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Você instalou o equipamento, seguiu o passo a passo dos tutoriais que encontrou na internet e as recomendações do fabricante, mas no fim das contas não conseguiu fazer aquilo que pretendia: imprimir o seu documento. Mas o que fazer quando o computador não reconhece a impressora?.


Neste artigo vamos te ajudar com algumas dicas. Confira!

Por que o computador não reconhece a impressora?

Há alguns bons motivos para justificar essa mensagem que passou a aparecer para você. O computador não  reconhece a impressora em diversas situações:

  • Instalação mal feita, que exige que você desinstale e instale a impressora do zero
  • Problema de configuração no computador, como o dispositivo não estar marcado com a opção “padrão”
  • Atualização no Drive ou software da impressora
  • Problema no cabo que conecta a impressora ao computador por meio da porta USB. 


Portanto, confira na sequência abaixo cinco dicas que podem te ajudar a resolver o problema da impressora que não está sendo reconhecida pelo PC.

1) Certifique que a impressora foi corretamente configurada


Se o seu computador não reconhece a impressora, a primeira atitude que você deve tomar é voltar alguns passos e conferir se o equipamento está corretamente instalado no seu PC. A maneira mais rápida é instalar a impressora por meio do CD de instalação que vem junto com o dispositivo. Se você não tem mais o CD ou não sabe onde ele poderia estar, não tem problema. Há uma outra maneira de fazer a instalação do equipamento. 


Se você utiliza o Windows, vá em “Painel de Controle”, em seguida “Exibir impressoras e dispositivos” e clique em adicionar impressora.


 

Depois de clicar na caixa aí em cima, o computador vai começar a reconhecer os dispositivos e é possível que, dessa forma, ele reconheça a impressora se ela estiver conectada à máquina. 


Se, ainda assim, essa solução não der certo, uma alternativa é consultar o site do fabricante da impressora. Em geral, eles têm uma página para suporte, com dicas e tutoriais para ajudar a resolver os problemas. 

2) Verifique se a impressora está marcada como padrão 


Uma outra explicação possível para a mensagem de que o computador não reconhece a impressora é se o equipamento que você quer utilizar não estiver definido como “padrão”. É possível verificar a impressora padrão de uma maneira bem simples. Vá em “Painel de Controle” e, em seguida no item “Exibir impressoras e dispositivos”. Verifique todas as opções de equipamentos que aparecer entre os dispositivos configurados e veja se a impressora que você pretende utilizar está ali. 


Se o equipamento realmente não estiver marcado como “padrão”, clique com o botão do direito e selecione a opção “Definir como impressora padrão”.

3) Atualize os drivers e programas da impressora 

Você sabe como funciona uma impressora? As funções que você manda o equipamento executar, desde a mais simples, como a impressão de um documento qualquer, são realizadas por meio dos drivers. Esses programas fazem parte do software e, se ficarem desatualizados, podem ser responsáveis pelo computador não reconhecer a impressora. 


Dito isso, sempre mantenha os drivers atualizados, principalmente ao mudar de sistema operacional — do Windows 8 para o Windows 10, por exemplo. Uma forma simples e segura de atualizar esses programas é baixá-los por meio do site do fabricante. Lá, as versões mais atualizadas ficam disponíveis e você pode manter os equipamentos rodando com o que há de mais novo.  

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4) Reinstale a impressora

Uma outra maneira de resolver o problema do computador que não reconhece a impressora é reinstalar o equipamento. Por alguma razão, a impressora pode estar com algum problema de comunicação com o PC e parou de funcionar. Para fazer isso da forma mais correta, em primeiro lugar você deve desinstalar todos os programas que foram instalados junto com a nova impressora, além de removê-la das configurações. 


Depois de concluído o processo, reinicie o computador. Ligue a impressora no computador por meio do cabo que é conectado na porta USB e o mantenha plugado durante todo o processo de instalação. A forma mais simples é realizar a instalação com auxílio do CD que veio junto com a impressora. Dessa forma você não corre o risco de ter pulado alguma etapa. 


5) Verifique o cabo da impressora

Você seguiu todas essas dicas e a situação não se resolveu? Então, finalmente, considere que o problema pode ser no cabo do equipamento. E isso não é, de todo, raro. Se sua impressora não é reconhecida pelo computador mesmo depois de você ter realizado a instalação, atualização de drivers e outros procedimentos, se ela desliga sozinha, sem nenhum comando, provavelmente o cabo USB está danificado ou a porta de entrada no PC. 


Se você suspeita da segunda opção, faça um teste simples ao plugar o cabo em outra porta de entrada. No entanto, se você acha que o cabo pode estar danificado, tente substituí-lo por outro e teste novamente. 


Se for esse o problema, não deixe de ler o artigo que escrevemos sobre manutenção preventiva para impressoras

O que fazer quando não consigo mais imprimir um documento?

Se você seguiu as dicas anteriores, instalou a impressora novamente, mas ainda não conseguiu imprimir um documento, certifique se não há um excesso de documentos na fila de impressão que estejam impedindo o processo. E como fazer isso?


Acesse o menu “Painel de Controle”, em seguida clique em “Exibir dispositivos e impressoras”, selecione a impressora que você está usando e selecione,  com o botão direito do mouse, a opção “Ver o que está sendo impresso”. Em seguida, uma janela é exibida com a listagem dos documentos que foram enviados para a impressão e que não foram concluídos ou devidamente processados. Na sequência, cancele um por um ao selecionar com o botão direito. 


Depois que a caixa estiver zerada, desligue e ligue a impressora e tente fazer a impressão do zero. 


Resolver problemas como o do computador que não reconhece impressora e mesmo cuidar da manutenção do seu equipamento exige dedicação, organização e recursos. No entanto, uma opção é terceirizar esse serviço para que você possa focar no que deve, realmente, fazer dentro do escritório. Essa é uma forma até mesmo de melhorar a TI dentro da sua empresa.


Se você ainda tem dúvida sobre as vantagens da terceirização da manutenção, confira o artigo “Vantagens do aluguel / locação de notebooks e impressoras”, que escrevemos sobre o assunto’.


O que fazer quando o computador não reconhece impressora?