5 estratégias-chave de marketing digital para pequenas empresas

Site, rede social, marketing de conteúdo, email marketing e SEO. Por onde começar uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas envolve o uso de táticas como site, marketing de conteúdo, mídias sociais, blogs e e-mail.

Se você é proprietário de uma pequena empresa, é provável que uma estratégia de marketing digital ajude você a expandir seus negócios mais rapidamente.

Alguns empreendedores, ao contrário, acreditam que o marketing digital só apresenta resultado para grandes negócios. Nada poderia estar mais longe da verdade!

As ações online chegaram para democratizar o acesso às estratégias de marketing, que antes custavam muito caro e afastavam as empresas de menor porte.

O marketing digital para pequenas empresas, então, surgiu como uma opção que exige baixo investimento para atrair novos clientes.

Pode haver muitos componentes dentro de uma tática de marketing digital, dependendo do tipo de negócio que você tem e de como você interage com seus clientes. No entanto, a maioria dos planos de marketing digital para pequenas empresas deve incorporar 5 áreas-chave para ter sucesso.

Marketing digital para pequenas empresas: 5 estratégias chave

1. Site

Um site é a base de uma estratégia de marketing digital, pois, é o lugar:

  • para o qual você direciona o tráfego vindo, em geral, das redes sociais;
  • coleta leads;
  • fornece informações úteis sobre sua empresa.

Uma presença na web não precisa ser um investimento caro nem levar muito tempo para gerenciar. Mesmo assim, cerca de metade dos proprietários de pequenas empresas ainda não estão online. Se você faz parte desse grupo, agora é o momento perfeito para lançar sua estratégia de marketing digital criando um site. Considere estas ações-chave à medida que você começa:

  • represente a sua marca: o seu site deve comunicar a sua mensagem de marca de forma consistente com um logotipo, cores e até com um tom específico nos textos;
  • escreva um poderoso texto na página de “sobre”: uma sólida página de “sobre” pode fazer muito para atrair clientes. Certifique-se de ter tempo para tornar esse menu interessante;
  • comece um blog: considere adicionar um blog de negócios ao seu site para aumentar o tráfego e criar credibilidade;
  • otimize para dispositivos móveis: seu site deve ser responsivo, o que significa que ele deve se ajustar ao tamanho da tela de diferentes dispositivos, como desktop, tablet e smartphone, para uma experiência de usuário consistente;
  • ative o compartilhamento em redes sociais: permita que os visitantes compartilhem as páginas de seu site com facilidade, exibindo botões de compartilhamento em redes sociais com destaque;
  • colete e analise as métricas: será difícil melhorar seu site ao longo do tempo se você não conseguir acompanhar como ele é usado por seus visitantes. Use uma ferramenta como o Google Analytics, para que você possa medir as métricas e fazer alterações inteligentes que melhorem o desempenho da plataforma.

2. Marketing de conteúdo

De acordo com o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, valioso e consistente para atrair e reter um público claramente definido e gerar uma ação lucrativa com o cliente.

O conteúdo entra em ação em mais de uma área do marketing digital (por exemplo, blogs, mídias sociais, email marketing), por isso é importante ter uma estratégia completa.

Para colocar em prática suas ações, sugerimos que siga os passos a seguir:

  • crie um calendário de conteúdo: executar uma estratégia de marketing de conteúdo sem um plano, provavelmente desperdiçará uma grande quantidade de tempo. Crie um calendário mensal que descreva o conteúdo que você criará e como você o distribuirá.
  • compartilhe via redes sociais: seu conteúdo será desperdiçado, a menos que você consiga obter a atenção de seu público-alvo consistentemente. Tenha um plano de como você compartilhará seu conteúdo em suas plataformas de mídia social.
  • aproveite o seu conteúdo: você pode usar (e reutilizar) o seu conteúdo de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, crie uma série de posts sobre tópicos relacionados e combine-os para criar um ebook. Você também pode criar um podcast sobre o tema.
  • considere os guests post (postagens de convidados): aqui você pode atuar nas duas vias — permitindo postagens de convidados em seu blog e escrevendo para outros blogs você mesmo — é uma ótima maneira de expandir seu público e obter mais tráfego para seu site.

3. Mídia social

A mídia social é uma excelente ferramenta de marketing digital para pequenas empresas, especialmente aquelas que usam ativamente o conteúdo para atrair a atenção de seu público-alvo.

O uso de mídias sociais também oferece uma maneira de se comunicar diretamente com seus clientes e possíveis clientes.

Siga as sugestões que separamos, a seguir, ao usar as mídias sociais como parte de sua estratégia de marketing digital:

  • escolha uma mídia para começar: não tente criar presença em todas as plataformas sociais ao mesmo tempo. Explore os benefícios de cada uma e, em seguida, escolha uma ou duas que sejam melhores para sua empresa e concentre seu tempo lá. Para isso basta pensar onde seu público se concentra e engaja.
  • reivindique sua marca em todas as plataformas: embora não seja necessário estar ativo em todas as plataformas sociais, você deveregistrar o nome da sua marca em cada rede para evitar que outra pessoa a use. Enquanto você está nisso, reivindique sua empresa no Google.
  • seja consistente: ao configurar seus perfis sociais, use a mesma imagem de perfil, biografia, banners e cores para fortalecer a presença de sua marca.
  • concentre-se na conversa e no engajamento: lembre-se de que a mídia social é sobre a conversa, não sobre divulgar insistente e exclusivamente promoções e conteúdo de vendas;
  • crie um calendário de postagem: você pode incorporar seu calendário de postagem social no calendário de conteúdo que você já criou ou criar um novo que defina o que você estará compartilhando, onde e quando.
  • colete e analise métricas: use as ferramentas de análise disponíveis em diferentes plataformas sociais para ver quais tipos de postagens apresentam melhor desempenho para que você possa envolver cada vez mais seu público.

4. E-mail marketing

Quando você conseguir usar com sucesso o e-mail marketing, poderá se comunicar com seus clientes regularmente.

A chave é enviar mensagens em um cronograma consistente que seja relevante e interessante para o seu público.

Pode levar algum tempo para criar uma lista de e-mail de qualidade, mas vale bem a pena o tempo e esforço. Comece a usar o e-mail marketing com as dicas selecionadas abaixo:

  • escolha a plataforma certa: existem muitos serviços de e-mail marketing para você escolher. Selecione aquele que tem os recursos que você precisa, no preço que funciona para o seu negócio;
  • crie um modelo de boletim informativo: a maioria das plataformas de e-mail marketing fornece modelos prontos para uso que você pode personalizar facilmente com seu logotipo e informações da empresa. Aproveite o tempo para fazer isso e você pode reutilizar o modelo toda vez que enviar um boletim informativo;
  • vá além dos boletins informativos: embora eles sejam uma boa opção, há muitos outros tipos de mensagens de e-mail que você pode usar para se comunicar com seu público. Experimente alguns e veja como sua lista de e-mails responde;
  • incentive ativamente as inscrições: promova seu boletim informativo em vários lugares (site, assinatura de e-mail, mídia social) para aumentar sua lista de e-mail. Você também pode oferecer um incentivo para se inscrever, como um download de ebook gratuito ou um desconto. A ideia é incentivar inscrições;
  • colete e analise métricas: use as ferramentas de análise disponíveis na plataforma de e-mail marketing e veja, por exemplo, quantas pessoas abriram sua mensagem e clicaram em um link específico.

A automação de e-mail marketing é uma excelente ferramenta para personalizar seu conteúdo de acordo com o perfil e comportamento de cada cliente.

Por meio da criação de um fluxo de e-mails você pode nutrir os leads (contatos) que chegaram até você, mas que ainda não estão preparados para comprar, até que se tornem clientes pagantes.

Falando assim, um sistema como esse parece caro, mas, na verdade existem softwares de automação de marketing para diferentes necessidade e com diferentes custos.

5. Search Engine Optimization (SEO)

O nome é complicado, mas a verdade é que o objetivo das táticas de SEO é “simples”: colocar as páginas de seu site ou blog, nas primeiras posições de pesquisas relevantes feitas no Google e em outros dispositivos de busca.

O SEO desempenha um grande papel no marketing digital. Se o conteúdo que você criar não for otimizado, você terá dificuldades para conseguir que as pessoas certas o vejam no momento certo.

Se você é novo nisso, pode querer rever alguns dos conceitos básicos de SEOpara pequenas empresas. Em seguida, use as sugestões abaixo para começar:

  • faça sua pesquisa: saiba como o seu site e os sites de seus concorrentes estão funcionando primeiro. Use o Google e outros mecanismos de pesquisa para ver onde você está classificado;
  • escolha as palavras-chave certas: com base em sua pesquisa, escolha as palavras-chave mais adequadas para seu site, postagens de blog e todos os outros conteúdos que você criar;
  • use ferramentas de SEO: Existem muitas ferramentas gratuitas de SEO disponíveis que ajudarão você a otimizar seu conteúdo. Escolha as mais relevantes para o seu negócio;
  • colete e analise métricas: use o Google Analytics e as outras ferramentas de SEO para acompanhar o desempenho do seu conteúdo otimizado. Dessa forma, você poderá aprimorá-lo com o tempo.

O marketing digital para pequenas empresas é apenas a ponta do iceberg quando o assunto é transformação digital nos negócios.

Atualmente, não dá mais para pensar em ter uma empresa, seja ela grande ou pequena, sem investir em tecnologia e inovação.

Entre os benefícios dessa “invasão” tecnológica está a redução de custos e aumento da produtividade nos negócios. Ou seja, você gasta menos tempo e dinheiro, para produzir mais produtos, prestar mais serviços e gerar mais lucro.

Leia mais sobre isso, no artigo;Como serão as empresas do futuro: o que dizem especialistas”.

É claro que organizar e gerenciar todas estas novas tecnologias nas empresas do futuro não vai ser tarefa fácil. É por isso que aconselhamos quevocê conheça a Encontre um Nerd. Estamos revolucionando como a gestão de TI é feita para empresas, com profissionais experts do mercado e metodologias e processos descomplicados.

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

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