Provavelmente, a maioria das pessoas só percebe que coisa mágica é a impressora a jato de tinta ou laser, quando ela pára de funcionar de repente! E também lembram da manutenção preventiva de impressora que não foi feita.

Só então fica claro que a humilde - ou não tão humilde - impressora de escritório é um sistema complexo com peças delicadas que precisam de cuidados para funcionar bem e para manter a qualidade de impressão consistente e tão boa quanto quando no primeiro dia de uso.

Para garantir que qualquer impressora atinja seu maior potencial, a manutenção preventiva de impressora é a chave.

Em comum com qualquer máquina ou dispositivo que supostamente funcione eficientemente, a impressora precisa de manutenção para fornecer resultados consistentes e prolongar sua vida útil útil.

Algumas verificações por mês prolongam a vida útil da impressora e, é claro, aumentam a confiança do usuário de que a impressora estará disponível para trabalhar de forma eficaz e imediata, sob demanda e sempre.

Naturalmente, os fabricantes fornecerão todas as informações necessárias no manual do produto, mas normalmente a maioria dos usuários não assume a responsabilidade de conhecer essas informações.

Grande parte das empresas opta por um contrato de serviço com a impressora e, portanto, um técnico pode explicar os princípios básicos de manutenção e uso adequado.

Mas muitas vezes esse não é o caso, especialmente talvez com impressoras de baixo custo, ou em empresas onde o planejamento orçamentário considera tais contratos mais como um luxo do que como uma necessidade.

O argumento para a manutenção preventiva de impressoras nessas circunstâncias é impressionante. Ninguém quer papel amassado e imagens ruins. E sem o devido cuidado, os problemas podem acontecer a qualquer momento.

Dicas de manutenção preventiva de impressora

Especialmente em ambientes de trabalho empoeirados, os componentes internos de qualquer impressora podem sofrer muito.

Uma impressora em um depósito ou ambiente com muita poeira se beneficiará especialmente de verificações regulares de manutenção.

Além disso, há uma necessidade ainda maior de manutenção preventiva com impressoras a laser - em grande parte devido ao fato de imprimir mais páginas por minuto e ter mais partes móveis do que as impressoras a jato de tinta.

O processo de manutenção envolve a inspeção de componentes como filtros de ozônio, dentes eliminadores de estática e limpeza da unidade fusora.

Aqui estão algumas dicas de manutenção preventiva de impressora que devem ajudá-lo a fazer menos chamadas de serviço:

- Não use solventes ou produtos de limpeza à base de amônia. O certo é usar álcool isopropílico ou etílico. Use um pano sem fiapos embebido em álcool ou umedecido com água.

- Sempre inspecione os rolos de captação de papel quanto a poeira. Os rolos coletores de papel acumulam poeira e precisam ser limpos periodicamente.

- Quando os rolos ficam brilhantes e parecem "envidraçados", eles precisam ser substituídos.

- Inspecione sempre as almofadas de separação quanto a poeira. Tal como acontece com os rolos de captação, limpe com álcool ou um pano sem fiapos umedecido com água. Almofadas de separação devem ser substituídas ao mesmo tempo que os rolos de captação.

- Os rolos de transferência devem ser limpos se estiverem realmente sujos, mas é importante não tocar nos rolos com os dedos descobertos. Um pano seco sem fiapos deve ser usado, e se muito toner derramar no rolo de transferência, a única opção é substituí-lo.

- Inspecione regularmente os espelhos em busca de poeira e sujeira. Estes são melhor limpos com ar comprimido filtrado ou um pano sem fiapos ou cotonete umedecido com limpador de lentes.

- Por fim, inspecione os roletes do conjunto do fusor em busca de marcas e substitua-os se houver manchas presentes.

Seguir essas dicas vai garantir que você precise de menos chamadas de serviço, que seu fluxo de trabalho não será interrompido em momentos críticos e certamente aumentará a vida útil da impressora.

Por que a manutenção preventiva de impressoras é importante?

1. Evita interrupções no trabalho

Embora o uso de papéis tenha reduzido significativamente nas empresas nos últimos anos, as impressoras ainda são usadas com frequência pelos funcionários para imprimir documentos comerciais.

Se a impressora quebrar devido a qualquer motivo, ela vai interromper as atividades e afetará negativamente a produtividade dos funcionários.

No entanto, a manutenção preventiva de impressora mantém as máquinas em boas condições e ajuda a evitar panes inesperadas. Quando as peças da impressora são regularmente inspecionadas e limpas, é mais fácil identificar possíveis problemas de antemão.

Dessa forma, você pode consertar ou substituir o equipamento antes que ele afete seus negócios.

2. Melhora a qualidade da impressão

Quando as impressoras são usadas com frequência, isso leva a desgastes. Os sistemas ficam desalinhados e não fornecem impressões de alta qualidade.

Como a qualidade das impressões diminui gradualmente ao longo do tempo, nem sempre é possível identificar que sua impressora precisa de reparos.

É melhor assinar um contrato com um serviço profissional e eles realizarem o trabalho de manutenção preventiva de impressora periodicamente. Isso não apenas economiza custos a longo prazo, mas também evita aborrecimentos.

3. Economiza custos com reparos maiores

Embora muitas empresas considerem um desperdício de recursos manter as impressoras, elas ajudam a reduzir as despesas comerciais.

Quando você não contrata serviços profissionais para trabalhos de manutenção, acaba gastando uma quantia maior ainda para consertar ou substituir o equipamento em poucos meses. Mas com uma manutenção preventiva de impressora, não há necessidade de fazer isso.

A manutenção protege seu investimento nesse equipamento de escritório e garante ainda que as impressoras funcionem por longos anos e que não haja necessidade de gastar com recursos para substituí-las.

Manutenção interna versus serviços de reparo de impressora

Você pode atribuir a tarefa de manutenção preventiva de impressora à sua equipe interna, mas e se eles não tiverem experiência com ela? Em vez de arriscar seu investimento, considere a contratação de serviços de fornecedores profissionais.

Não há necessidade de contratar pessoal treinado para manter as impressoras do escritório em boa forma. E os serviços profissionais de reparo podem realizar essa tarefa por uma fração dos custos.

Quando você terceiriza o trabalho de manutenção de impressora, reduz a carga de trabalho de seus funcionários. Isso leva a um aumento em sua produtividade.

Sua equipe interna pode inspecionar e reparar impressoras regularmente, mas por que passar por tais aborrecimentos quando você pode contratar serviços profissionais para essa finalidade?

Em dúvida se vale a pena terceirizar? Confira este artigo sobre os ‘5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI’.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Yázigi a reduzir seus custos fixos em 12% com nosso suporte ondemand.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


       if(window.strchfSettings === undefined) window.strchfSettings = {};
   window.strchfSettings.stats = {url: "https://eunerd.storychief.io/manutencao-preventiva-impressora?id=986318458&type=26",title: "Manutenção preventiva de impressora: dicas e porque fazer",id: "1387d4be-e639-4520-a05d-e4d675fa7fbc"};
           (function(d, s, id) {
     var js, sjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
     if (d.getElementById(id)) {window.strchf.update(); return;}
     js = d.createElement(s); js.id = id;
     js.src = "https://d37oebn0w9ir6a.cloudfront.net/scripts/v0/strchf.js";
     js.async = true;
     sjs.parentNode.insertBefore(js, sjs);
   }(document, 'script', 'storychief-jssdk'))
   

Manutenção preventiva de impressora: dicas e porque fazer