Por mais que você e sua equipe compreendam que o marketing é fundamental para atrair novos clientes para seu negócio, como proprietário ou gerente de uma pequena empresa, é provável que você não tenha à sua disposição um grande orçamento para ações na área. Isso não precisa ser um problema! Seguindo algumas dicas de marketing para pequenas empresas, seu negócio vai poder aproveitar o alcance de público que essas ações podem trazer, sem precisar investir um dinheiro que você não tem.

O Marketing pode ser um alto investimento, entretanto, também é necessário.

Se você quer que seu negócio cresça, você absolutamente precisa investir em marketing de alguma forma. O boca a boca tradicional (onde um cliente indica sua empresa para um prospect em potencial) é ótimo, mas muitas vezes não é suficiente. Mesmo que isso aconteça, você precisa de muito impulso e muitos clientes para que o boca-a-boca seja significativo o suficiente para enviar a quantidade de novos clientes que você precisa.

Isso representa um desafio para pequenos negócios que estão com um orçamento apertado. A boa notícia é que as dicas de marketing para pequenas empresas que apresentamos neste post, vão ajudá-lo a obter os resultados desejados sem prejudicar o fluxo de caixa.

Dicas de marketing para pequenas empresas

1. Concentre-se nos canais de marketing mais poderosos

Há uma infinidade de canais online que permitem um alcance orgânico (ou seja, sem que haja necessidade de investir na compra de espaço publicitário) e pago, que você pode usar para promover sua pequena empresa. Usar todos os canais, pode ser um grande desperdício de tempo e esforço. Se você tentar fazer tudo, acaba ficando sem nada.

Experimente diferentes canais e tipos de campanhas, se desejar. Experimentar é como, até mesmo os profissionais de marketing mais experientes aprendem.

Entretanto, para começar, a dica de marketing para pequenas empresas, é optar pelo simples, escolhendo os tipos de campanha mais bem sucedidos.

Por exemplo, se você tem uma empresa de serviços B2B, você pode optar por usar o LinkedIn para se conectar com potenciais clientes. Também é um bom canal para publicar e promover artigos e notícias da empresa.

Aprender como usar o LinkedIn Sales Navigator vai te ajudar a encontrar perfis de clientes ideias para seu negócio, de maneira barata e eficiente.

Lembre-se: a melhor estratégia para ampliar sua rede de contatos é abordar o canal como uma oportunidade para fazer novos amigos, não fechar negócios.

A seguir, indicamos uma apresentação feita pelo software de CRM, Agendor. Um compilado de dicas de como desenvolver uma presença relevante dentro da rede de negócios LinkedIn. Vale conferir!

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Fonte: Como construir a sua influência no linked in com 5 minutos por dia from Agendor

Como dissemos, a estratégia de usar o LinkedIn é uma ótima opção - talvez a melhor - para empresas B2B com baixo orçamento e que desejam resultados rápidos. Entretanto, se você tem uma pequena loja de roupas local, por exemplo, a composição do público é muito diferente. Preste mais atenção ao Instagram e SEO local. E, claro, tente obter tráfego de offline para online (e vice-versa).

2. Construa relacionamentos com clientes por meio de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das dicas de marketing para pequenas empresas que figuram entre as estratégias mais eficazes para manter contato com os clientes.

Acontece que o e-mail marketing é muito mais popular do que você imaginava.

83% das pessoas preferem o e-mail como um dos canais para receber promoções de marcas nas quais confiam. - Email Addiction Report 2019

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É essencial transformar os visitantes do seu site em contatos conhecidos antes que você possa convertê-los em clientes pagantes.

O primeiro passo é escolher as ferramentas certas. Há opções suficientes de ferramentas de marketing por e-mail econômicas ou mesmo gratuitas para comparar e integrar o software de e-mail ao seu site. Isso automatizará a coleta de leads do seu site para o software.

Você também pode optar por ferramentas de automação de marketing com custo-benefício extremamente interessante. Esses softwares aumentam a produtividade de seu negócio e estreitam o relacionamento com o lead - seu potencial cliente. Além disso, possuem alto ROI.

Para coletar endereços de e-mail de seus clientes em potencial, você pode:

  • usar pop-ups de sites;
  • formulários de contato;
  • oferecer brindes e avaliações gratuitas para que seu público compartilhe seus detalhes de contato.

Depois de ter um conjunto de clientes em potencial em sua lista de marketing por e-mail, você pode criar um relacionamento com eles por meio de campanhas intencionais. Desta forma, a sua empresa fica no topo da mente desses clientes e na sua lista de possíveis fornecedores.

Há uma variedade de campanhas de email que você pode executar:

  • Bem-vindo (para novos assinantes);
  • Conteúdo educacional;
  • Descontos especiais;
  • Lançamentos de novos produtos;
  • Campanhas de reengajamento (como carrinhos abandonados, em caso de e-commerces).

As campanhas de e-mail podem ajudar você a melhorar o recall da marca e estimular as decisões de compra.

Novamente, para poupar tempo e esforço, é uma boa ideia automatizar as suas campanhas de email. A maioria das ferramentas de e-mail marketing permite segmentar suas listas de e-mail e executar campanhas acionadas com base em eventos específicos.

Leia mais em: 5 ações chave de marketing digital para pequenas empresas

3. Promova seu melhor conteúdo

Não permita que orçamentos escassos o impeçam de promover conteúdo em mídias sociais ou executar campanhas pagas.

Produza conteúdo de qualidade de forma consistente em alguns canais, como Instagram, Facebook e blog. Agora descubra o poder das campanhas pagas para promover alguns dos seus conteúdos com melhor desempenho.

Usando pequenos orçamentos de forma inteligente, certifique-se de que você pode fazer mais uso do conteúdo criado e encontrar um equilíbrio.

Outra, entre as dicas de marketing para pequenas empresas é ficar de olho nas tendências e alterações do comportamento de marketing. Por exemplo, no ano passado, pela primeira vez, a pesquisa, em plataformas de busca, gerou mais tráfego do que as mídias sociais.

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(imagem via salto vertical)

Essas dicas de marketing para pequenas empresas estimulam um tipo de conscientização de oportunidades que ajudam a maximizar a alocação de orçamento para áreas com maior probabilidade de gerar retornos. Seu melhor conteúdo tem o potencial de gerar tráfego tanto no social quanto na pesquisa, se bem feito.

4. Reivindique sua página do Google Meu Negócio (GMB)

Mais de 60% dos usuários usam seus dispositivos móveis para pesquisar os serviços locais e mais de 80% das pesquisas em todo o mundo são feitos no mecanismo de pesquisa do Google.

O Google oferece uma ferramenta gratuita que pode ajudar você a:

  • direcionar clientes para seu site;
  • controlar as informações locais sobre seus negócios;
  • interagir com seus clientes;
  • controlar sua reputação.

Entretanto, 50% das pequenas empresas ainda não reivindicou seus perfis do GMB.

Quando seu perfil no Google Meu Negócio está completo, sua empresa, passa a figurar entre os estabelecimentos identificados que respondem à pesquisa feita.

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Você deve acessar o Google Meu Negócio e se cadastrar. Ele permite que você insira informações detalhadas sobre sua empresa, incluindo:

  • detalhes de contato;
  • URL;
  • localização;
  • fotos.

Os clientes podem deixar comentários sobre sua empresa e reivindicar seu perfil do Google Meu Negócio pode ajudá-lo a solucionar qualquer problema.

O recurso mais recente que foi adicionado é a capacidade de criar postagens para a página do Google Meu Negócio, para compartilhar atualizações e informações importantes sobre sua empresa.

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Atualmente, muitos clientes recorrem à página do Google Meu Negócio para saber mais sobre a empresa. Na verdade, muitas pessoas não passam dos resultados do GMB ao procurar um serviço ou empresa, especialmente localmente. Se você não tiver uma página bem otimizada, poderá estar perdendo muitos clientes em potencial.

Além disso, muitas pessoas recorrem à GMB para pesquisar a empresa antes de fazer sua escolha: o Google Meu Negócio possui avaliações e resenhas de 1 a 5 estrelas, o que significa que a falta dessa informação pode prejudicar sua reputação como um negócio bem estabelecido.

Com as informações disponíveis na ponta dos dedos, controlar e monitorar o feedback de seus clientes, é crucial para qualquer negócio. A página do GMB permitirá que você mantenha contato, receba comentários e responda a qualquer feedback negativo que seus clientes possam ter.

Conteúdo como fonte de clientes

Como uma pequena empresa, a chave para estabelecer uma reputação é criar conteúdo de qualidade. A promoção desse conteúdo em um ou dois canais principais vai ajudar a conseguir que o público o veja.

Marketing hoje é sobre ser útil e autêntico.

Crie um conteúdo exclusivo que chama a atenção e fica por mais tempo. Em seguida, torna-se a voz da sua marca, dando-lhe fãs e seguidores fiéis.

Esperamos ter te ajudado com essas dicas de marketing para pequenas empresas. Como você viu, com baixo investimento é possível posicionar sua empresa nos principais canais e alcançar um público segmentado e qualificado, para seu negócio.

Sim, o marketing digital é a melhor forma de fazer isso. Aliás, não apenas no marketing, mas em todos os setores das empresas, a tecnologia se mostra diariamente uma fonte de redução de custos e aumento da produtividade nos negócios.

Leia mais sobre isso, no artigo;Como serão as empresas do futuro: o que dizem especialistas”.

É claro que organizar e gerenciar todas estas novas tecnologias nas empresas do futuro não vai ser tarefa fácil. É por isso que aconselhamos que você conheça a Encontre um Nerd. Estamos revolucionando como a gestão de TI é feita para empresas, com profissionais experts do mercado e metodologias e processos descomplicados.

4 dicas de marketing para pequenas empresas: com baixo custo e alto ROI