Gerenciar a segurança em cloud é um desafio essencial e contínuo na era digital atual, com uma importância cada vez maior à medida que mais organizações adotam a computação em nuvem.

Vale salientar que a transição para a nuvem oferece uma série de benefícios, como escalabilidade, flexibilidade e eficiência operacional, mas também introduz novas complexidades e riscos de segurança.

Portanto, é crucial compreender e implementar práticas sólidas de gerenciamento de segurança em cloud para proteger seus dados e sistemas. Bem como os dados dos seus clientes.

Neste artigo, vamos mostrar as principais ferramentas, as melhores práticas, e os tipos de segurança em cloud para você garantir o melhor gerenciamento. Boa leitura!

O que é a segurança em cloud?

A segurança em cloud é um subconjunto da segurança cibernética que se concentra na proteção de dados, aplicativos e infraestruturas associadas à computação em nuvem. Ela envolve políticas, procedimentos, práticas e tecnologias que trabalham para proteger a nuvem - seja ela pública, privada ou híbrida - de ameaças de segurança internas e externas.

Os desafios da segurança em cloud incluem, mas não se limitam a, proteger dados sensíveis, garantir a privacidade, estabelecer controle de acesso, proteger as redes virtuais e garantir a conformidade com as regulamentações de segurança pertinentes.

É importante notar que a responsabilidade pela segurança é compartilhada entre o provedor de serviços de nuvem (CSP) e o usuário.

O CSP é geralmente responsável pela segurança da infraestrutura, enquanto o usuário é responsável pela segurança dos dados e aplicativos que coloca na nuvem.

Um dos aspectos chave é o gerenciamento de identidades e acessos, pois é fundamental garantir que apenas usuários autorizados acessem informações específicas.

Outros elementos importantes incluem a proteção de dados por meio de criptografia, a implementação de medidas de segurança física e a realização regular de testes de segurança para identificar e corrigir potenciais vulnerabilidades.

Quais os tipos de modelos de serviço em nuvem?

Antes de entender quais são as principais ferramentas de segurança na nuvem, e as práticas recomendadas para garantir essa segurança, é crucial saber quais são os tipos de modelos em nuvem. Basicamente são 3:

1. Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Este é o modelo mais básico de serviço em nuvem. Com o IaaS, os usuários alugam infraestrutura de TI, como servidores, armazenamento e rede, de um provedor de nuvem. 

Eles passam a ter controle sobre a infraestrutura, mas geralmente são responsáveis pela manutenção e atualização de hardware e software. Exemplos populares de IaaS incluem Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform.

2. Plataforma como Serviço (PaaS)

Com o PaaS, os usuários alugam não apenas infraestrutura, mas também plataformas de software de nível superior, como sistemas operacionais, middleware e bancos de dados.

O PaaS é popular entre desenvolvedores de software, pois fornece todas as ferramentas necessárias para criar e testar sem se preocupar com a manutenção da infraestrutura. Exemplos de PaaS incluem Heroku, Google App Engine e AWS Elastic Beanstalk.

3. Software como Serviço (SaaS)

No modelo SaaS, os usuários alugam o uso de um aplicativo de software hospedado na nuvem. O provedor de SaaS gerencia toda a infraestrutura e plataformas subjacentes, permitindo que os usuários se concentrem apenas no uso do software.

Assim sendo, os usuários acessam o software por meio de um navegador web ou aplicativo dedicado. Exemplos populares de SaaS incluem Gmail, Salesforce e Microsoft Office 365.

Principais ferramentas de segurança em nuvem

A principal ferramenta que ajuda as empresas na segurança em nuvem é o Google Cloud Platform (GCP), que é uma suíte abrangente de serviços de computação em nuvem que permite que as organizações executem suas infraestruturas, aplicações e análises de dados na infraestrutura robusta e segura do Google.

Ela oferece uma variedade de serviços baseados em nuvem, incluindo computação, armazenamento, machine learning (ML), análise de dados, IoT, entre outros.

Uma das principais vantagens do GCP é sua ênfase na segurança e privacidade dos dados, oferecendo diversas ferramentas e recursos avançados para ajudar as organizações a proteger suas informações.

Agora, vamos olhar para algumas das principais ferramentas e serviços de segurança disponíveis no Google Cloud Platform.

Cloud Identity and Access Management (IAM)

O IAM permite que os administradores controlem quem (usuários ou serviços) tem permissão para acessar recursos específicos, fornecendo controle granular de acesso a recursos da nuvem.

Por meio do IAM, é possível definir e gerenciar políticas de acesso, reduzindo o risco de acesso não autorizado aos dados, trazendo muito mais segurança.

Cloud Security Command Center (Cloud SCC)

O Cloud SCC é um serviço de gerenciamento de segurança e risco para GCP. Ele fornece visibilidade de inventário de ativos, descoberta de vulnerabilidades, detecção de ameaças e respostas a incidentes.

Vale destacar que esse importante recurso do GCP gera uma visão unificada da segurança e dos riscos em toda a plataforma.

Google Cloud Armor

O Cloud Armor funciona como um firewall de aplicação web (WAF), protegendo seus serviços em nuvem contra ataques DDoS e ameaças da web, como injeção SQL e ataques cross-site scripting (XSS).

Cloud Key Management Service (KMS)

O Cloud KMS possibilita que você gerencie chaves criptográficas para seus serviços em nuvem da mesma maneira que faria no local. É possível gerar, usar, girar e destruir chaves AES, RSA e de curvas elípticas através do Cloud KMS.

Cloud Data Loss Prevention (DLP)

O Cloud DLP é uma ferramenta para descobrir, classificar e redigir automaticamente informações de identificação pessoal (PII), números de cartão de crédito e outros dados sensíveis. É uma maneira eficaz de evitar a exposição e atender aos requisitos de conformidade.

VPC Service Controls

Essa ferramenta ajuda a proteger seus serviços no Google Cloud Platform da exposição a dados. Ela permite que os administradores definam uma fronteira de segurança em torno dos recursos da nuvem para controlar o fluxo de dados entre os serviços do GCP.

Event Threat Detection (ETD)

Por fim, este serviço detecta automaticamente ameaças e anomalias potenciais nos logs de eventos do Google Cloud Plataform e alerta os administradores, permitindo que respondam rapidamente.

Práticas recomendadas para garantir a segurança em cloud

Como é possível ver, ao usar o Google Cloud Platform, você dispõe de inúmeras ferramentas que ajudam a ter mais segurança no gerenciamento dos dados e arquivos. Todavia, é crucial também a aplicação de boas práticas, como:

  • implementar políticas de segurança robustas: é vital ter políticas de segurança que cubram aspectos como controle de acesso, uso de firewalls, criptografia e proteção de dados;
  • criptografia: os dados devem ser criptografados tanto em repouso quanto em trânsito para protegê-los contra interceptação ou acesso não autorizado;
  • proteção de endpoint: como muitos dispositivos podem acessar os recursos da nuvem, cada endpoint deve ser protegido com software de segurança adequado;
  • backups e recuperação de desastres: os dados devem ser regularmente copiados e os backups devem ser armazenados de forma segura;
  • auditorias de segurança: auditorias regulares podem identificar potenciais vulnerabilidades e verificar se as políticas e procedimentos de segurança estão sendo seguidos;
  • atualizações e patches: manter todos os sistemas e softwares atualizados é fundamental para proteger contra vulnerabilidades conhecidas que podem ser exploradas por atacantes.

Como podemos ver ao longo deste artigo, gerenciar a segurança em cloud é crucial, mas com ferramentas e práticas recomendadas, você garante uma maior proteção de dados e arquivos armazenados na web.

Este post foi escrito pela equipe da Safetec, que contribui para a inovação na forma de trabalhar das organizações, por meio de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

Como gerenciar a segurança em cloud: ferramentas e práticas recomendadas!