O que é PABX e por que sua empresa precisa desse sistema

Você sabe o que é PABX? Usar essa central telefônica traz vantagens como custos reduzidos, conexão com interfone e mais controle de chamadas

Do seu telefone você disca apenas quatro números e quem atende é o seu chefe, do outro lado do escritório. Quando o estagiário atende uma ligação que é para você, ele aperta uma tecla, mais quatro números e a chamada cai diretamente no seu telefone. 

Essas são práticas mais do que corriqueiras no ambiente de trabalho. É parte da rotina diária. Mas você já parou para pensar em como esse sistema de ramais funciona? As quatro letras PABX explicam. 

Neste artigo do Encontre um Nerd você vai saber o que é PABX, como essa tecnologia funciona e quais são as utilidades dela. Confira! 

O que é PABX

PABX (Private Automatic Branch Exchange) e PBX (Private Branch Exchange) são duas siglas criadas para designar a mesma função. Em tradução livre, seria algo como “troca automática de ramais privados” ou, simplesmente, “troca de ramais privados”. 

Mas, na prática o que é PABX? é como se fosse uma minicentral telefônica que funciona dentro da empresa de forma automatizada para gerenciar as chamadas internas entre as diferentes linhas telefônicas do ambiente corporativo.

Como o PABX funciona 

Antigamente, o sistema mais usado era o PBX, que necessitava de um operador humano para fazer essas trocas, de forma manual. Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível realizar esse procedimento de forma automática, por meio de um software instalado em um computador. 

Mas como isso é possível?

Os filmes de época nos ajudam a entender esse processo. Quando Alexander Graham Bell inventou o telefone, no final do século XIX, uma pessoa só conseguiria falar com a outra utilizando o aparelho se os dois estivessem conectados, fisicamente, um ao outro. Apesar de o telefone ter sido uma invenção incrível à sua época, essa característica limitava bastante o uso do aparelho. Afinal, não era possível conectar todos os usuários fisicamente. 

Foi para corrigir essa situação que foi criada a primeira central telefônica do mundo, em Paris, alguns anos depois. Talvez você já tenha visto essa cena em alguma série como “As Telefonistas”. Um painel enorme com múltiplos cabos fazem a conexão entre aparelhos diferentes, longes uns dos outros. 

No entanto, as telefonistas — em geral eram as mulheres que faziam esse serviço — precisavam estar ali para trocar os cabos e fazer as devidas conexões de forma correta. Grosso modo, essa foi a primeira versão do que está por trás da lógica do PABX — sem a telefonista, claro. 

Se pensarmos no uso doméstico, o telefone fica conectado diretamente a uma operadora de telefonia local. Para realizar uma chamada, basta ligar para o número do aparelho e a companhia faz a transmissão entre o emissário e o receptor, possibilitando essa ligação. No entanto, em um ambiente corporativo, essa lógica é mais complexa. 

Em primeiro lugar, porque se o empreendedor fosse instalar uma linha telefônica para cada funcionário ou aparelho disponível na empresa, os custos seriam inviáveis. Em segundo lugar, pela necessidade de centralizar esses acessos, sobretudo para ter mais controle sobre as chamadas. Para isso, a solução é criar uma espécie de central que vai distribuir as chamadas para cada ramal.

Fazendo chamadas internas e externas com o PABX

Utilizando a metáfora da central telefônica, o PABX seria o sistema responsável por conectar funcionários de uma mesma empresa entre si e, também, com o mundo exterior. Por isso, ao realizar uma chamada para fora, é preciso se conectar com essa central. Em geral, a tecla 0 tem essa finalidade. Depois de acionar o número, você consegue discar para qualquer telefone. No entanto, sem o 0, essa conexão não é realizada e você fica impossibilitado de ligar para qualquer número. 

Mas o PABX também cria uma rede mais simplificada para o usuário interno, por meio dos ramais. É por isso que, com os quatro números finais de um telefone, você consegue se conectar diretamente com o ramal de uma outra pessoa da empresa.      

5 vantagens de um sistema PABX

Agora que você já sabe o que é PABX, confira as principais vantagens desse sistema.

Mais barato

Apostar em um sistema PABX é muito mais barato que se você fosse colocar linhas telefônicas individuais para cada um de seus funcionários ou aparelhos de telefone do seu escritório. 

Imagine uma empresa de grande porte, que está instalada em um prédio, e tem cerca de 300 funcionários. Obviamente todos eles precisam de um aparelho de telefone para falar com um cliente, resolver as questões do dia a dia ou mesmo para passar um recado a um colega que trabalha em um andar diferente, certo?

Agora, imagine ter que pagar um custo fixo se você precisasse instalar 300 linhas telefônicas nesse local? Isso, certamente, seria inviável. Por isso, o mais indicado é estruturar um sistema PABX, com apenas uma única linha de telefone e criar ramais para cada aparelho.  

Custo reduzido de ligação para celular

Uma outra maneira de deixar as ligações mais baratas é integrar uma interface celular ao PABX, para economizar em chamadas para celulares. O sistema “simula” que você está usando um aparelho celular da mesma operadora utilizada pelo receptor. Dessa forma, o custo da ligação é de celular para celular da mesma operadora, que é bem mais baixo que o custo de uma ligação de fixo para celular. 

É por isso que, quando você recebe uma ligação de uma empresa, aparece um número de telefone celular no identificador de chamadas do seu celular, mesmo que a pessoa esteja falando de um aparelho fixo. 

Conexão com o interfone

Uma outra vantagem que o sistema PABX permite é conectar o interfone diretamente no telefone do usuário. Com isso, é possível reconhecer, por voz, quem está do outro lado do portão. 

Maior controle de chamadas 

O PABX também permite que sejam criadas permissões de uso dos ramais para indivíduos ou grupos. Ou seja, é possível controlar os ramais que podem ser acessados por determinadas pessoas ou mesmo por um mesmo setor da empresa. 

Ligando pessoas em locais diferentes 

Um outro diferencial do PABX é que ele consegue se ligar com outro PABX. Isso é muito utilizado em empresas que têm filiais espalhadas por outras cidades. Dessa, com poucos toques é possível se ligar em uma sala de reunião e participar das discussões por meio de uma conferência.

E aí, conseguiu entender o que é PABX e como sistema funciona? Para continuar aprendendo, saiba um pouco mais sobre outras ferramentas úteis para empresas.

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