Software e hardware : O que são e Qual é a diferença entre eles?



Software e Hardware? Você provavelmente já ouviu esses dois termos antes  mas qual é a diferença? Nosso objetivo é esclarecer o que é hardware e software, como definir melhor hardware e software  e a diferença entre hardware e software neste artigo. Continue lendo para entender as diferenças e não confundir mais.



O que é software?

Software, de uma maneira geral, é a parte intocável de uma máquina desenvolvida por códigos e linguagens de programação. Ele é formado pelo conjunto de instruções dadas a um computador, que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, de modo que ele execute determinada tarefa.

Estas instruções, criam as ações dentro do programa, e permitem seu funcionamento. Cada ação é determinada por uma sequência, e essas sequências se agrupam para formar o programa. Estes comandos se unem, criando um programa complexo.

O software está presente seu computador, celular, tablet, TV, video game, entre outros. E pode se apresentar de várias formas, seja por meio de um editor de textos, um navegador, um editor de fotos, um jogo, um app de streaming, um sistema de contabilidade.

Tipos de Software

Existem três principais tipos de software, e cada um deles possui um objetivo específico dentro da informática. 

O software de aplicação contém todos os programas derivados de uma programação de software e que cumprem uma tarefa específica, em quase todas as áreas possíveis. São utilizados por dispositivos móveis e computadores, e seu produto é oferecido ao consumidor final. Como o Pacote Office, que permite a criação de documentos, planilhas , slides, etc.

O software de programação utiliza do conhecimento lógico e da linguagem de programação orientada a objetos, para desenvolver novos softwares e sistemas. Esses programas podem ser escritos por diferentes linguagens de programação (C, Java, Python, Swift) e abrigam compiladores, intérpretes e depuradores.

Por último, o software de sistema, que é considerado o mais importante. Pois é ele que permite ao usuário usar a interface do sistema operacional incorporada ao dispositivo.

O software de sistema é composto por um conjunto de programas ou aplicativos nativos, encarregados de fazer a comunicação entre o computador - que só entende linguagem de máquina-, e o usuário final. Sendo então, a base em que o software de aplicação e os de programação irão rodar. O Windows, iOS e Android são alguns exemplos de software de sistema.

Sendo assim, podemos dizer que o software de sistema é que conecta os aplicativos aos recursos de hardware que o dispositivo tem.


Então, O que é hardware?



Hardware é um termo usado para descrever dispositivos de computador que compõem seu computador desktop, laptop, tablet móvel ou smartphone ou qualquer coisa que esteja conectada a este equipamento. Outra maneira de descrever o hardware é qualquer coisa que possa ser fisicamente tocada - pense no monitor, mouse, teclado, unidade de CD ROM ou impressora do computador. Seu computador precisa de hardware para funcionar, mas é o software que fornece comandos ao hardware e informa o que fazer. Por exemplo, você pode usar o software e solicitar que imprima uma cópia física de um documento que você está digitando no seu computador. O software enviará esse comando para uma impressora externa (conectada ao seu computador) e executará a tarefa para você.


Pontos principais:

  • Os componentes físicos do computador são conhecidos como hardware. Na verdade, é um termo coletivo que tem um amplo significado agora.
  • O hardware é sempre tangível e, portanto, o usuário pode tocar, ver e sentir o hardware.
  • Materiais físicos são usados ​​para compor o hardware, o que novamente significa que o usuário pode tocar para ver e sentir.
  • O hardware nunca é afetado pelos vírus que afetam principalmente o software.
  • O dano ao hardware é algo que pode ser substituído por um novo.
    A transferência eletrônica do hardware não é possível. Por exemplo, o hardware nunca é transferido na forma de sinais.
  • A realização de cópias duplicadas do hardware não é possível pelo próprio usuário.

 

Um computador pode funcionar sem hardware?

Tudo isso depende do hardware em questão. A maioria dos computadores requer pelo menos um monitor, disco rígido, teclado, memória, placa-mãe, processador, fonte de alimentação e placa de vídeo para funcionar corretamente.
Se algum desses dispositivos estiver ausente ou com defeito, um erro será encontrado ou o computador não vai iniciar. Não é necessário adicionar hardware como uma unidade de disco (por exemplo, CD-ROM ou DVD), modem, mouse, placa de rede, impressora, placa de som ou alto-falantes, mas oferece funcionalidade adicional ao computador.

Nesse mesmo computador, o software pode ser instalado e permitir que uma pessoa interaja com o hardware. Sistemas operacionais, como Windows ou macOS, são softwares e fornecem uma interface gráfica para as pessoas usarem o computador e outro software no computador. Uma pessoa pode criar documentos e diferentes arquivos usando o software certo.

Quais são as diferenças entre software e hardware?

-A falha no hardware surge devido ao desgaste, pois os dispositivos eletrônicos produzem calor e vibrações; é por isso que o hardware não é muito durável. Pelo contrário, no software, nenhum desgaste está presente, pois não há nada físico; portanto, eles são duradouros. No entanto, um bug ou erro pode corromper algumas funcionalidades de um software, mas também pode ser corrigido.
-O hardware destina-se a executar a tarefa no nível da máquina, enquanto o software fornece instruções para o hardware.


Importância de manter seu software atualizado 

Manter seu software atualizado, significa garantir a segurança dos seus sistemas, o bom desempenho dos processos, ou qualquer outro bug que possa atrapalhar o desempenho do seu sistema. Além de prevenir que seus sistema se torne vulnerável e possa ser acessado por outras pessoas. Todos os modelos de software podem ser atualizados, inclusive os drivers, uma vez que são eles os responsáveis por conectar os hardwares a máquina. Os dois problemas mais recorrentes gerados pela falta de atualização de um software são problemas no funcionando do sistema, e a incompatibilidade de recursos. 

  • Problemas no funcionamento 

Com o tempo o software pode começar a apresentar algumas falhas ou bugs, afetando todo o sistema. Por isso, é importante sempre verificar se o fabricante do software que está adquirindo oferece um suporte para solucionar os problemas que possam aparecer, além de atualizações pontuais. Por isso, um software feito sob demanda é sempre menos arriscado ao seu negócio no longo prazo, pois você terá maior facilidade na correção de possíveis falhas, e terá uma equipe oferecendo o suporte necessário. 

  • Incompatibilidades

A incompatibilidade dos recursos pode ser outro problema gerado pela falta de atualização de seus software. Pois no momento da criação daquele sistema, ele é estruturado de acordo com os hardwares e tecnologias disponíveis. A partir do momento que esses recursos vão avançando tecnologicamente e adquirindo novas funcionalidades, os sistemas vão ficando obsoletos, afetando o desempenho da comunicação hardware-máquina e o sistema começa a apresentar erros. 

Precisando de suporte ?

Agora que já entendeu a diferença entre esses dois termos se precisar de suporte para sua infraestrutura de TI, seja preventiva ou corretiva, a Eunerd,marketplace de serviços gerenciados de TI tem mais de 22mil técnicos de todas as especialidades para realizar atendimentos a nível nacional, entre em contato para saber mais dos serviços e gerenciamento de TI para empresas.
Mas caso você precise de ajuda com o seu negócio, desde a concepção e manutenção das suas soluções digitais, a GoBacklog pode ser a empresa certa para você. No mercado desde 2016, ela já colaborou com diversas empresas que queriam evoluir seus negócios digitalmente. Entre em contato para maiores informações, e mantenha o foco no crescimento do seu negócio, enquanto a GoBacklog garante a inovação contínua das soluções desenvolvidas.


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form