A pandemia forçou grandes empresas a se adaptarem a uma nova rotina de trabalho. Para isso, muitas optaram por fazer uma transição para nuvem para que os colaboradores pudessem desempenhar suas atividades diárias de forma remota.

Essa dinâmica mostrou que muitos profissionais e as infraestruturas dos negócios não estavam preparados para as mudanças que vieram com o ano de 2020. Mas a grande dúvida que surge é se todas as mudanças implementadas foram as melhores para o negócio, para a produtividade e sucesso das equipes.

O novo cenário que as equipes passaram a viver permitia que cada colaborador trabalhasse de forma segura e eficaz? A infraestrutura do negócio melhorou ou piorou ao que era antes da pandemia?

Crises como a causada pela Covid-19 mostram o quanto uma empresa precisa investir em uma infraestrutura de TI moderna e adequada para que o negócio continue suas operações e se mantenha ativo no mercado, mesmo que toda a equipe tenha de trabalhar de forma remota.

Continue a leitura para entender por que a infraestrutura de TI é importante para o seu negócio.

Boa leitura!

Por que a infraestrutura de TI é importante?

Quando uma empresa é pequena e não possui muita verba de investimento, sua infraestrutura é construída no estilo “faça você mesmo”. Os próprios funcionários e gerência trabalham para construir uma infraestrutura que funcione do melhor jeito possível.

Conforme o negócio ganha corpo e cresce no mercado, a empresa precisa mudar completamente a sua infraestrutura para acompanhar o crescimento.

Os resultados de uma infraestrutura de TI sofisticada são a segurança de TI, conectividade, velocidade de computação, confiabilidade e produtividade. Isso sem contar que, quanto mais um negócio cresce, mais sua vulnerabilidade cibernética aumenta.

Garantir uma infraestrutura de TI moderna, confiável e segura é a base para um negócio saudável e escalável, em outras palavras, com a atualização da infraestrutura de TI os diretores vão garantir que os setores multipliquem sua produtividade sem a necessidade de aumentar suas despesas na mesma proporção.

Seguir o discurso de não investir em uma infraestrutura de TI para economizar verba em curto prazo vai apenas prejudicar o desenvolvimento dos serviços da empresa.

Até mesmo economizar com algo simples como cabeamento pode prejudicar o desenvolvimento de softwares. Já pensou como seria investir em automação, mas ter uma infraestrutura incapaz de fazer o processo fluir?

É por isso que uma infraestrutura de TI moderna e atualizada é importante e todo gestor e diretor de TI precisa ter em pauta esse tema em sua agenda.

Gerenciamento de infraestrutura de TI

Toda infraestrutura de TI precisa ser gerenciada, ou seja, ter um profissional que controla todo o ambiente e experiência de TI de uma organização.

São muitos fatores que influenciam um ambiente digital e que podem sair do controle, por isso, é necessário um monitoramento constante da infraestrutura para prevenir possíveis problemas.

O gerenciamento de infraestrutura de TI pode ser visto de maneiras diferentes. Seja o monitoramento de vírus, acompanhamento dos equipamentos em busca de novas atualizações e até mesmo o monitoramento em nuvem.

O objetivo é fazer com que todo o negócio tenha processos, dados, RH, políticas, equipamentos e TI mais eficientes.

Por que é fundamental ter um gerenciamento de infraestrutura?

Com ele o seu negócio é capaz de:

  • Tomar decisões mais inteligentes. Com o gerenciamento da infraestrutura de TI você tem a oportunidade de conhecer o comportamento do ambiente. Com isso é possível detectar quando atualizar os sistemas, hardware e dispositivos.
  • Evitar desastres. Os desastres em tecnologia podem aparecer quando não são tomadas precauções adequadas. Mas, com o gerenciamento de TI, você pode reduzir drasticamente o número de ocorrências e minimizar todos os danos que eles podem causar.
  • Melhorar a experiência dos usuários. Com uma boa infraestrutura de TI você oferece para o seu cliente uma melhor experiência. Por exemplo, é possível diminuir o tempo de inatividade ou aumentar a velocidade dos serviços.
  • Manter a produtividade em alta. Com uma infraestrutura de TI adequada, o profissional, de qualquer área do negócio, não precisa mais se preocupar com dados corrompidos, falta de segurança, problemas de inatividade ou até mesmo a possibilidade de não acessar o conteúdo aos dados de modo remoto.
  • Reduzir os custos. Ao contrário do que muitos acreditam, ao investir em uma infraestrutura de TI moderna, os custos serão reduzidos em longo prazo. Será possível monitorar todo o ambiente para evitar desastres (consertar um problema pode sair mais caro do que prevenir), aumentar a produtividade e muito mais.

Infraestrutura em nuvem

A infraestrutura em nuvem é algo necessário, ainda mais para as empresas que querem investir na possibilidade da sua equipe trabalhar de forma remota.

Com a infraestrutura em nuvem, o acesso a aplicativos de telecomunicação, sistema de suporte de operações e negócios, internet das coisas e tantas outras ferramentas focadas no desenvolvimento do negócio fora da empresa torna-se possível.

Aliás, toda a capacidade da infraestrutura em nuvem é alocada para atender às necessidades dos softwares e aplicativos.

Ao investir nesse tipo de infraestrutura, você pode reduzir drasticamente o tempo para desenvolvimento do serviço, seu gerenciamento e sua entrada no mercado.

Ademais, os benefícios da infraestrutura em nuvem são muitos como:

  • Custos de infraestrutura são menores, uma vez que os aplicativos compartilham seus recursos ao invés de usar uma capacidade dedicada
  • As operações e gerenciamento são mais eficientes
  • O tempo de implementação são menores

E com a implementação da rede móvel 5G novos serviços serão possíveis devido à menor latência e maior velocidade de compartilhamento de dados.

Em suma, a infraestrutura de TI é o reflexo de um negócio. Uma das maiores vantagens de montar uma infraestrutura de TI completa e moderna é investir no crescimento futuro do negócio.

Certamente as novas estratégias implementadas pela direção para o crescimento de um negócio com uma infraestrutura inadequada não vão funcionar. Isso apenas reforça o porquê da infraestrutura ser um elemento tão importante.

Fale agora mesmo com a nossa equipe de Nerds e tenha acesso a um projeto personalizado e eficiente, capaz de impulsionar a produtividade dos seus colaboradores, mesmo que de forma remota.


Por que uma infraestrutura de TI é importante?