“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Quem é fã de quadrinhos já sabe que ela foi dita em um momento super importante pelo tio Ben ao jovem Peter Parker, prestes a se tornar Homem Aranha. E qual sua relação com este post sobre características de um bom líder?


Bom, uma vez que você atingiu um cargo de liderança dentro de uma empresa, você precisa saber como tirar o melhor proveito dele.


E não estamos falando apenas de proveitos pessoais, para o crescimento da sua carreira. É importante usar sua posição para orientar, unir e desenvolver sua equipe de trabalho.


Para ser um bom líder no trabalho, é importante trabalhar características para se transformar em uma referência positiva na empresa.


Viu como são grandes as responsabilidades que vem com o poder da liderança? Se esse é seu desafio na carreira, continue lendo e confira 5 características de um bom líder que você deve ter.

Características de um bom líder | LISTA

1. Saber se comunicar

Uma das características de um bom líder é a comunicação. Sem uma comunicação clara e aberta, qualquer relação interpessoal fica mais difícil. No trabalho não é diferente.


Para liderar uma equipe com sucesso, antes de saber falar, é importante saber ouvir. Essa postura demonstra empatia pelo ouvinte.


Seja em conversas particulares ou nas reuniões de equipe, exercite a escuta para ter uma comunicação alinhada e clara.


Em seu livro ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’, o autor Dale Carnegie traz um pensamento interessante: "converse com alguém sobre ele mesmo e ele o ouvirá por horas".


Eis o segredo para um bom líder se comunicar! Por exemplo: precisa resolver um problema, ouça primeiro os envolvidos e depois faça suas considerações, ponderando o que ouviu e passando suas informações.


Outros pontos para exercitar essa característica de um bom líder são:


  • Simplifique e seja direto: evite fazer rodeios ao tratar de um assunto;
  • Ouça e incentive o outro a falar: gera empatia e abertura com a equipe;
  • Ilustre seu ponto de vista através de histórias: use para explicar conceitos e ideias novas;
  • Use a comunicação não verbal: balançar a cabeça, olho no olho para demonstrar que está ouvindo.

2. Ter empatia pelo outro

Outra das características de um bom líder é a empatia. Ter empatia é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa.


Em uma posição de liderança, ela é fundamental para criar uma boa relação com o restante da equipe e ser visto como uma figura acessível e não separada do resto do grupo.


Essa conexão pela empatia está ligada diretamente a comunicação. Pois entendendo tanto os fatores que motivam quanto os que desmotivam a equipe é possível melhorar as estratégias de trabalho, negociar melhor, inspirar lealdade e aumentar a criatividade.


Além disso, a empatia fortalece outras características de um bom líder como: 

  • negociação;
  • colaboração;
  • criatividade;
  • segurança;
  • conexão emocional;
  • identificação de necessidades.

Entenda mais sobre empatia na prática assistindo ao vídeo abaixo:




3. Conseguir delegar tarefas 

Essa é uma das características de um bom líder que acende o sinal vermelho para muito profissionais em cargos de liderança. Você sabe delegar tarefas?


Esperamos que você responda sim, pois quando um líder age de forma centralizadora, o que ele passa é que não confia na equipe.


E pior: que ele é o único capaz de resolver com eficiência as questões da empresa.

A produtividade e a autoconfiança da equipe são fundamentais porque são com esses estímulos que cada profissional consegue crescer na carreira.


Um líder que não divide funções bloqueia esse progresso coletivo. Por isso, ao sentir dificuldades sair da posição ‘fazer’ para a ‘liderar’ peça ajuda do RH da empresa, leia livros, assista palestras e troque experiências com líderes mais experientes da empresa. 


Uma dica para aprender a delegar é criar um passo a passo para acompanhar o trabalho da equipe. Veja uma exemplo abaixo:


  1. Defina a tarefa a ser executada;
  2. Escolha a pessoa que pode desempenhá-la bem dentro da equipe;
  3. Estabeleça objetivos e metas claros;
  4. Inicie o trabalho;
  5. Acompanhe a execução;
  6. Avalie e faça mudanças, se necessário.

4. Ser resiliente

A resiliência é uma das características de um bom líder, especialmente dos mais experientes. Afinal, passar por tempos difíceis sem perder o entusiasmo com o trabalho exige tempo.


Resiliência significa a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à situações difíceis ou às mudanças. 


Nessas situações, o líder precisa ser uma espécie de porto seguro para a equipe, sendo capaz de manter o trabalho em andamento, continuar perseguindo as metas e melhorando as estratégias necessárias.


Ou seja, manter a si mesmo e a equipe focada nas soluções para os problemas. 

5. Apoiar a equipe

Dar apoio a equipe em todos os momentos — bons e ruins — também é uma das grandes características de um bom líder.


Parafraseando o autor americano Arnold H. Glasow, para ser uma liderança efetiva você precisa levar um pouco mais do que sua parte da culpa e um pouco menos que sua parte do crédito. 


Acreditar na equipe e na maneira como vocês trabalham junto, demonstra confiança e desperta o sentimento de responsabilidade de todos com o trabalho.


Você está lá para apoiá-los, mas conta com seu comprometimento para que o máximo de dedicação seja empregada sempre. 

Ofereça suporte para sua equipe trabalho

Essas características de um bom líder vão ajudá-lo a exercer melhor as suas funções e entender as melhorias que sua equipe precisa.


É preciso fazer um upgrade nas ferramentas de compartilhamento ou criar uma maneira mais fácil de trocar informações entre a equipe? 


Para entender como a tecnologia pode auxiliar o dia a dia do seu negócio, conheça a Encontre um Nerd.


Acesse o nosso case da Verdus Contabilidade, para entender como a empresa melhorou a satisfação e o dia a dia de trabalho dos funcionários através da TI. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

5 características de um bom líder na empresa