Email marketing para pequenas empresas: por que e como fazer?

Aprenda a fazer email marketing para pequenas empresas, uma estratégia que vai fazer você alavancar vendas e conquistar mais clientes

Email is not dead. Essa tecnologia, criada ainda na década de 70, pode até parecer obsoleta, mas não é. Em um mundo em que as trocas de mensagens instantâneas estão cada vez mais ágeis e práticas, o correio eletrônico ainda é uma estratégia de comunicação que não pode ser desprezada. Sobretudo quando falamos de email marketing para as pequenas empresas. 

Algo em torno de 3 bilhões de pessoas no mundo — pouco menos de metade de toda a população do planeta — usam email de forma regular, de acordo com a pesquisa Email Statistics Report, organizado pelo Radicati Group. 

Um universo como esse não pode ser desprezado. Neste artigo, vamos falar das vantagens e também dar dicas de como organizar uma estratégia de email marketing para pequenas empresas que resulte em vendas. 

O que é o email marketing?

O email marketing é uma estratégia de criação e veiculação de campanhas de marketing digital por meio… do correio eletrônico. Você, certamente, já se deparou com alguma mensagem na sua caixa de entrada que te tratava pelo nome pessoal e que, no fim das contas, te oferecia um serviço ou produto, certo?

Isso é uma campanha de email marketing. 

Mas é preciso diferenciar essa ferramenta de outras práticas, como o spam, que enche as caixas de entrada com propagandas ou mensagens que não tenham a ver com você e que você certamente não autorizou receber.

O email marketing, se bem feito, tem como objetivo principal atingir as pessoas certas oferecendo serviços, produtos ou promoções que elas realmente estejam interessadas em adquirir. 

Por que usar email marketing em pequenas empresas: 3 motivos

A pergunta certa é: por quê não usar? O mesmo estudo da Radicati Group, citado no início deste texto, estimou em 235 milhões o número de mensagens trocadas diariamente, seja por meio de contas pessoais ou comerciais. Ou seja, trata-se de um meio de comunicação com grande abrangência e extremamente ativo. 

E isso é ideal para pequenas empresas, sobretudo as que não possuem um departamento de marketing ou um comercial muito grande. 

Confira outras 3 vantagens de utilizar o email marketing para pequenas empresas:

1. Segmentação do público

Se você tem um mailing extenso, construído ao longo de anos de processos de vendas, isso não significa que todos eles precisam receber o mesmo email. A estratégia de marketing digital por meio do email marketing permite que você selecione destinatários com o mesmo perfil para receber um determinado conteúdo. 

Por exemplo: se você identificou que, da sua base de 1.000 emails, 50 demonstraram interesse no seu serviço em algum momento, você pode criar uma campanha exclusiva para essas pessoas com uma promoção para que elas possam fechar a compra. Com isso, as chances de conversão são maiores

2.  Automatização do processo


Uma vantagem do email marketing é a possibilidade de automatizar as campanhas com ajuda de alguns softwares. Com isso, você não precisa gastar muito tempo separando os contatos de um mailing para fazer o disparo. Pelo contrário. 

É possível automatizar um disparo para uma pessoa que chegou ao seu site e se cadastrou para receber novidades por meio de uma newsletter por exemplo. Isso poupa tempo e torna o processo mais simples de acompanhar. 

3. Análise de métricas

Depois de segmentar e automatizar o processo de email marketing para pequenas empresas, essa estratégia também permite que você acompanhe e analise as métricas geradas pela ferramenta e faça correções para campanhas futuras. Isso é quase impossível de ser feito a partir do seu email institucional, mas há softwares e serviços de mailing que conseguem monitorar esses resultados.

Dentre as métricas que podem ser analisadas estão:

  • taxa de abertura de emails (um título atraente ajuda a aumentar esse índice); 
  • taxa de cliques;
  • o tempo em que o email ficou aberto na tela do destinatário;
  • ação tomada pelo destinatário a partir do email (como responder a uma pesquisa de opinião ou clicar em um link disponibilizado na campanha).  

Como usar o email marketing para pequenas empresas?

Como já dissemos, no caso de uma pequena empresa, que não possui uma estrutura muito robusta de vendas ou comercial, usar o email marketing como estratégia para aumentar as vendas pode ser uma solução barata e bastante eficiente. 

Como o universo de usuários dos serviços de email é muito grande, pelo menos na teoria, você tem um mercado de milhões de pessoas para explorar. 

E há um diferencial de que é possível alcançar possíveis clientes nos mais diversos lugares (outras cidades, estados ou mesmo países) sem a necessidade de ter um representante comercial em cada um desses lugares. 

Mas, para atingir esses resultados, é preciso criar uma estratégia de email marketing para pequenas empresas, o que envolve uma série de fatores: 

  • Título: deve ser curto, mas atraente, que chame a atenção do leitor para que ele fique curioso o bastante para abrir o email;
  • Tom de voz: deve ser o mais próximo e personalizado possível, sem ser muito informal. Prefira o uso de vocativos como “você” e o nome da pessoa com quem você está falando;
  • Mensagem: pouco texto e muita imagem. Estudos mostram que os usuários não costumam ler emails muito longos, por mais bem escritos que sejam seus textos;
  • Forma: organize bem as informações com título, subtítulo e bullet points, quando necessário. Uso o negrito para destacar informações importantes. Também é permitido (e aconselhável) usar GIFs ou emoticons para criar maior proximidade (mas não exagere).

O uso de email marketing para pequenas empresas tem se tornado cada vez mais comum como forma de potencializar as chances de venda e expandir a marca por meio digital para lugares em que ela não conseguiria estar fisicamente.

Mas só uma estratégia de email não é o suficiente para alavancar suas vendas. Conheça também sobre o inbound marketing para pequenas empresas, uma estratégiaque pode trabalhar aliada ao email marketing para que você possa atingir mais clientes usando a internet.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Fale com um consultor:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: