Você tem ideia de o que é certificado digital? Sabe para quê ele serve?
Imagine poder contar com uma identidade eletrônica, totalmente segura e de autenticidade garantida por uma criptografia complexa. Com o certificado digital isso é perfeitamente possível.
Ficou curioso? Então continue a leitura para entender melhor o que é certificado digital, como ele funciona na prática e o que fazer para conseguir essa tecnologia para sua empresa.
O que é certificado digital?
Implementado no Brasil em 2001, com a partir da criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), o certificado digital é uma ferramenta que garante autenticidade a um indivíduo ou empresa em ambiente virtual. Ele funciona como um documento de identidade eletrônico.
Com o certificado digital, é possível assinar documentos à distância, sem precisar estar fisicamente presente no local da assinatura. Ele legitima inúmeras transações online e confere validade jurídica aos documentos assinados digitalmente.
O certificado digital permite também reduzir a burocracia e os custos com papel, impressão, cópias e autenticação em cartório.
Geralmente, as informações que constam em um certificado digital são as seguintes:
- Nome do titular;
- Endereço de e-mail;
- CPF ou CNPJ do titular;
- Prazo de validade do certificado digital;
- Chave pública;
- Dados da Autoridade Certificadora;
- Assinatura digital da Autoridade Certificadora.
Fonte: Bry Tecnologia
Certificado digital é seguro?
Sim, o certificado digital é uma ferramenta segura. Ele conta com uma tecnologia moderna que protege todos os dados e informações que são trocadas no meio online.
Se na assinatura manual a segurança está no fato de que cada pessoa apresenta um jeito único de escrever, na assinatura digital a segurança reside em um par de chaves criptografadas.
Tais chaves, que são únicas para cada pessoa, são geradas de forma aleatória e operam em conjunto. Isso significa que aquilo que uma chave assina somente a outra poderá verificar e autenticar.
Dessa forma, a chave privada fica de posse do usuário, Já a chave pública é distribuída no formato de um certificado digital.
Essa tecnologia de criptografia foi desenvolvida para assegurar autenticidade, confidencialidade e integridade a todas as informações de ponta a ponta no processo.
Você pode armazenar o seu certificado digital em dispositivos criptográficos portáteis (como token ou smartcard) ou na nuvem, podendo acessá-lo de maneira remota.
Quais os principais tipos de certificado digital?
Os certificados digitais A1 e A3 são os principais tipos utilizados. Veja a seguir as especificidades de cada um deles:
Tipo A1
- Criptografia mais simples;
- Chaves de 1024 bits;
- Validade máxima de 1 ano;
- Armazenado no computador do titular, sem mobilidade.
Tipo A3
- Criptografia mais complexa e, portanto, mais seguro;
- Chaves de 2048 bits;
- Validade de até 5 anos;
- Podem ser armazenados em dispositivos criptográficos móveis (token ou smartcard) ou na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar.
Como conseguir um certificado digital?
Agora que você já sabe o que é certificado digital, deve estar se perguntando: o que fazer para conseguir um? O processo para ter o seu próprio certificado digital é relativamente simples.
O primeiro passo é procurar uma Autoridade Certificadora. Elas é que são as responsáveis por conferir a identidade do requerente e emitir esse documento.
Após verificar todos os seus documentos, você poderá escolher qual tipo de certificado é o mais adequado para a sua necessidade. Em seguida, basta efetuar o pagamento para ter acesso ao seu certificado digital.
Confira abaixo quais são as principais Autoridades Certificadoras credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil):
- Receita Federal;
- Caixa Econômica Federal;
- Serpro;
- Serasa;
- Autoridade Certificadora da Justiça;
- Autoridade Certificadora da Presidência da República;
- Imprensa Oficial;
- Certisign;
- Valid Certificadora;
- Casa da Moeda do Brasil.
Vale lembrar que toda empresa que emite nota fiscal eletrônica é obrigada a ter um certificado digital, inclusive aquelas inscritas no regime tributário Lucro Real ou Lucro Presumido. Empresas optantes pelo Simples Nacional não precisam de certificado digital.
Ficou claro o que é certificado digital? Então que tal adotar um para o seu negócio?
Com os avanços nas área de tecnologia da informação, essa é uma tendência que vem ganhando força no mercado. Não fique de fora e faça já um certificado digital para otimizar os custos e o trabalho na sua empresa.
Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.