10 Conselhos para protegermos dos ataques informáticos em tempos de coronavírus. 


A implementação do teletrabalho como medida para prevenir a propagação do coronavírus (Covid-19) está impondo uma série de desafios às empresas e organizações e ao mesmo tempo,  aumentando o risco de exposição das empresas a riscos de privacidade, proteção de dados e segurança cibernética.


Os maiores riscos são o phishing, que consiste em enviar emails que suplantam a empresas , bancos e outras instituições para indicar á victima a uma web falsa, donde roubam os dados dela, o ransomware, ataque que infectam o sistema quando a pessoa abre um arquivo maligno o instala um aplicativo fake que os hackers convidam a baixar por e-mail ou redes sociais como se fosse real.


Para que este modelo de trabalho seja eficiente é é necessário ter o controle dispositivos internos e de terceiros, redes e servidores de acesso remoto e os recursos internos acessados, de modo a avaliar quais medidas devem ser adotadas para mitigar os riscos de privacidade e segurança da informação.


Idealmente, todas as empresas deveriam ter políticas de cibersegurança que contemplem orientações sobre o trabalho remoto, além de treinamentos para todos os colaboradores.Porém, essas são as principais recomendações que destacamos para promover a segurança ao trabalhar de maneira remota:



  1. Evitar redes públicas,orientar que os colaboradores só utilizem redes de wi-fi seguras, e recomendar que a senha do Wi-Fi seja fortemente protegida e modificada de tempos em tempos.

  2. Garantir que todos os programas de antivírus e firewalls estejam atualizados.


  1. Fazer backups frequentes e automáticos de todos os arquivos.


  1. Fornecer uma VPN (Virtual Private Network) para as equipes se conectarem com segurança à rede corporativa, manter a rede VPN sempre atualizada e protegida.


  1. Restringir os direitos de acesso dos usuários que se conectam à rede corporativa.


  1. Sempre reforçar as orientações aos colaboradores para evitar que acessem e-mails de phishing ou que façam download de aplicativos falsos.


  1. Proteger todos os endpoints da empresa – incluindo smartphones, laptops e tablets – com uma solução de segurança adequada.


  1. Verificar os updates do sistema operacional e garantir que ele tenha sido atualizado para a versão mais recente.


  1. Atualizar o software de antivírus regularmente.
  2. Certificar-se de que o departamento de TI possui recursos adequados para dar suporte ao trabalho remoto e garantir a segurança da rede.



Todas esses conselhos são essenciais para nos prevenir de qualquer risco cibernético. É importante também estabelecer um plano de resposta a incidentes de segurança adaptado a situações de trabalho remoto.


A EUNERD acredita no futuro do trabalho remoto e continua ajudando as empresas com a padronização de home-office das equipes . 


Após a implementação desse modelo a EUNERD oferece o suporte completo para você e sua equipe contar com apoio rápido para resolver qualquer incidente durante suas atividades remotas e também reforçar a segurança no seu ambiente de trabalho.Cada usuário pode abrir um chamado e ter acesso seguro e fácil aos dados e recursos necessários assim, os gestores de TI podem gerenciar cada chamado e receber um relatório detalhado e manter a produtividade da equipe, protegendo os dados da empresa ao mesmo tempo.


Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória