Quem é dono de um negócio se vê envolvido constantemente em uma rotina cheia de tarefas, compromissos e reuniões. Gerenciar tudo é um desafio diário, mas existem soluções eficientes que ajudam a organizar o fluxo de informações. Uma delas são as soluções do Google para pequenas empresas.

Os pequenos empresários lutam com o tempo e, particularmente, não têm tempo para se tornar especialistas em tudo.

As soluções do Google para pequenas empresas podem ser úteis tanto para negócios que estão começando quanto para aqueles mais estabelecidos que precisam devolver uma estrutura mais organizada e integrada.

Conheça as principais funcionalidades do Google para pequenas empresas a seguir.

Ferramentas Google para pequenas empresas

Muitos proprietários de pequenas empresas precisam de ajuda para economizar tempo no trabalho e de ferramentas fáceis para ajudá-los a promover seus negócios.

A internet criou novas oportunidades para pequenas empresas, mas pode ser difícil saber por onde começar.

Também sente essa dificuldade? Conheça a seguir algumas ferramentas do Google para pequenas empresas incluídas no G Suite.

1 - Gmail comercial

Se você já usa o Gmail para atividades pessoais, consegue aproveitar toda a dinâmica, interface e aplicativos para as atividades da sua empresa também.

O e-mail do Google para pequenas empresas tem servidores confiáveis, o que garante a estabilidade para o funcionamento 24h, sem interrupções.

Além disso, o sistema é eficiente para filtrar spams e tirar tudo o que não é relevante para você da sua caixa de entrada.

Para otimizar o uso do e-mail é possível criar filtros e arquivá-los juntos dentro de um mesmo marcador. O que facilita bastante encontrar conversas antigas com um determinado cliente, por exemplo.

2 - Google Drive

Armazenar e compartilhar arquivos online é uma maneira prática de ter tudo o que você precisa do seu negócio sempre à mão.

O Google Drive é uma solução do Google para pequenas empresas que centraliza todos os documentos, planilhas de acompanhamento, fotos, lista de contato em um lugar seguro e disponível 24h com o armazenamento na nuvem.

Além de armazenar, o Drive permite compartilhar os arquivos — planilhas, documentos e apresentações — com outros colegas de empresa e dar permissão para que eles possam fazer alterações.

No dia a dia de trabalho, poder fazer a coedição de forma rápida e em tempo real é uma mão na roda! E não é apenas pelo computador que é possível acessar o Drive, com o aplicativo para celular você também acessa do smartphone ou tablet.

3 - Arquivos Office

Entre as soluções do Google para pequenas empresas estão os tipos de arquivos dos programas mais usados do Office como Microsoft® Word, Excel e PowerPoint.

Essa integração facilita o compartilhamento de arquivos, inclusive com quem não usa o G Suite. E você consegue editar os arquivos do computador mesmo sem conexão com a internet.

Quando o computador for conectado a uma rede mais tarde, ele atualiza as alterações automaticamente.

4 - Google Agenda

Esquecer de uma reunião ou compromisso com um fornecedor: quem nunca? E quando acontece com um cliente? Climão na certa.

O Google Agenda é uma integração do Google para pequenas empresas que pode te ajudar a gerenciar os compromissos de trabalho e evitar situações chatas de perder qualquer reunião.

Além disso, você pode compartilhar os eventos com os membros da sua equipe e notificá-los por e-mail. Ao aceitarem o convite da reunião, ela aparece automaticamente em suas agendas.

Prático, rápido e cumpre sua função. Também tem a versão app para acompanhar os compromissos de onde estiver.

5- Google Meet

Fazer reuniões a distância é uma mão na roda na rotina de quem gerencia um negócio.

O Meet é uma ferramenta do Google para pequenas empresas para realizar videochamadas. Ao criar as reuniões, é gerado um link que pode ser compartilhado com os participantes. Mesmo com aqueles que não utilizam os recursos Google.

A interface é simples, tem chat onde podem ser repassadas informações e comporta até 50 pessoas online na mesma videochamada.

6- Hangout Chat

A comunicação diária da equipe também é facilitada com o Hangout, o chat do Google para pequenas empresas. Se você usa o Gmail, já tem o chat integrado e pronto para usar.

Os chats podem ser individuais ou ter reunidos vários membros com os quais você troca mensagens com mais frequência.

Você pode compartilhar todos os tipos de arquivos, solicitar acesso ou fazer comentários em arquivos pelo chat, fazer videochamadas e mais.

7- Contatos

Sair por aí distribuindo e pegando cartões de visita é um hábito que já não é tão frequente. Hoje, a maioria das pessoas guarda tudo no celular, incluindo os contatos profissionais.

Mas se você não tem uma maneira eficiente de organizar essas informações, na hora que precisar delas não vai conseguir encontrar ou pior vai ficar em dúvida se aquele contato é realmente da pessoa que você conheceu.

Outra ferramenta do Google para pequenas empresas é o Contatos. Ele também está integrado ao Gmail e você pode salvar e-mails, telefones e organizar seu contatos com suas informações comerciais certas.

É muito útil saber onde encontrar o telefone de um fornecedor, o e-mail de um parceiro de negócio ou ligar para alguém da equipe rapidamente quando preciso.

Integre o Google para pequenas empresas no seu negócio!

As ferramentas do Google para pequenas empresas são bastante úteis e fazer a implementação correta vai te permitir desfrutar de todas essas funcionalidades.

Você pode escolher entre dois planos — Basic e Business — com preços especiais para pequenas empresas e começar a usar. Nesse passo, contratar a ajuda de quem entende faz a diferença.

Conheça a consultoria de TI da Encontre um Nerd e encontre soluções mais inteligentes para sua sua empresa.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Google para pequenas empresas: ferramentas úteis no trabalho