Inbound marketing para pequenas empresas: o que é, benefícios e como criar uma estratégia

Passo a passo de como criar uma estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas. Entenda o que é e quais os benefícios da modalidade.

Inbound Marketing, ou marketing de entrada, tem muitos benefícios para oferecer, especialmente para pequenas empresas que têm orçamentos de marketing limitados. Ao contrário do outbound marketing tradicional, o Inbound Marketing está mais alinhado com os compradores atuais que pesquisam soluções antes de falarem com uma marca.Por isso,  o Inbound marketing para pequenas empresas é tão relevante. 

Usar o Inbound Marketing para pequenas empresas permite que você construa relacionamento e confiança com aqueles que desejam adquirir seus produtos e serviços.

Os ganhos de uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida são maiores do que o outbound e o retorno sobre investimento é maior.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing não é algo novo, ao contrário, é um termo que circula no mundo do marketing há quase uma década. É uma estratégia de marketing que usa o conteúdo para atrair clientes ideais para o seu negócio

O objetivo é atrair clientes potenciais e gerar leads qualificados usando ferramentas digitais como:

  • mídias sociais;
  • otimização de mecanismos de pesquisa;
  • marketing de conteúdo.

No quadro abaixo, apresentamos o resumo da metodologia Inbound para atração e conversão de clientes.



Esses clientes em potencial encontram sua marca principalmente por meio da pesquisa, procurando informações necessárias para resolver um problema ou atender a uma necessidade. 

Benefícios do inbound marketing para pequenas empresas

Qual a importância do Inbound Marketing para pequenas empresas? 

Em termos simples, o Inbound Marketing é sobre conteúdo, atenção, envolvimento, confiança e satisfação.

Todos esses elementos têm um único objetivo: ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes em potencial e estabelecer um canal de comunicação bidirecional com eles, o que resultará em mais vendas.

O aumento do número de pessoas que usam a Internet para tudo o que querem (informação, produtos, serviços, lazer) e o rápido crescimento das redes de mídia social levou à geração de um novo modelo de venda online. Este modelo tem marketing de conteúdo como ponto de partida para qualquer campanha de Inbound Marketing.

As decisões de compra, tanto de consumo como de negócios, evoluíram. Começam com uma pesquisa online. Quando um cliente em potencial encontra sua empresa por meio do Inbound Marketing, as informações úteis fornecidas apresentam uma perspectiva diferente sobre sua empresa. Daí a importância do Inbound Marketing para pequenas empresas!

Para a maioria das pequenas empresas, o Inbound Marketing é eficaz porque você:

  • cria visibilidade de marca, desenvolvendo conteúdo informativo que atrai a atenção de quem procura o produto ou serviço que você oferece;
  • gera leads qualificados, porque eles encontram seu conteúdo quando estão mais interessados;
  • desenvolve e nutre relacionamentos com esses possíveis clientes por meio de conteúdo de qualidade adicional e conversas online;
  • cria sua própria lista de e-mail marketing baseada em permissão;
  • desenvolve uma reputação de especialista, colocando você em uma posição de autoridade e confiança.

Adicionar atividades de Inbound Marketing para pequenas empresas é importante para conquistar clientes leais e de longo prazo, além disso, a estratégia pode contribuir diretamente com outros aspectos, como os que veremos a seguir. 

Rentabilidade

Quando se fala de negócios e benefícios, a primeira coisa que vem em mente é o custo. O Inbound Marketing pode gerar leads para uma empresa de uma maneira muito mais barata do que outras ferramentas mais convencionais. 

Cria fidelidade à marca

Inbound marketing atrai o público certo para o seu negócio e se conecta com eles de forma mais eficaz. 

Atualmente, a maioria dos compradores pesquisa os produtos e serviços de que precisa muito antes de entrar em contato com uma empresa. Se alguém está gastando o tempo lendo seu blog, baixando seus white papers e juntando-se à sua lista de e-mail, eles estão se comprometendo com sua marca. 

Quando você cria fidelidade à marca, é mais provável que esses clientes em potencial entrem em contato quando estiverem prontos para comprar. Lembre-se de que o objetivo do Inbound Marketing para pequenas empresas é criar conexões com seus clientes. Isso significa que não é uma relação única, mas é algo que durará mais tempo, desde que você tenha estabelecido confiança.

Confiança

Quando você fornece informações úteis, resolve um problema e responde a perguntas, você desenvolve um relacionamento mais pessoal com possíveis clientes. Quando você pressiona continuamente seu discurso de vendas para pessoas que podem ou não estar interessadas, elas ignoram o seu negócio e o consideram um aborrecimento. 

O fato de o Inbound Marketing ser puramente executado online permite alcançar novos públicos-alvo e diversificar seu alcance, executando diferentes tipos de campanhas. 

Por meio da segmentação de cliente você poderá selecionar exatamente quem verá seu conteúdo e é por isso que o ROI é maior. 

Expande o universo de sua marca

Para muitas pequenas empresas, atingir um público amplo era inviável devido ao custo. Atrair clientes em potencial para o seu site com conteúdo de qualidade pode ajudar as pequenas empresas a alcançar um público mais amplo e geograficamente disperso

Se sua empresa pode atender clientes nacional ou internacionalmente, o Inbound Marketing é uma obrigação. Entretanto, mesmo que seu negócio seja apenas local, esse trabalho não pode nem deve ser ignorado.

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Conhecimento de marca

Até agora, todos os benefícios descritos acima têm a ver com custos e vendas, mas isso nem sempre é o único objetivo de marketing das empresas. 

Há casos em que você deseja criar sua marca e aumentar a conscientização sobre sua empresa ou mudar a percepção que as pessoas têm sobre seus produtos. O Inbound Marketing é a solução perfeita para isso, não só ele pode ajudá-lo a espalhar e tornar a sua marca conhecida, mas indiretamente isso vai gerar mais leads e vendas no futuro.

Para colocar sua marca na frente de milhares de prospects e educá-los sobre sua empresa sem que eles entendam que você está tentando "moldar" a opinião sobre sua empresa você pode fazer uso de:

  • mídias sociais;
  • posts blogs de qualidade;
  • slideshows;
  • infográficos;
  • campanhas de links patrocinados;
  • SEO, e mais.

Agora que você entende o que é o Inbound Marketing e como ele pode ajudar, é hora de descobrir a sua estratégia e desenvolver seu plano de ação para sua pequena empresa. 

Como desenvolver seu plano de Inbound Marketing para pequenas empresas: 4 etapas

Lembre-se de que seu plano de marketing deve ser um documento que é revisado a cada 90 dias para ter certeza de que está funcionando. Se você criar um plano e nunca mais olhar para ele durante todo o ano, perderá tempo, dinheiro e esforço.

1. Defina suas metas de marketing

Seus objetivos de marketing devem definir o que você está tentando realizar e deseja alcançar no próximo período. Os resultados mensuráveis ​​podem ser:

  • número de leads gerados;
  • leads convertidos em clientes;
  • aumento de receita. 

Ao definir as metas, você pode organizar suas atividades de marketing em torno de cada uma para ver se estão contribuindo para o resultado global da empresa.

2. Analise sua presença na web

É um exercício que ajuda a determinar como sua empresa é visualizada quando alguém pesquisa seus produtos e serviços. Se você não sabe como sua empresa é percebida, é difícil determinar quais estratégias de marketing você precisa para ajudar seus clientes em potencial a encontrá-lo.

3. Conheça seu público alvo

Saber com quem você quer trabalhar e entender as necessidades desse grupo único de pessoas ou empresas é de fundamental importância. Compreender intencionalmente seu cliente ideal, ou persona, significa que você sabe com certeza qual problema ele está tentando resolver ou qual necessidade deseja satisfazer.

4. Desenvolva estratégias para atingir seu objetivo

O Inbound Marketing para pequenas empresas envolve o uso estratégico de:

  • conteúdo;
  • mídia social;
  • otimização de mecanismos de pesquisa. 

Cada uma dessas áreas precisa de uma estratégia que se alinhe com seus objetivos. Cada uma dessas atividades é fundamental para o sucesso geral de seus esforços de marketing.

O marketing de conteúdo é a oferta que você faz àqueles que pesquisam uma solução.

O marketing de rede social é um canal para fornecer seu conteúdo para seu público;

Conteúdo otimizado bem escrito é fundamental para uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa bem-sucedida.

Talvez você não tenha percebido, mas se você está criando algum tipo de presença online, você está praticando o Inbound Marketing. Todos os seus esforços para gerar tráfego e obter novos leads fazem parte do processo dessa estratégia.

O Inbound Marketing pode ser um método mais econômico em comparação com o outbound marketing, mas isso não significa que seja fácil e que todos possam fazê-lo. É preciso tempo, investimento, prática e muito esforço para entender como obter seus clientes desde o início até o final do funil de vendas, mas com certeza é uma estratégia que está aqui para ficar.

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de Inbound Marketing robusto com funcionalidades de automação de marketing para tornar sua estratégia muito mais eficiente e com ROI elevado.

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