Apesar do recente sucesso de ferramentas como ChatGPT e similares, não é de hoje que a inteligência artificial vem ganhando relevância na mídia e, é claro, dentro das empresas. Mas afinal, como a IA está transformando o atendimento ao cliente?
De acordo com o relatório Zendesk CX Trends 2023, 73% dos consumidores esperam ter mais interações com IA no seu dia a dia. Além disso, 74% deles acreditam que a IA deve melhorar a eficiência do atendimento ao cliente. Ou seja, os benefícios são tão claros que o próprio público vem apostando nessa tendência.
Assim, se você quer se destacar no mercado e se manter à frente da concorrência, entender como melhorar o atendimento ao cliente utilizando IA é fundamental!
E, como de costume, nós estamos aqui para te ajudar nesta jornada!
Neste post, mostramos exemplos práticos de como a IA está transformando o atendimento ao cliente e listamos uma série de benefícios que essa tecnologia pode proporcionar para a sua empresa.
Para ficar por dentro de tudo, é só ler este texto até o final!
Como a IA está transformando o atendimento ao cliente?
O uso de Inteligência Artificial no atendimento ao cliente tem revolucionado a atuação do setor de várias formas, tornando o suporte mais ágil e personalizado, permitindo às empresas entregar aos consumidores um serviço de maior qualidade.
Confira alguns exemplos práticos de como isso vem acontecendo atualmente:
1. Automação de processos de atendimento com inteligência artificial
Graças ao uso de IA, tarefas repetitivas e burocráticas, como geração de relatórios, atribuição de tickets e triagem de e-mails, que antes demandavam tempo e eram realizadas por agentes humanos, agora podem ser feitas rapidamente por um sistema automatizado.
Assim, os atendentes podem focar em atividades mais complexas e de maior impacto para os resultados da empresa, como o relacionamento com o cliente.
2. Chatbots inteligentes
Chatbots de inteligência artificial são ferramentas automatizadas, capazes de emular a conversação humana por meio do processamento de linguagem natural, que lhes permite compreender e interpretar mensagens enviadas pelos usuários.
Isso possibilita que atuem como uma primeira camada de suporte, apresentando respostas adequadas às necessidades dos clientes e resolvendo questões pontuais.
Além disso, por se tratar de um sistema automatizado, essa ferramenta consegue realizar atendimentos simultâneos sem comprometer sua produtividade. Assim, reduz consideravelmente o tempo de espera, bem como as filas para atendimento.
3. Personalização do atendimento com inteligência artificial
Com acesso a um banco de dados que contém informações coletadas sobre os clientes e seu histórico de atendimento, sistemas baseados em IA conseguem oferecer alto nível de personalização, seja no suporte ou na recomendação de produtos e serviços, tendo como base os interesses individuais de cada cliente.
4. Análise de dados de atendimento
O monitoramento de métricas é uma atividade extremamente importante em toda companhia e a IA veio para facilitar e otimizar esta tarefa.
De forma automatizada, a inteligência artificial pode coletar, processar, analisar e cruzar esses dados, gerando insights valiosos para a otimização de todo tipo de processo.
5. Análise de sentimento do cliente
A análise de sentimento do consumidor é outro exemplo de estratégia de IA que está transformando o atendimento ao cliente.
Mas como isso funciona na prática?
A inteligência artificial analisa as mensagens e interações do cliente nos mais diversos canais e, com base na forma como ele se expressa, determina como está se sentindo em relação à empresa. Isso permite que os agentes atuem de forma rápida e precisa, atuando de acordo com o que cada situação pede.
7 benefícios da AI no atendimento ao cliente
Agora você já sabe como a IA está transformando o atendimento ao cliente, certo? Mas quais são as vantagens práticas que essa tecnologia pode gerar?
Para responder a essa pergunta, listamos abaixo alguns dos principais benefícios do uso de AI no atendimento ao cliente. Confira:
1. Possibilita oferecer atendimento ao cliente 24/7
Como os chatbots funcionam de forma autônoma, eles podem operar até mesmo fora do horário comercial, conferindo a disponibilidade de atendimento 24/7, ou seja, sempre que o cliente precisar.
2. Reduz o tempo de espera para atendimento e elimina gargalos
Considerando que os chatbots inteligentes dão conta de resolver os chamados mais pontuais, essa tecnologia ajuda a dar vazão aos tickets simples, reduzindo consideravelmente o tempo de espera e eliminando gargalos de atendimento.
3. Aumenta a produtividade do time de atendimento
Com os chatbots atuando na linha de frente, realizando uma pré-triagem dos tickets e resolvendo problemas pontuais, os atendentes podem focar em questões mais complexas, contando com todo o suporte da IA para entregar mais resultados.
4. Reduz custos
Diferentemente dos seres humanos, que precisam se dedicar a uma tarefa por vez, chatbots inteligentes são capazes de atender a vários chamados ao mesmo tempo sem que isso prejudique seu desempenho ou a qualidade do atendimento. Logo, com o apoio da tecnologia de IA, é possível operar com uma equipe mais enxuta.
5. Gera insights valiosos para o negócio
Outro importante aspecto da IA que está transformando o atendimento ao cliente é o acesso aos dados gerados diariamente. É possível colher todo tipo de informação: volume de chamados, tempo médio de atendimento, queixas mais frequentes etc.
Esses dados são processados, cruzados e analisados, revelando insights, que melhoram a performance dos agentes e do setor de suporte como um todo.
6. Otimiza a experiência do cliente
Como vimos até aqui, o uso de IA no atendimento ao cliente gera benefícios, como aumento na disponibilidade e velocidade do suporte, personalização, além, é claro, da melhor qualidade do serviço prestado pelos atendentes.
Tudo isso contribui para a otimização da experiência do consumidor, que passa a contar com um atendimento de qualidade superior em todos os sentidos.
7. Aumenta a satisfação do cliente
Por fim, como é de se esperar, ao ter acesso a um suporte mais ágil e efetivo, o cliente tende a se sentir mais satisfeito, tornando-se fiel à marca.
É claro que esses são apenas alguns dos benefícios da AI no atendimento ao cliente, mas já deu para ter uma boa noção da importância dessa tecnologia, certo?
Seja bem-vindo a nova era do atendimento ao cliente!
O cliente moderno é exigente e já está mais do que adaptado aos benefícios que a AI pode lhe oferecer. Logo, não aceitará nada menos do que um atendimento de excelência. Cabe às empresas entregar um suporte à altura de suas expectativas.
Neste contexto, não resta dúvidas de que a tendência de IA veio para ficar. Diante de tantos exemplos de benefícios proporcionados por esta tecnologia, é impossível não presumir que quem não se atualizar será deixado para trás pelos concorrentes.
A sua empresa já está preparada para esta nova era da tecnologia?
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