Benefícios de um sistema de gerenciamento de serviços de campo

Existem muitos motivos para começar a investir em um sistema de gerenciamento de serviço de campo. Isso significa que você pode ir muito além de reduzir custos, mas pode mudar a cultura da empresa e transformar toda a sua equipe de modo positivo.

Benefícios de um sistema de gerenciamento de serviços de campo

O maior desejo de todo cliente é ter acesso a um serviço de campo dinâmico, de qualidade e que nunca o deixe na mão. Quantos profissionais realmente chegam a tempo de resolver aquele problema que impede o progresso de uma equipe ou o funcionamento de uma grande corporação?

Infelizmente, a experiência do cliente com o serviço de campo é, em sua grande maioria, péssima, as solicitações demoram a ser atendidas, o serviço é feito pela metade, não existe um acompanhamento e, aquilo que deveria ser uma solução, passa a ser uma preocupação a mais no dia a dia de gestores e líderes.

Com o gerenciamento de serviço de campo, também conhecido como field service management, todos esses problemas podem ser resolvidos com a sua automação. A tecnologia é uma forte aliada para todos os negócios que querem melhorar sua forma de prestar serviços de um jeito dinâmico, sem erros e econômico.

Vamos te explicar como um sistema de gerenciamento de serviço pode agregar valor a um serviço de atendimento, especialmente na área de TI.

Boa leitura!

O que é o gerenciamento de serviço de campo?

O Field Service Management (FSM), ou Gerenciamento de Serviço de Campo em tradução livre, é um sistema usado para administrar todas as operações que envolvem uma operação de serviços prestados para os seus clientes, onde eles estão (campo).

A área de tecnologia é uma das que mais crescem dentro desse mercado de prestação de serviço. Conforme a tecnologia passa a ser um dos pilares de um grande negócio, mais as empresas precisam de assistências e novos projetos.

Particularmente aquelas empresas sem uma área de TI especializada ou que contam com uma equipe reduzida que não dá conta de todo o trabalho.

Gerenciar o serviço de campo é uma tarefa tediosa e demorada, quando feita manualmente. Você precisa rastrear cada um dos colaboradores, ficar de olho nos prazos e agendamentos de entregas; localizar um colaborador para entender o motivo de uma solicitação não ter sido atendida e muito mais.

Com um sistema de gerenciamento de serviço de campo personalizado e feito para focar em todos os problemas do cliente, a comunicação é feita sem ruídos, os técnicos sabem onde precisam ir, o que fazer e qual o prazo de entrega; os clientes têm acesso a uma plataforma com relatórios completos, podem solicitar novas demandas sem preocupações e a lista de benefícios só cresce.

O fluxo de trabalho que antes era cheio de obstáculos, erros e estresse, passa a ser fluido, dinâmico, mais econômico e altamente eficiente.

Existem muitos benefícios em usar um sistema de gerenciamento de serviços de campo. Vamos te apresentar os principais e que agregam mais valor para o seu negócio.

1. Redução de custos

A redução de custos é o principal benefício da implementação de um sistema de gerenciamento de serviço de campo. Reduzir os custos significa gerar lucro para o seu negócio, mas ele não pode ser conquistado com a execução de serviços sem um padrão de qualidade.

Pense da seguinte forma: você tem uma grande empresa e com grandes demandas de serviços de TI todos os dias. Sua equipe de técnicos TI, que deveria estar imersa em projetos relacionados ao desenvolvimento do negócio, estão submersos em problemas relacionados a infraestrutura.

Ou, sua empresa tem dificuldades em solicitar assistência técnica especializada e seu trabalho fica parado por horas sem retorno, junto a possibilidade do técnico simplesmente não aparecer.

Investir em um gerenciamento de serviço de campo, ou uma empresa terceirizada de TI que tenha um sistema de gerenciamento de serviço de campo eficaz, te garante mais lucros e menos gastos.

 2. Mais produtividade

A essência do conceito de produtividade diz respeito a produzir mais, e com qualidade, em menos tempo. A automação faz exatamente isso.

3. Padronização do fluxo de trabalho

O Field Service Management permite que o fluxo de trabalho de um negócio se mantenha constante, sem qualquer imprevisto que quebre o padrão.

A padronização é vista por muitos como algo negativo, como um matador de criatividade e crescimento, mas isso não é verdade, especialmente no mundo do serviço de campo.

Com a padronização do seu fluxo de trabalho, todos os processos ineficazes, que só atrapalhavam o progresso, enfim, podem ser eliminados e com razão. Isso garante muito mais fluidez de trabalho, menos estresse e, especialmente, menos “coisas para pensar”.

4. Faturamento mais rápido

O pagamento dos serviços prestados deveria ser uma das etapas mais importantes de um negócio, mas não é bem assim que funciona no mercado.

Muitas empresas executam suas tarefas, mas, por falta de um gerenciamento eficaz, as faturas demoram muito tempo para serem enviadas. Existem casos em que os próprios clientes precisam cobrar as faturas que devem ser pagas.

Com um gerenciador de serviço de campo, assim que uma tarefa é executada ou um projeto é finalizado no sistema, ele envia automaticamente a fatura para o cliente efetuar o pagamento. Menos burocracias, mais dinheiro no bolso.

 5. Mais flexibilidade de serviço

O gerenciador de serviço de campo permite que toda a equipe trabalhe remotamente. Isso funciona muito bem com a EuNerd.

A base de operações da EuNerd é em São Paulo, mas o sistema de gerenciamento de serviço de campo permite que a empresa tenha técnicos espalhados em 200 cidades brasileiras, com o mesmo alto padrão de qualidade e atendimento. Mesmo longe.

Oferecer essa flexibilidade de horário e eliminar a necessidade de todos os colaboradores precisarem se deslocar até a empresa pode beneficiar ainda mais na produtividade e desenvolvimento dos projetos.

 6. Automação da operação

A automação da operação de serviço de campo significa menos papeladas, menos erros, mais agilidade e eficiência em um negócio.

Tarefas que antes precisavam ser monitoradas a cada segundo ou que levavam dias para serem finalizadas agora ficam muito mais fáceis com o uso da inteligência artificial.

Agora tudo isso pode ser programado para enviar notificações em casos de alterações e as tarefas mais complexas podem ser resolvidas rapidamente pelo sistema. Essa é a magia por trás da automação da operação.

 

Esses são alguns benefícios de um sistema de gerenciamento de serviço de campo. Quer saber como implementar isso em seu negócio o quanto antes? Converse com nossos Nerds, eles vão te ajudar a entrar na era da tecnologia.


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form