Os benefícios da automação do serviço de campo


Você vai encontrar pessoas que consideram a automação algo muito bom ou um completo desastre.

Existem aqueles que não gostam da automação, pois a consideram uma tecnologia capaz de roubar empregos de milhares de pessoas no futuro.

Do outro lado temos aqueles que estão entusiasmados com todos os benefícios da automação e as possibilidades que ela pode trazer para o mundo.

Isso porque a automação de serviço de campo é capaz de simplificar a vida de técnicos de TI, de empresas de qualquer segmento e principalmente dos gestores.

Ou seja, a automação de serviço de campo é capaz de mudar os processos administrativos que estão diretamente ligados a entrega de produtos e serviços, tempo de execução, qualidade, redução de falhas e resultados.

Um dos muitos motivos para um gestor optar por um software de gerenciamento de serviço de campo é exatamente a perspectiva de crescimento que a automação de tarefas pode proporcionar a rotina de qualquer profissional.

Reunimos aqui os principais benefícios da automação de serviço pode oferecer para uma grande empresa.

Boa leitura!

1. Otimização de custos

A automação de custos é a ferramenta que pode se desenvolver e se adaptar conforme um negócio passa a usá-la. O motivo disso é a capacidade de aprendizado da Inteligência Artificial.

Por isso a automação de processos pode mudar o serviço de campo.

Muitos pessimistas enxergam essa tecnologia como uma “ladra” de empregos. Mas aqueles que conseguem ver todo o potencial da automação, a encaram como uma nova oportunidade de mercado e começam a se especializar no assunto.

O gestor precisa levar em consideração que quanto menos tempo é gasto no cadastro, processamento e análise de dados, a equipe pode ser melhor aproveitada para executar outras tarefas, reuniões, planejamentos e desempenhar papéis que podem levar um negócio a alcançar o sucesso desejado.

Quanto menos tempo gasto para desempenhar as atividades, menos recursos são investidos, melhor uma equipe é gerenciada e mais enxuto se torna o serviço de campo.

O resultado é mais dinheiro, melhores investimentos e mais forte o negócio se torna no mercado.

2. Maior controle da equipe

Um software de gerenciamento de serviço de campo é capaz de colocar em ordem todo o ciclo do serviço de campo. Isso significa maior controle dos equipamentos, ordens de serviço, mão de obra, relatórios, contratos e até mesmo projetos.

Se você, gestor, colocar isso na ponta de papel, vai perceber que isso traz maior controle sobre todo o universo da equipe.

Sob o olhar de um diretor de uma empresa, isso significa a oportunidade de saber quais são os acertos e erros dos setores, e a possibilidade de realizar ajustes sempre que necessário.

A automação do serviço de campo vai permitir que uma empresa perceba um problema antes que ele gere prejuízos financeiros.

À medida que o trabalho é executado, mais planejadas são as decisões que os gestores e gerentes podem tomar e mais engajada e produtiva uma equipe será.

3. Satisfação do cliente

Conseguir conquistar uma experiência positiva entre os clientes é o primeiro item da lista de prioridades de praticamente todas as empresas de serviços.

A automação do serviço de campo, quando bem elaborada e estruturada, vai ajudar na criação dessa boa experiência tão desejada ao remover algumas tarefas rotineiras que os clientes precisam realizar para que consigam contratar algum serviço.

Como uma ordem de serviço, por exemplo.

Boa parte da automação acontece por meio da ordem de serviço. Da sua criação, execução, relatórios, monitoramento, processamento e entrega.

Todas essas ordens de serviços podem ser criadas automaticamente por meio de um Gerenciador de Serviço de Campo (field service management), um software que vai garantir que nenhuma ordem, nenhuma solicitação deixe de ser atendida.

Na prática, a ordem de serviço é enviada para um Técnico pelo gerenciador de serviço de campo e, conforme o profissional for concluindo suas tarefas, os contratantes podem acompanhar cada um dos progressos.

Assim que uma ordem de serviço é concluída, uma mensagem, relatório ou até mesmo uma fatura é automaticamente enviada.

No final, toda a papelada e o processo manual de solicitação da ordem de serviço são eliminados e dão lugar a uma automação que satisfaz até o mais exigente dos clientes.

4. Redução das falhas

Se você já leu o conteúdo “Como a automação de processos pode mudar o serviço de Campo” aqui no blog da Eunerd, vai saber que a redução das falhas é uma mudança importante da automação.

Mas achamos válido dizer que a redução das falhas também é um benefício para qualquer negócio.

Quando os profissionais precisam finalizar tarefas rotineiras rapidamente, erros podem acontecer.

As informações podem ser cadastradas incorretamente, dados podem ser mal interpretados, relatórios podem ser salvos em uma pasta aleatória.

Por menor que seja, um erro pode custar milhões para uma equipe de serviço de campo.

Optar pela automação pode garantir que os erros sejam drasticamente reduzidos.

5. Armazenamento do histórico dos clientes

No marketing digital você vai aprender que é muito mais barato vender para uma pessoa que já é seu cliente, ao invés de tentar converter uma pessoa que nunca ouviu falar do seu negócio.

A automação do serviço de campo permite que um negócio guarde todas as informações relevantes de um cliente e o seu histórico.

Com essas informações em mãos, é possível oferecer mais serviços e saber o que fazer para que ele se mantenha atualizado com as últimas novidades que existem no mercado.

 

Você vai encontrar muitos benefícios da automação para o serviço de campo. Essa é uma tendência que está presente em cada vez mais empresas.

Sai na frente quem vê valor nela e a aplica em seu próprio negócio. Quer saber quais os primeiros passos para o futuro? Fale com os nossos Nerds.


Os benefícios da automação do serviço de campo