Recentemente, passei um dia fascinante no campus da Microsoft e consegui ter um vislumbre sobre o futuro da transformação digital das empresas, especialmente as pequenas.

Com este conhecimento, concluí o que eu considero serem quatro verdades que não só vão moldar a forma como você e eu vemos e fazemos negócios em um futuro próximo, mas também como eles estão moldando a maneira que temos de fazer negócios hoje.

Antes de compartilhar o que são estas verdades da transformação digital das empresas, tenho que dizer que entre uma reunião com David Smith, vice-presidente mundial de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), bem como com os especialistas na unidade de Inteligência Artificial da Microsoft, os prós da Surface Pro e o nerd mais nerd que dirige a incubadora de inovação da Microsoft chamada de “The Garage”, eu fiquei bastante otimista sobre o que está por vir.

Não é muito comum começar a relatar com a perspectiva do futuro (a menos que você seja o Marty McFly do filme De volta para o Futuro, é claro). Espero que você escute o que eu vou compartilhar porque eu acho que é uma dica de sorte.

Como a lenda do hóquei Wayne Gretzky uma vez observou, não mire para onde está o disco, mas sim para onde ele está indo. Então vamos lá!

4 verdades sobre transformação digital das empresas

Verdade # 1: Neste ambiente hipercompetitivo, as expectativas dos clientes estão mudando

Existem 9 milhões de pequenas e médias empresas no Brasil e elas representam 27% do PIB. E como se isso não bastasse, o mercado global chegou para ficar e também competir com os pequenos negócios.

Isso é muita concorrência.

Qual é então a melhor maneira de lidar com os clientes quando eles têm tantas opções? Como discutido por Cindy Bates, VP de Pequenas e Médias Empresas, bem como em uma recente pesquisa da Microsoft,

“Mais do que nunca, os clientes querem interagir digitalmente através de mídias sociais e dispositivos móveis com as empresas da mesma forma como fazem com amigos e familiares”.

Pense nisso. Como os clientes, você e eu incluídos , interagimos com um negócio nos dias de hoje? Muitas vezes não é mais:

  • Caminhando até uma loja;
  • Conversando;
  • Olhando;
  • Comprando.

Mas sim:

  • Fazendo login em um site;
  • Conferindo no Facebook;
  • Comparando preços online;
  • Comprando pelo celular.

Esta é uma mudança sísmica que oferece tanto desafios como oportunidades para o seu negócio. O detalhe a perceber — a “verdade” — sobre essa transformação digital das empresas, é que as expectativas do cliente e seus comportamentos estão mudando e você precisa seguir o disco.

Verdade # 2: A Tecnologia pode tornar a gestão de seus negócios muito mais fácil

Se você é como os empresários de hoje, você trabalha com equipes remotas. Mais uma das mudanças provocadas pela transformação digital das empresas.

Ferramentas como Office 365, por exemplo, tornam o trabalho remotamente não só fácil, mas divertido e produtivo. Além dos suspeitos habituais Word, Excel, PowerPoint, Outlook, o Office 365 oferece um aumento de produtividade fazendo uma colaboração online remota e em tempo real.

Em sua base de aplicativos de videoconferência como Skype e ferramentas de bate-papo como o Teams, o Office 365 permite que você trabalhe quando, onde e como quiser e isso é uma tendência de grande importância.

O Encontre um Nerd pode ajudar na transformação digital das empresas com suporte de tecnologias e consultorias nas melhores ferramentas do mercado. Você já ouviu falar em Trello, Slack, Mixmax, Todoist, Google Drive? Isso tudo está a disposição e a maioria delas é gratuita.

Verdade # 3: Dados trazem segurança aos negócios

Um velho e sábio empresário uma vez me disse, “um empreendedor é alguém que toma um risco com dinheiro para ganhar dinheiro”. Mas gerir o dia a dia de uma pequena empresa não é apenas um risco financeiro, é também um risco emocional e de reputação.

A boa notícia é que os dados estão reduzindo esses riscos. De fato, de acordo com Cindy Bates, uma das principais tendências que ela vê para os negócios em 2017 é a crescente disponibilidade e uso do BI — Business Intelligence, também conhecido como “Big Data”.

O detalhe sobre os dados é que se você sabe como analisá-lo pode agregar muito valor.

  • Como foi feito esse anúncio de visualização?
  • E sobre essa campanha de marketing eletrônico?
  • Como eles se comparam?
  • Que dia foi melhor?
  • Qual preço funcionou melhor?

A BI pode lhe dar todas essas respostas.

Verdade # 4: A forma como os funcionários querem trabalhar está mudando

Os clientes estão mudando, a tecnologia está mudando, os comportamentos estão mudando, as expectativas estão mudando. E sim, os funcionários também estão mudando com a transformação digital das empresas.

Resumindo: toda a paisagem dos negócios está mudando.

Neste último ponto, os empregados em geral, os millennials especificamente, querem e esperam, ser capazes de trabalhar quando, onde e como eles querem. E eles ainda esperam que o empregador dê ambos a liberdade e as ferramentas para fazê-lo.

Você precisa fazer isso. Hoje.

Essas quatro tendências trazidas pela transformação digital das empresas — as mudanças nas expectativas dos funcionários e clientes, o potencial de transformação da big data e as novas tecnologias — estão mudando como as pequenas empresas são geridas e dá uma direção do que é necessário para trilhar o caminho, seja ele no agora ou no amanhã.

Dê um aperto neste coração e compartilhe com seus amigos se gostou deste artigo!

O Encontre um Nerd tem 92% de satisfação nos atendimentos dos nossos experts de TI. Nosso time é formado por:

  • Especialistas em TI;
  • Técnicos em Informática;
  • Engenheiros de Inovação e outros profissionais.

Nosso objetivo é te dar suporte sob demanda sempre que precisar. E com a transformação digital das empresas, quem não precisa de pessoas especializadas não é mesmo? Confira um pouco de como a Tivit escalou sua operação em 8% com nossos serviços.

Dê um aperto neste coração e compartilhe com seus amigos se gostou deste artigo!

Transformação digital das empresas: 4 verdades tecnologias que sua empresa deve adotar