Como o ChatGPT pode revolucionar a Gestão de Pessoas e o RH?

Com tantos burburinhos por aí na internet, você já deve ter ouvido falar sobre o ChatGPT, não é mesmo?

Mas você sabia que ele pode auxiliar na gestão de pessoas no RH?

Essa ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial (IA) pode ser funcional para as mais diversas áreas, incluindo para os Recursos Humanos.

Como sabemos, o RH é um departamento que possui uma quantidade muito grande de atividades, das mais diversas variedades, que vão desde o recrutamento e treinamento até a gestão dos funcionários.Nessa realidade, com o apoio da Inteligência Artificial do ChatGPT, o RH pode tornar todos esses processos mais eficientes. Consequentemente, o setor pode melhorar a produtividade, visto que o ChatGPT possibilita que os trabalhos de escritório se tornem mais eficientes.

Ficou interessado(a) para entender melhor a relação entre o CHatGPT e o RH? Então, continue a leitura conosco e fique por dentro do tema!O uso da inteligência artificial no RH. Não é novidade que o uso de tecnologias é de extrema importância para tornar a área de RH mais eficiente e inovadora.

Nesse pensamento, a  inteligência artificial é aplicada através de algoritmos de machine learning e processamento de linguagem natural (PLN), para automatizar e melhorar os processos.

Dentre essas atividades, podemos citar os processos de recrutamento, onboarding e treinamento de funcionários. Existem diversas atividades na rotina do setor de RH que são extremamente maçantes e consomem bastante tempo do time e é aí que a IA vem dar aquela mãozinha. Já imaginou como seria interessante contar com um recurso que realiza a filtragem de currículos e forneça feedbacks de maneira automática? Isso permite que os processos do RH sejam mais eficientes, permitindo que os profissionais de RH se concentrem em tarefas mais estratégicas e de valor agregado.

Nesse contexto do uso da inteligência artificial na rotina do RH, vemos a aplicabilidade do ChatGPT, uma ferramenta que pode ser utilizada para as mais diversas funções.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) lançada no final de 2022 pela empresa OpenAI e se tratava de um Transformador Generativo Pré-treinado.

Mas o que significa isso?

Basicamente, utilizando inteligência artificial, o ChatGPT é capaz de responder às perguntas dos usuários de forma automatizada, com base em material disponível na internet. A tecnologia utilizada na IA é uma evolução do aprendizado de máquina, baseada no treinamento do recurso com uma grande quantidade de dados para gerar respostas mais certeiras.

Então, em vez de receber uma página com links para clicar como vemos na página de busca do Google, nele você recebe respostas com linguagem textual natural em um bate-papo.Caso a resposta não seja satisfatória, o usuário ainda pode solicitar outras respostas que complementam o entendimento sobre a pergunta feita.

O interessante é que além de desenvolver um bate-papo com você, o ChatGPT ainda é capaz de produzir e traduzir textos, analisar dados e elaborar resumos, por exemplo, além de criar códigos.Se você fizer a pergunta da maneira certa, bem detalhada, é possível ter uma experiência bem-sucedida e satisfatória.

Como funciona o ChatGPT?

Uma grande interrogação que fica na mente das pessoas que ainda não conhecem muito bem a tecnologia do ChatGPT é: como o programa consegue ser tão natural?

A primeira coisa que você deve saber é que o ChatGPT foi desenvolvido em uma linguagem de programação capaz de simular uma conversa com seres humanos por meio de mensagens de texto ou voz. O ChatGPT é uma variante do modelo de linguagem já consolidado no mercado, o GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer).O GPT-3 é uma linguagem de programação autorregressiva que utiliza aprendizagem profunda para produzir texto semelhante ao humano.

Basicamente, ele é treinado com um grande conjunto de dados de trocas de conversas, sendo capaz de produzir textos coerentes e apropriados dentro do contexto de uma conversa.Dessa forma, quando o usuário acessa a página do ChatGPT, é possível visualizar uma tela que traz diversas opções, incluindo exemplos de utilização, um campo para inserir a pergunta ou tópico desejado e suas últimas conversas.

O uso da ferramenta é bastante intuitiva, basta inserir a pergunta ou tópico desejado e o robô trará uma explicação simplificada, com base nas respostas anteriores dos usuários e nas informações disponíveis na internet.

Por que o ChatGPT é tão revolucionário?

Especialistas acreditam que a chegada do ChatGPT é capaz de transformar a maneira como fazemos pesquisas na internet.

Isso porque a ferramenta apresenta respostas mais diretas, naturais e intuitivas, muito mais práticas do que os cliques em links que realizamos desde a chegada dos mecanismos de busca. Inclusive, o próprio Google não quer ficar para trás e já está anunciando o lançamento do Google Bard, o concorrente do ChatGPT que será incorporado ao seu mecanismo de busca.

Frente a essa realidade, as empresas desenvolvedoras de tecnologia para a integração e a gestão de pessoas por meio de dados já pensam em incluir soluções que utilizam o ChatGPT.

Como aplicar o ChatGPT no dia a dia do RH?

No nível atual que o ChatGPT se encontra, que é ao nível de teste, a ferramenta já pode ser aplicada no dia a dia do RH para realizar algumas tarefas mais simples.

Veja só como você pode otimizar a gestão de pessoas com a ajuda da IA:

  1. Suporte ao funcionário

O uso do ChatGPT é uma excelente forma de reduzir a carga de trabalho do RH com um recurso de rápida resposta para perguntas. Inclusive pode ser utilizado juntamente com o ponto eletrônico.

As questões respondidas podem ser de uma variedade de áreas, como benefícios, férias, salário e políticas da empresa, por exemplo.

  1. Análise de dados

Com a pergunta bem detalhada, o ChatGPT pode ajudar o RH a analisar dados como informações de folha de pagamento e desempenho do funcionário, por exemplo.

Dessa forma, é possível ter insights valiosos que permitem que o RH tome decisões informadas sobre a gestão da força de trabalho.

  1. Treinamento e desenvolvimento

Precisando de suporte para saber mais sobre programas de treinamento e como fornecer feedbacks para os seus colaboradores? O ChatGPT pode ajudar a sua empresa!

O ChatGPT pode ser utilizado para fornecer suporte com respostas assertivas a todas as suas dúvidas para o treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários.

  1. Testes para a seleção de candidatos

Para o recrutamento e seleção, o ChatGPT pode ser bastante útil no momento de aplicações de testes, especialmente como fonte para perguntas de natureza técnica.

  1. Perguntas para entrevista de emprego

Cada área de atuação necessita de um perfil específico de funcionário e com a ajuda do ChatGPT você pode encontrar o perfil de candidato compatível com a vaga.

Dessa forma, você pode especificar de uma forma mais correta durante a divulgação.

  1. Produção de conteúdos

O RH é responsável pela produção dos mais diversos conteúdos em uma empresa, desde comunicados, e-mails e FAQs até mesmo publicações nas redes sociais da organização.

Para essa atividade, o ChatGPT pode oferecer respostas em texto dos temas que forem do seu interesse.

Bastante funcional, não é mesmo?

Esses são apenas alguns dos diversos exemplos que você pode fazer com o ChatGPT no dia a dia do RH, quanto mais explorar, mais funções você encontrará!

Você gostou deste artigo? Encontre muito mais conteúdos aqui no EuNerd seu blog de informativos sobre tecnologia e empreendedorismo!

ChatGPT: a revolução da gestão de pessoas e RH