Terceirização de TI: as vantagens em contratar especialistas e ter monitoramento de serviço

Os temas terceirização de TI e serviços on demand têm sido amplamente discutidos em reuniões entre gestores, gerentes e diretores.

Existem benefícios imediatos que podem ser percebidos com esse tipo de estratégia.

Já sabemos sobre os principais como

- a redução de custos

- a possibilidade de capilaridade, o seu atendimento em diversas regiões

O mercado de TI tem sofrido fortes influências dessa estratégia, tanto os serviços quanto as soluções para os problemas.

Uma vez que é necessário que os profissionais terceirizados tenham uma visão de 360º dos negócios dos clientes para entender suas necessidades e apresentar soluções inteligentes.

Se você é novo nesse assunto, continue a leitura para entender:

  • o que é um serviço on demand e como ele afeta o serviço de TI
  • como funciona o monitoramento de serviços

Boa leitura!

O que são serviços on demand?

Vivemos em um mundo que muda a cada instante.

Existem tarefas que levavam o dia inteiro para serem concluídas com qualidade, mas agora não levam mais do que cinco minutos.

O tempo seguia um ritmo muito mais lento, não existia tanta conscientização de processos e os clientes esperavam muito menos dos seus prestadores de serviços.

Hoje as coisas não funcionam bem assim.

A internet fez com que a sociedade desse um giro de 180º e mudou a maneira como as pessoas interagem, consomem, compram, pesquisam, conquistam clientes e trabalham.

Tudo é feito em um ritmo muito mais acelerado e só percebemos o quanto dependemos da tecnologia quando ela para de funcionar e precisamos mandar arrumar.

Para preencher as lacunas que foram surgindo na área de TI, os serviços sob demanda, on demand, passaram a conquistar mais espaço e a auxiliar o crescimento de muitos tipos de negócios.

Serviços on demand de TI não são serviços que são prestados, obrigatoriamente, o ano inteiro. Eles podem ser contratados à medida que as projetos e processos precisam ser executados, atualizados ou completamente modificados.

Digamos que uma grande franquia de fast-food vai inaugurar várias unidades do restaurante por todo o país. A proposta da loja é oferecer uma experiência mais dinâmica de atendimento, por isso decide instalar totens de autoatendimento em todas elas.

Isso vai exigir um aumento de demanda por profissionais de TI, além de demanda por serviços de tecnologia de um modo geral.

A mão de obra da terceirização de TI tem se especializado e mostrado cada vez mais competência para atender todos os tipos de negócios. O que torna muito mais vantajosa a sua contratação ao invés de contratar internamente.

Quem busca a terceirização de ti on demand?

Os serviços on demand de TI é tudo o que um negócio precisa quando:

  1. Existem problemas específicos que precisam ser resolvidos e não existe uma equipe qualificada;
  2. Existe o objetivo de alcançar grandes resultados de maneira rápida, sem a necessidade de investir tempo na contratação e treinamento dos profissionais;
  3. Os gestores e gerentes devem delegar os processos para que possam focar no core business da empresa;
  4. Existe a necessidade de suporte 24x7x365 para que as empresas e gestores fiquem despreocupados quanto a falta de profissionais ou, seja necessária a execução do serviço fora do horário comercial.

Monitoramento de serviço

Um negócio tem a possibilidade de seguir duas estratégias no setor de TI:

  •  Investir pesado em uma equipe interna robusta altamente qualificada para executar todas as tarefas de ti que surgirem
  • Investir em uma equipe altamente qualificada mais enxuta, capaz de supervisionar uma equipe terceirizada de TI

A primeira opção é a mais comum que existe no mercado.

Já a segunda alternativa está crescendo e passou a conquistar as maiores empresas em todo o mundo.

Os serviços on demand de TI podem ser executados por profissionais incríveis, capacitados e que apresentam as melhores soluções para que um negócio ganhe ainda mais espaço no mercado e se mostre sempre atualizado com as últimas tendências de tecnologia.

Empresas que oferecem o serviço de terceirização apresentam muitas vantagens para seus clientes, entre elas, a possibilidade de monitorar todo o processo, atualizar os gestores e gerentes do seu andamento e finalizar o serviço apenas quando ele estiver pronto.

Muitos problemas podem surgir pela falta de monitoramento em tempo real dos serviços terceirizados, as mais graves para um negócio são:

  • Possibilidade de erros
  • Desencontro de informação
  • Tempo de execução
  • Durante o monitoramento de uma assistência de TI, existem três agentes envolvidos:
  • Profissional de TI
  • Gerente/Gestor da empresa
  • Suporte interno que cuida do Profissional de TI

O gestor da empresa não precisa se preocupar com o serviço em sim, ele pode desempenhar o papel de gerenciamento.

O profissional de TI terceirizado (ou equipe, dependendo do tamanho do projeto e da demanda) é a mão de obra que resolve o problema da melhor maneira possível para o negócio.

E o suporte interno do parceiro age como um segundo supervisor.

É ele quem vai verificar em qual etapa do projeto o profissional está, quais são os problemas que surgiram e precisam ser solucionados para que a assistência seja concluída.

Além de manter o gestor ou gerente atualizado com tudo o que está acontecendo.

Para que os processos sejam executados do jeito certo, é necessário harmonia entre os três agentes. Só assim os erros são evitados e os processos sejam executados duas vezes.

No final, o gestor ou gerente interno responsável pelo projeto vai receber uma confirmação de que o projeto foi devidamente executado.

No final você sabe a hora que começa, tudo o que é feito e sabe a hora que termina. Por isso não precisa se preocupar de que alguma tarefa não seja executada do jeito certo.

 

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