O que é VoIP? Tudo sobre esse sistema de telefonia

Sua empresa precisa de comunicações mais ágeis e baratas? Entenda o que é VoIP, como funciona, tipos de serviços e benefícios de usá-lo.

August 13, 2019

Com os avanços da tecnologia, hoje é possível fazer ligações a qualquer momento, em qualquer lugar, usando um computador conectado à internet, um fone de ouvido e um sistema de Voz sobre Protocolo de Internet, também chamado de VoIP. Não sabe o que é VoIP e como ele funciona? Vamos te explicar!

O que é VoIP?

VoIP é a tecnologia que converte a voz em um sinal digital, permitindo fazer chamadas diretamente de um computador, telefone VoIP ou outros dispositivos controlados por dados


Simplificando, é o serviço telefônico fornecido pela internet. Ele também pode ser chamado de telefonia IP, telefonia pela internet, telefonia de banda larga ou serviço de telefone de banda larga.


As chamadas são gratuitas e baratas tanto local quanto outros lugares do mundo e há vários outros benefícios e melhorias em relação à telefonia tradicional. 

Como funciona a telefonia VoIP

Para poder usar o VoIP, é preciso de um serviço de VoIP que é obtido através de uma empresa (chamada provedor de serviços VoIP) que permite fazer e receber chamadas VoIP. 


É como o serviço de internet que você obtém de uma empresa de internet ou o serviço de telefone que você obtém de uma linha de telecomunicações PSTN.


Portanto, você precisa estar registrado em um provedor de serviços de VoIP e usá-lo para fazer chamadas de VoIP. 


Por exemplo, você precisa se registrar no Skype, que é o serviço VoIP mais popular da internet, e usar sua conta do Skype para fazer chamadas VoIP para pessoas online e em seus telefones.

Tipos de serviço VoIP

Dependendo da maneira como você se vai se comunicar, precisa escolher qual tipo de serviço de VoIP se encaixa na necessidade da sua empresa. Entre os tipos existentes temos os seguintes:


  • Serviços residenciais. Esse tipo de serviço substitui o telefone fixo tradicional e permite manter o telefone existente junto com um adaptador. Isso se aplica a empresas em que muitos optam por usar telefones IP. O serviço é pago mensalmente. 
  • Serviços sem cobrança mensal. Esse tipo de serviço de VoIP oferece um hardware especial pago apenas uma vez e permite fazer chamadas ilimitadas sem precisar de mais nada.
  • Serviços baseados em software. Como no Skype, você instala o aplicativo VoIP no seu computador ou dispositivo portátil e se registra no serviço. Em seguida, usa o aplicativo para fazer e receber chamadas, carregando um crédito pré-pago para se comunicar com telefones fixos e celulares. As chamadas para pessoas que usam o mesmo serviço em seus computadores são gratuitas. Os aplicativos geralmente são oferecidos gratuitamente com o serviço VoIP. 
  • Serviços de VoIP móveis. Serviços baseados em software projetados para serem usados ​​em telefones celulares, tablets e outros dispositivos portáteis. Aqui também é necessário instalar um aplicativo VoIP no seu telefone ou dispositivo móvel para usar o serviço. As conexões Wi-Fi ou da operadora de telefone são usadas em vez de minutos para chamadas por celular.
  • Serviços de VoIP para empresas. Os serviços de VoIP para empresas geralmente são baseados em redes internas e PABX IP. Eles também oferecem muitos recursos e terceirização relacionados ao negócio para gerenciamento e hospedagem do sistema VoIP.

É preciso apenas do serviço de VoIP?

Depois de se registrar com um serviço de VoIP, são necessários alguns outros itens para usar o VoIP totalmente.


Primeiro, é preciso de um telefone para fazer e receber chamadas. Pode ser qualquer tipo de telefone, dependendo do tipo de serviço (veja acima) que está sendo usando. 


Pode ser um telefone tradicional, que você pode usar com serviços VoIP residenciais, por exemplo. Existem telefones especiais para VoIP chamados telefones IP, projetados com recursos avançados para chamadas VoIP. 


Para serviços online, como o Skype, você precisa de um aplicativo VoIP que simule principalmente a funcionalidade de um telefone físico e também ofereça muitos outros recursos. Esse tipo de aplicativo de software é chamado de softphone.


Para qualquer chamada de VoIP, é necessário ter uma conexão com a internet ou uma rede local que por sua vez se conecte à internet. O VoIP usa redes IP (a internet é a rede IP mais ampla) para finalizar e direcionar chamadas, o que a torna tão barata e poderosa.


Alguns serviços exigem um hardware adicional chamado ATA (adaptador de telefone analógico) ou simplesmente um adaptador de telefone. Esse é o caso apenas de serviços que usam telefones tradicionais, como serviços residenciais.

Benefícios VoIP

Entre os benefícios do VoIP para unificar e facilitar as comunicações em uma empresa temos:


  • Diminuir os custos de viagens e treinamento, graças à web e videoconferências;
  • Aumentar facilmente o sistema telefônico da empresa, conforme necessário;
  • Ter um número de telefone que toca simultaneamente em vários dispositivos, ajudando os funcionários a permanecerem conectados entre si e com os clientes;
  • Reduzir as cobranças com serviço de telefone;
  • Ter uma rede única para voz e dados, simplificando o gerenciamento e reduzindo custos;
  • Acessar os recursos de serviço telefônico em casa ou nos escritórios dos clientes, em aeroportos e hotéis — em qualquer lugar em que haja uma conexão de banda larga disponível.

O VoIP é para sua empresa?

Se o seu objetivo é reduzir os custos de contas telefônicas altas e chamadas de longa distância (para outros países, especialmente), vale a pena procurar um serviço de VoIP. Ou, se a ideia de fazer chamadas telefônicas gratuitas chama sua atenção, experimente.


Para empresas que fazem muitas ligações para clientes e possíveis clientes, o VoIP cresceu em popularidade, especialmente em negócios focados em vendas. 


Em muitos casos, o VoIP é integrado principalmente para fins comerciais, em substituição a ligações telefônicas convencionais, para economizar custos.


Escolha um dos tipos de serviço e faça o teste em um setor do seu negócio para se funcionar, você migrar toda a comunicação para o VoIP com mais segurança.


Para fazer esse teste sair de forma bem estruturada conte com a experiência de uma equipe capacitada em TI.


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