Proteção a TI. Para que o negócio funcione do jeito certo, a TI precisa estar bem. Isso significa a manutenção da infraestrutura, acompanhar possíveis riscos, testar o plano de contingência para que não tenha falhas.

Mudanças na TI que precisam ser feitas pelos CIOs

O CIO, Chief Information Officer ou Chefe de Tecnologia da Informação, é o responsável por toda a informática de uma empresa.

Antigamente, o CIO tinha como tarefa administrar os ativos de TI, mas agora, eles estão desempenhando um papel de mais liderança na determinação de como os orçamentos de tecnologia são implantadas, para que o crescimento e o retorno financeiro sejam otimizados.

As mudanças de responsabilidades se deram por conta de toda essa revolução tecnológica. As empresas foram forçadas a se adaptar rapidamente ao novo ambiente e passou a gerenciar todas as mudanças da tecnologia nas grandes empresas.

Conforme o impacto tecnológico aumenta de forma crescente, a tecnologia se tornou uma influência primária na estratégia do negócio e papel do CIO, junto a outros líderes, deve ser:

  • Integrar o mundo físico e digital
  • Otimização dos processos
  • Escolher as melhores estratégias tecnológicas para o negócio

Os principais motivadores para as mudanças em 2020 são:

  • O crescimento da inteligência artificial. O mercado tem ouvido falar sobre inteligência artificial. Muitas empresas passaram a implementar alguns recursos dessa tecnologia em seus negócios. Muitos aplicativos de IA estão transformando muitos modelos de negócios, por isso, muitos CIOs passaram a estudar essa tecnologia para melhorar os trabalhos internos.
  • Se adaptar às estratégias de nuvem. As estratégias de nuvem ganharam força em 2020 por causa da pandemia e da reclusão social. A preocupação de muitas empresas foi garantir que todos os funcionários tivessem acesso a documentos e informações sigilosas. Essa estratégia deve seguir o mesmo objetivo que os negócios, que, em contrapartida, precisa estar preparado para atender as necessidades do seu pessoal.
  • O comportamento do consumidor. Nos últimos anos muitas tecnologias foram implementadas a uma velocidade gigantesca. As empresas precisam se adaptar às novas tecnologias para  atender ao novo comportamento do consumidor e atender suas expectativas cada vez mais rigorosas.

Os CIOs precisam desempenhar um papel proativo em treinamentos e desenvolvimento de todos os funcionários para que consigam se adaptar e aproveitar todos os recursos que as mudanças têm a oferecer.

 

Para alavancar o negócio, o seu CIO precisa investir em uma TI estratégica, capaz de atender todas as necessidades do negócio com tecnologia.

As novas tecnologias podem ajudar a melhorar os padrões de serviço, diminuir os custos e melhorar a produtividade do negócio.

As incertezas econômicas devem estimular ainda mais os CIOs a encontrarem um equilíbrio entre investir em novas tecnologias e manter um custo controlado.


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