Os filmes para profissionais de TI normalmente nos fazem sentir com super poderes. Afinal de contas, tecnologia está ligada a um mundo quase mágico de soluções que antes não existiam, mas principalmente, também está ligada com nossos devaneios de um futuro com ainda mais facilidades tecnológicas.


O uso de tecnologia é o principal foco nos filmes para profissionais de TI, portanto podemos dizer que os filmes são uma ótima forma de demonstrar nossos desejos e apostas sobre as tecnologias que queremos ou imaginamos que existirão no futuro e nossa relação com elas. 


São nesses filmes para profissionais de TI que também vemos como a profissão é importante e seu espaço continuará crescendo juntamente com os avanços da tecnologia.


Portanto, separamos alguns filmes para profissionais de TI se inspirarem. São filmes para todos os gostos mas com uma coisa em comum: a tecnologia.

Os 10 principais filmes para profissionais de TI

1. Piratas da Informática


Este filme para profissionais de TI não poderia deixar de ser o primeiro em nossa lista. Também conhecido como: Piratas do Vale do Silício, este filme conta a história do nascimento dos computadores pessoais. Isso mesmo, este filme conta como foi o início de empresas como Apple Inc. e Microsoft.


O filme é uma versão dramatizada, baseado no livro “Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer” de Paul Freiberger e Michael Swaine, que conta o início da rivalidade entre Bill Gates e Steve Jobs. O filme conta desde a década de 70 até o ano de 1997 quando Steve Jobs retorna ao comando da Apple.


Filme imprescindível para profissionais de TI, contando uma das histórias mais marcantes que mudaram o rumo do final do século passado. 


Diretor: Martyn Burke

Nome original: Pirates of Silicon Valley

Ano de lançamento: 1999


Leia também: [Seleção] Os 5 principais livros para profissionais de TI

2. Trilogia “Matrix”


Nesta lista de filmes para profissionais de TI, não poderia faltar a trilogia “Matrix”. Em um filme recheado de referências a informática e a tecnologia, que inclusive se tornou parte da cultura pop, influenciando toda uma geração e inúmeros outros filmes.


Matrix mescla teorias filosóficas com tecnologia. Nele um hacker chamado Neo, descobre que o mundo em que vivia na verdade é uma simulação em um computador, criada pelas máquinas. Impossível não assistir ao filme e cogitar a ideia de estarmos vivendo em uma simulação de computador neste momento.


O filme é um clássico que provavelmente você já deve ter visto, se não viu veja neste exato momento!


Diretor: Lilly e Lana Wachowski

Nome original: The Matrix

Ano de lançamento: 1999

3. Jobs


Este filme conta a história de Steve Jobs, fundador da Apple. Nele podemos ver todo o trajeto de um dos mais famosos CEOs de todos os tempos. 


O filme mostra o seu início quando abandonou a faculdade junto de seu amigo Steve Wozniak, para fundar a Apple na garagem de sua casa. O filme tem foco na pessoa empreendedora e visionária que Steve Jobs foi, mostrando como ele negociava e acreditava em suas ideia. O filme mostra bem os desafios pessoais e profissionais encontrados durante sua carreira.


Filmaço sobre uma das maiores personalidades da história da TI e uma inspiração para quem quer ser um bom profissional de TI.


Diretor: Joshua Michael Stern

Nome original: Jobs

Ano de lançamento: 2013

4. Ela


Neste filme de Spike Jonze, um homem se apaixona por um OS (sistema operacional), semelhante ao Siri da Apple. O filme conta de forma muito rica e interessante como uma história de amor entre uma pessoa e uma inteligência artificial é possível.


No filme podemos ver o uso de várias tecnologias e a relação delas com as pessoas. A forma como nossas necessidades e desejos podem ser saciados com a tecnologia e quais são os efeitos positivos e negativos de tudo isso. A relação de amor entre a máquina e o homem nos faz refletir a todo momento sobre várias questões.


É claro que tinha de estar nesta nossa lista de filmes para profissionais de TI!


Diretor: Spike Jonze

Nome original: Her

Ano de lançamento: 2013

5. O jogo da imitação


Nada mais nada menos que um filme sobre Alan Turing. Conhecido como o pai da computação e no desenvolvimento de algoritmos. Neste filme, um drama sobre uma história real passada durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalha para inteligência britânica especializada em quebra de códigos.


No filme vemos Turing trabalhando para conseguir desencriptar mensagens alemãs. No filme vemos a utilização da máquina enigma e a importância de Turing com seu trabalho. Ao conseguir quebrar os códigos criptografados dos alemães, ele deu uma grande vantagem aos aliados, o que resultou no principal fator para o fim da Segunda Guerra Mundial.


Infelizmente Turing não tem um final feliz, mas isso eu vou deixar para você descobrir assistindo ao filme! 


Diretor: Morten Tyldum

Nome original: The Imitation Game

Ano de lançamento: 2014

6. Ex Machina


Mais um filme inspirado nos feitos de Alan Turing. Neste filme acompanhamos um programador que é escolhido para aplicar o Teste de Turing em um robô humanóide dotado de inteligência artificial.


Este filme é fantástico pois nos mostra como a inteligência artificial pode se tornar algo além de nossa compreensão e confundir até mesmo os sentimentos de alguém com profundo conhecimento da tecnologia. Conceitos éticos e morais são colocados a prova neste filme indispensável para profissionais de TI.


Leia também: Como serão as empresas do futuro: o que dizem especialistas


Diretor: Alex Garland

Nome original: Ex Machina

Ano de lançamento: 2015

7. A rede social


Mais um filme baseado em fatos reais que conta a história do início de uma das maiores, se não a maior, rede social que já existiu: o Facebook.


Neste filme acompanhamos toda a trajetória do fundador Mark Zuckerberg, que se tornou milionário com a criação do Facebook. Porém nada é tão simples assim e o filme mostra como essa trajetória foi repleta de controvérsias e até mesmo como um brasileiro se envolveu no meio de tudo isso.


Ótimo filme para ver como uma ideia, no mundo da TI, pode se tornar revolucionária, impactar o mundo e criar um novo milionário em poucos meses.


Diretor: David Fincher

Nome original: The Social Network

Ano de lançamento: 2010

8. Tron: O legado


Nesta sequência do filme de mesmo nome de 1982 (Tron: Uma odisseia eletrônica), um jovem vai atrás de uma suposta mensagem deixada por seu pai desaparecido e acaba entrando em um mundo de realidade virtual.


O filme segue o exemplo de seu clássico usando conceitos visuais da época e a visão tecnológica de como um mundo virtual era imaginado e representado. Seu visual influenciou vários outros filmes e é um clássico que não poderia deixar de figurar em nossa lista de filmes para profissionais de TI.


Diretor: Joseph Kosinski

Nome original: Tron: Legacy

Ano de lançamento: 2010

9. Blade Runner - O Caçador de Androides 


Mais um ótimo filme influenciado pelo trabalho de Alan Turing e seu Teste de Turing. Neste filme o diretor Ridley Scott mostra uma Los Angeles futurista (2019!) e decadente e como uma grande corporação lida com “humanos artificiais” criados por ela própria.


O filme mostra de forma melancólica a relação entre nós humanos e as máquinas que poderemos ser capazes de criar. O filme traz muitas reflexões e é um clássico de ficção que, inclusive, ganhou uma sequência em 2017, intitulada Blade Runner 2049. 


Diretor: Ridley Scott

Nome original: Blade Runner

Ano de lançamento: 1982

10. A.I. - Inteligência Artificial


Não poderia faltar nesta lista um filme de Steven Spielberg. O diretor que ama temas e enredos de ficção conseguiu mexer com os sentimentos de seus espectadores, neste filme que também trabalha muito bem a relação entre as emoções entre máquinas e homens.


O filme mostra com louvor a criação de máquinas com sentimentos e como a relação com nós humanos pode ser extremamente dolorosa. Como todo filme de Spielberg, este é mais uma obra grandiosa com efeitos extraordinários que mesmo hoje surpreende pela qualidade técnica. Além disso sua narrativa comove e envolve o espectador até o último momento do filme.


Diretor: Steven Spielberg

Nome original: A.I. - Inteligência Artificial

Ano de lançamento: 2001

Tem alguma sugestão?

E aí? Qual filme você escolheria para esta lista de filmes para profissionais de TI que não citamos aqui? Algum filme marcou ou influenciou sua carreira de alguma forma? Conte para gente!


Se você está começando a se preparar para trabalhar na área de TI, a Encontre um Nerd é uma das melhores empresas para trabalhar, do ramo.


É um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais oportunidades de trabalho? Temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd


As oportunidades vão desde o serviço remoto ao field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis. 


Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.


Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

[Lista] Os 10 principais filmes para profissionais de TI