Como a automação de processos pode mudar o serviço de campo

A automação de processos é um meio indispensável para alcançar grandes performances dentro do serviço de campo. Uma grande empresa precisa investir em inteligência artificial para continuar relevante no mercado.

8.9.2020

A automação de processos pode mudar o serviço de campo


A automação de processos pode mudar o serviço de campo em muitas frentes. Ele é capaz de transformar a cultura de uma empresa a apresentar para gestores e diretores um novo caminho para agilizar as tarefas e organizar equipes e recursos.

Na gestão de serviço de campo, o field service, a inteligência artificial está mostrando que é possível melhorar a comunicação de campo e ajudar uma empresa em frentes diferentes, além de garantir melhor experiência aos clientes.

As equipes internas em uma empresa sempre estão alternando seu trabalho entre computador e papel para concluir suas tarefas. Isso sobrecarrega os colaboradores e reduz a qualidade da tarefa.

Muitas tarefas, principalmente aquelas que são repetitivas, podem ser executadas com a ajuda de IA e mudar a forma de trabalhar.

Continue a leitura para saber mais sobre isso!

1. Simplificação de tarefas

Conforme uma empresa cresce, maiores são seus desafios e mais trabalhosas suas tarefas.

Quando os gestores não controlam a situação, as tarefas mais simples se tornam difíceis de serem resolvidas, demoradas e as chances de um errado acontecer são grandes.

Para manter o crescimento de maneira gradual, os processos devem ser claros, práticos e simples para que funcionem e impulsionem ainda mais o crescimento do negócio.

É necessário uma simplificação de tarefas.

A automação de processos, por influência da inteligência artificial, pode descomplicar as tarefas, reduzir a carga de trabalho e permitir que uma equipe aproveite melhor o seu tempo e se desenvolva profissionalmente ao mostrar toda a sua experiência e expertise.

Esse avanço, além de simplificar o trabalho de uma equipe, ou de todos os setores de uma empresa, vai ajudar no gerenciamento do gestor e diretores. Isso acontece pois será possível descobrir erros, corrigi-los e melhorar os processos para que o serviço, e/ou produto, conquiste mais espaço no mercado.

2. Maior eficiência de trabalho e redução de erros

O trabalho manual está sempre sujeito a erros, principalmente quando envolve análises de dados. Isso é algo inevitável. Não existe ambiente de TI totalmente à prova de falhas, ainda mais com o dinamismo que vivemos e as constantes mudanças que acontecem no mundo tecnológico.

Segundo uma pesquisa publicada pelo Ponemon Institute, o erro humano é responsável por 22% das interrupções não planejadas durante a execução de um projeto.

Uma equipe não deve ser responsabilizada pelos erros que podem surgir, isso até certo ponto é responsabilidade da própria empresa.

No serviço de campo existem tantas complexidades que os erros podem ser causados pelos técnicos mais experientes.

A automação de processos é um método que permite que os profissionais sejam mais consistentes e apresentem a eficiência que as organizações realmente esperam.

Podemos dizer que a automação de serviço de campo é capaz de mudar drasticamente o cenário de uma empresa ao possibilitar maior competência do serviço de campo, reduzir o número de erros operacionais de uma equipe e acima de tudo, a ajudar a realizar as tarefas com muito mais êxito.

Outra grande mudança, é a possibilidade de entender melhor as necessidades dos clientes, sejam eles internos, intermediários ou finais, e repassar essas necessidades para os gestores e executivos.

Existe menos espaço para erros em um mundo cada vez mais competitivo e influenciado pelo meio digital.

3. Redução de custos com manutenção preventiva

A automação de processo permite que as empresas consigam planejar e executar de maneira eficaz e eficiente todas as suas tarefas, principalmente aquelas que seguem os mesmos procedimentos.

É possível aumentar a taxa de conclusão de trabalho, dentro do prazo, e o gasto com falhas é completamente minimizada.

A redução de retrabalhos e a entrega pontual dos projetos permite que os serviços e produtos tenham maior lucratividade.

A manutenção preventiva é uma das que mais se beneficiam com a automação já que fica mais fácil detectar, de antemão, todas as falhas e problemas de serviço antes que se transformem em uma bola de neve gigantesca e cause dores de cabeça para reparar.

Todos os equipamentos e processos que recebem uma manutenção regular tendem a falhar tragicamente e são mais seguros. A automação permite que esse processo seja mais dinâmico e acione os técnicos quando necessário, ao invés de esperar que “alguém tenha tempo de fazer uma revisão ou dar uma olhadinha” pra saber se está tudo certo.

4. Um serviço de campo mais inteligente

Com a automação as empresas podem transformar seu serviço de campo e, indiretamente, a experiência do cliente.

Nunca foi tão fácil criar processos, gerenciar equipes, otimizar agendamentos e tornar uma empresa mais dinâmica.

Com a inteligência artificial os serviços de campo ficam mais inteligentes e são capazes de prever falhas, recomendações e ações que vão beneficiar equipes e empresas a longo prazo.

Bons gestores, aqueles que enxergam valor na automação de processos e a encaram como meio para levar um negócio para o futuro, vão conseguir aproveitar um serviço de campo mais inteligente, capaz de assimilar dados e otimizar ações, processos e prever tendências futuras.

5. Crescimento de produtividade

A capacidade de automatizar processos marcou uma mudança significativa na capacidade de aumentar a produtividade e a qualidade do serviço de campo.

Com a automação as equipes conseguem:

- Ter mais tempo e atenção em seus processos;

- Executar as atividades rotineiras mais rapidamente e com segurança;

- Reduzir o estresse quanto a tentativa de lembrar e gerenciar tarefas;

- Produzir mais.

Aplicar a automatização vai ajudar gestores e diretores a trabalharem melhor e vai estimular equipes a serem produtivas.


A automação de processos de TI não é mais um elemento que pode ser explorado para mudar a cultura interna de uma empresa e a ajudar a alcançar um nível superior de atendimento.

Muito pelo contrário, a automação é mais que necessária para o sucesso de uma organização que quer mais, busca maior eficiência da sua equipe e quer transformar completamente o seu serviço de campo.

Converse com os nossos Nerds para saber mais sobre como a automação de processos pode mudar o serviço de campo do seu negócio!



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