Estar a frente de um cargo de destaque vai muito além de apenas ocupar uma posição importante. Com a mudança vem novas responsabilidade e a necessidade de desenvolver habilidades mais agregadoras. E como ser um bom líder no trabalho? Afinal, você vai estar no comando de uma equipe que vai precisar contar com você diariamente.


Para evoluir sem desanimar ou se sentir sobrecarregado, é importante se capacitar para o desafio e desenvolver novas posturas.


Reunimos a seguir algumas dicas práticas de como ser um bom líder no trabalho para você começar a colocar em prática hoje. Continue lendo!

Dicas de como ser um bom líder no trabalho

1. Abrace as novas responsabilidade 

Se você quer ser um bom líder no trabalho, aprenda a assumir a responsabilidade por qualquer coisa que lhe interesse e abrace esse objetivo. 


Isso também significa que enquanto você participar de um projeto, você influencia se ele vai ser bem-sucedido ou não.


Aprenda a assumir a responsabilidade não apenas pelas coisas boas, mas também pelas coisas ruins. 


Assuma o controle de seus erros e saiba que não há problema em estar errado. Você não pode aprender se não cometeu nenhum erro. 

2. Incentive o feedback bidirecional

Parte do processo de como ser um bom líder no trabalho envolve a criação de um ambiente onde é seguro correr riscos. 


É importante que você e seus funcionários troquem confortavelmente feedbacks sinceros, honestos e diretos sem o medo de serem punidos.


É importante que você forneça canais para a comunicação bidirecional entre funcionários e gerentes, além de solicitá-los e recompensá-los por suas ideias e contribuições. Isso facilita o progresso para alcançar as metas organizacionais.


Incentive os membros da equipe a fazer perguntas, discutir preocupações ou sugerir maneiras de resolver problemas. Permita também que eles expressem opiniões sobre decisões ou políticas da empresa.


Destaque exemplos de pessoas que alcançaram um progresso significativo em relação aos objetivos da empresa ou que tiveram um desempenho que os sustentaram.


Não discuta ou descarte o ponto de vista de um funcionário. Todos, incluindo a gerência e os líderes seniores, devem respeitar a opinião de seus colegas.


Conhecimento é poder. Então, para ser um bom líder no trabalho você deve garantir que todos os funcionários recebam informações atualizadas sobre as metas da organização, sucessos e falhas de desempenho.


Use boletins, intranet da empresa e reuniões de equipe para ajudar a espalhar a notícia. E, sempre que houver uma mudança — boa ou ruim — atualize seus funcionários e diga por que isso está acontecendo. E espere o mesmo dos seus subordinados diretos.


Isso é crítico porque quanto mais você ou um funcionário reter informações importantes, mais isso prejudicará sua organização, pois impede que você crie confiança e um ambiente aberto que desenvolva sua equipe. 


Você vai ganhar credibilidade por ser aberto a comentários e trabalhar para fazer alterações para corrigir problemas à medida que eles surgirem.

3. Acredite em ganho mútuo no local de trabalho

Uma maré crescente eleva todos os barcos. Por isso, para ser um bom líder no trabalho pense sempre em ganhos mútuos.


Isso existe. Só porque alguns acreditam que o mundo dos negócios é desagradável e que você precisa ser manipulador e fazer manobras para vencer, não significa que você também tenha que seguir esse pensamento. 


Na verdade, para ser um bom líder no trabalho, tenha como prioridade não ser uma pessoa negativa e manipuladora.


Se você quer ser um líder, acredite em suas habilidades positivas de liderança. A influência positiva que você tem sobre as pessoas ao seu redor e a capacidade de inspirar sua equipe estão bem à sua frente.

4. Mostre confiança em suas decisões

Quando você assume a responsabilidade da liderança, precisa se sentir à vontade para tomar grandes decisões e mantê-las.


Você não pode ter medo de ser decisivo e tomar decisões difíceis quando as circunstâncias exigirem.


É fundamental que você entenda as muitas facetas de um problema e obtenha o máximo de informações para tomar uma decisão bem informada.


Garanta que suas escolhas não sejam apenas benéficas para você. Parte de como ser um bom líder no trabalho envolve ter sempre o objetivo da organização em mente.

5. Se você tem uma ideia, anote-a

O mundo está repleto de pessoas que falam demais e não fazem o suficiente.


Para ser um bom líder no trabalho, aja de alguma maneira. Trabalhe em um plano. Se você tem ideias fervendo em sua mente, escreva-as.


Não importa se sua ideia ainda não tem um plano — basta anotá-la. Se você não anotá-la, não há registro da ideia e nada tangível para apresentar. 


Se você quer ser um bom líder no trabalho, pratique anotando tudo.

6. Tenha um mentor

Não importa quem você é, sempre é útil ter alguém quem tenha experiência e fortes capacidades de liderança para procurar. O trabalho de como ser um bom líder no trabalho fica muito mais fácil se você puder observar na prática, além da teoria. 


Raramente alguém se oferece para ser um mentor — você provavelmente precisará fazer uma aproximação. Pode ser alguém da sua área de negócios, mas não precisa necessariamente estar no mesmo setor.


Identifique mentores em potencial que tenham valores semelhantes e faça reuniões casuais com eles para encontrar aquele com quem você tem um bom relacionamento. 


Esteja preparado para explicar o que você espera aprender, porque valoriza as ideias e os conhecimentos deles e o que traz para o relacionamento.


Ao se deparar com uma grande decisão ou obstáculo, imagine como seu mentor lidaria com isso. Pense no que eles fizeram para superar situações semelhantes. Isso pode ajudar a direcioná-lo para o caminho certo quando você se vê desafiado.

Um bom líder no trabalho = soluções eficientes

Ouvir sua equipe e agregar novas ferramentas que facilitam o feedback, a comunicação, entre outros pontos também faz parte de como ser um bom líder no trabalho.


A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


Como ser um bom líder no trabalho: 6 dicas para praticar