O que fazer quando o computador não reconhece impressora?

Se o seu computador não reconhece a impressora, não fique aflito: preparamos uma série de dicas para você resolver esse problema de uma vez por todas.

Você instalou o equipamento, seguiu o passo a passo dos tutoriais que encontrou na internet e as recomendações do fabricante, mas no fim das contas não conseguiu fazer aquilo que pretendia: imprimir o seu documento. Mas o que fazer quando o computador não reconhece a impressora?.


Neste artigo vamos te ajudar com algumas dicas. Confira!

Por que o computador não reconhece a impressora?

Há alguns bons motivos para justificar essa mensagem que passou a aparecer para você. O computador não  reconhece a impressora em diversas situações:

  • Instalação mal feita, que exige que você desinstale e instale a impressora do zero
  • Problema de configuração no computador, como o dispositivo não estar marcado com a opção “padrão”
  • Atualização no Drive ou software da impressora
  • Problema no cabo que conecta a impressora ao computador por meio da porta USB. 


Portanto, confira na sequência abaixo cinco dicas que podem te ajudar a resolver o problema da impressora que não está sendo reconhecida pelo PC.

1) Certifique que a impressora foi corretamente configurada


Se o seu computador não reconhece a impressora, a primeira atitude que você deve tomar é voltar alguns passos e conferir se o equipamento está corretamente instalado no seu PC. A maneira mais rápida é instalar a impressora por meio do CD de instalação que vem junto com o dispositivo. Se você não tem mais o CD ou não sabe onde ele poderia estar, não tem problema. Há uma outra maneira de fazer a instalação do equipamento. 


Se você utiliza o Windows, vá em “Painel de Controle”, em seguida “Exibir impressoras e dispositivos” e clique em adicionar impressora.


 

Depois de clicar na caixa aí em cima, o computador vai começar a reconhecer os dispositivos e é possível que, dessa forma, ele reconheça a impressora se ela estiver conectada à máquina. 


Se, ainda assim, essa solução não der certo, uma alternativa é consultar o site do fabricante da impressora. Em geral, eles têm uma página para suporte, com dicas e tutoriais para ajudar a resolver os problemas. 

2) Verifique se a impressora está marcada como padrão 


Uma outra explicação possível para a mensagem de que o computador não reconhece a impressora é se o equipamento que você quer utilizar não estiver definido como “padrão”. É possível verificar a impressora padrão de uma maneira bem simples. Vá em “Painel de Controle” e, em seguida no item “Exibir impressoras e dispositivos”. Verifique todas as opções de equipamentos que aparecer entre os dispositivos configurados e veja se a impressora que você pretende utilizar está ali. 


Se o equipamento realmente não estiver marcado como “padrão”, clique com o botão do direito e selecione a opção “Definir como impressora padrão”.

3) Atualize os drivers e programas da impressora 

Você sabe como funciona uma impressora? As funções que você manda o equipamento executar, desde a mais simples, como a impressão de um documento qualquer, são realizadas por meio dos drivers. Esses programas fazem parte do software e, se ficarem desatualizados, podem ser responsáveis pelo computador não reconhecer a impressora. 


Dito isso, sempre mantenha os drivers atualizados, principalmente ao mudar de sistema operacional — do Windows 8 para o Windows 10, por exemplo. Uma forma simples e segura de atualizar esses programas é baixá-los por meio do site do fabricante. Lá, as versões mais atualizadas ficam disponíveis e você pode manter os equipamentos rodando com o que há de mais novo.  

4) Reinstale a impressora

Uma outra maneira de resolver o problema do computador que não reconhece a impressora é reinstalar o equipamento. Por alguma razão, a impressora pode estar com algum problema de comunicação com o PC e parou de funcionar. Para fazer isso da forma mais correta, em primeiro lugar você deve desinstalar todos os programas que foram instalados junto com a nova impressora, além de removê-la das configurações. 


Depois de concluído o processo, reinicie o computador. Ligue a impressora no computador por meio do cabo que é conectado na porta USB e o mantenha plugado durante todo o processo de instalação. A forma mais simples é realizar a instalação com auxílio do CD que veio junto com a impressora. Dessa forma você não corre o risco de ter pulado alguma etapa. 


5) Verifique o cabo da impressora

Você seguiu todas essas dicas e a situação não se resolveu? Então, finalmente, considere que o problema pode ser no cabo do equipamento. E isso não é, de todo, raro. Se sua impressora não é reconhecida pelo computador mesmo depois de você ter realizado a instalação, atualização de drivers e outros procedimentos, se ela desliga sozinha, sem nenhum comando, provavelmente o cabo USB está danificado ou a porta de entrada no PC. 


Se você suspeita da segunda opção, faça um teste simples ao plugar o cabo em outra porta de entrada. No entanto, se você acha que o cabo pode estar danificado, tente substituí-lo por outro e teste novamente. 


Se for esse o problema, não deixe de ler o artigo que escrevemos sobre manutenção preventiva para impressoras

O que fazer quando não consigo mais imprimir um documento?

Se você seguiu as dicas anteriores, instalou a impressora novamente, mas ainda não conseguiu imprimir um documento, certifique se não há um excesso de documentos na fila de impressão que estejam impedindo o processo. E como fazer isso?


Acesse o menu “Painel de Controle”, em seguida clique em “Exibir dispositivos e impressoras”, selecione a impressora que você está usando e selecione,  com o botão direito do mouse, a opção “Ver o que está sendo impresso”. Em seguida, uma janela é exibida com a listagem dos documentos que foram enviados para a impressão e que não foram concluídos ou devidamente processados. Na sequência, cancele um por um ao selecionar com o botão direito. 


Depois que a caixa estiver zerada, desligue e ligue a impressora e tente fazer a impressão do zero. 


Resolver problemas como o do computador que não reconhece impressora e mesmo cuidar da manutenção do seu equipamento exige dedicação, organização e recursos. No entanto, uma opção é terceirizar esse serviço para que você possa focar no que deve, realmente, fazer dentro do escritório. Essa é uma forma até mesmo de melhorar a TI dentro da sua empresa.


Se você ainda tem dúvida sobre as vantagens da terceirização da manutenção, confira o artigo “5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI”, que escrevemos sobre o assunto’.


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form