Você sabe como consultar a velocidade da internet da sua casa?

Ao contratar um serviço de Internet você geralmente paga um determinado preço estabelecido com base na velocidade da sua conexão.

Quanto mais rápida, maior o custo do pacote. Essa é a lógica.

Para que você possa ter o controle do quanto você está pagando e quanto você está recebendo é importante saber como consultar a velocidade da internet.

Leia também: Qual melhor e-mail para empresas? 3 provedores para negócios

Você pode se surpreender com os resultados e até mesmo descobrir que está pagando por uma velocidade e recebendo outra. Isso irá te ajudar a evitar problemas com a conexão com a internet.

Vamos explicar por que as velocidades importam e mostrar como consultar a velocidade da internet na sua casa ou trabalho.

Como consultar a velocidade da internet, é importante?

Serviços de streaming como o YouTube, Netflix e tantos outros, se tornaram mais populares. Com, cada vez mais altas resoluções como HD e 4K, a importância de ter uma boa conexão de internet em casa se torna indispensável.

Se você estiver assistindo a um programa no YouTube e este não estiver em alta definição, ou se estiver constantemente parando, é provável que você não tenha uma conexão rápida o suficiente.

Lembre-se: sua internet é compartilhada em todos os dispositivos conectados em sua casa, de modo que a conexão é dividida entre pessoas e dispositivos.

Quanto mais pessoas em sua casa estiverem usando a internet ao mesmo tempo, mais lenta ela será.

Quanto maior sua velocidade menos você deverá se preocupar com os outros aparelhos ou pessoas da sua casa, daí a importância como consultar a velocidade da internet.

Qual a velocidade que eu preciso?

A velocidade da Internet é medida em “megabits por segundo” ou Mbps. Você deve saber o que esse número significa e que essa medida existe.

Cada provedor promete diferentes níveis de taxas de velocidade de internet. É com essa medida que eles indicarão para você a velocidade que irão te fornecer.

Separamos aqui uma referência de como a velocidade da internet pode influenciar de maneira prática sua navegação do dia a dia.

  • 1–3 Mbps: bom o suficiente para navegação na Web, e-mail, jogos online sociais e casuais. No entanto, isso não é ideal para streaming de vídeo.
  • 3–4 Mbps: esta é a velocidade mínima para streaming de vídeo padrão de serviços como o Netflix. Essa velocidade pode ser suficiente para uma residência com apenas um usuário, mas com todo o conteúdo em HD disponível na Web, isso levará a travamentos e constantes carregamentos de vídeo.
  • 5–10 Mbps: a Netflix recomenda pelo menos 5 Mbps para um único fluxo HD, e você duplicará isso para dois fluxos HD simultâneos. Embora essa seja a velocidade básica necessária para o conteúdo em HD, ela ainda pode levá-lo a alguns travamentos, especialmente se você tiver vários aparelhos conectados em casa.
  • 10–20 Mbps: esta é a velocidade mínima para uma experiência de Internet consistente e confiável. Se você fizer o download de arquivos da web e de serviços de armazenamento em nuvem continuamente, obtenha um plano com no mínimo essa velocidade anunciada.
  • 20 Mbps ou superior: É a partir daqui que você começa a ficar mais tranquilo. Famílias com vários computadores e aparelhos conectados à internet, e usuários simultâneos devem ter pelo menos um plano de 20 Mbps.

Serviços que testam a velocidade da internet

Agora que você tem uma ideia da velocidade da Internet necessária para determinadas atividades, você vai ver como consultar a velocidade da internet testando e comparando com a velocidade anunciada pelo seu provedor.

Trouxemos aqui 2 sites populares e confiáveis para usar.

É uma boa ideia realizar o teste em mais de um site pois, sua velocidade pode variar de servidor para servidor.

Não necessariamente a velocidade vai estar errada em um deles quando houver diferença, mas você terá uma média de quantos Mbps estão chegando em sua casa.

Ookla Speedtest

Uma das formas de como consultar a velocidade da internet mais conhecidos para teste é o Ookla Speedtest. Esse serviço pode medir a resposta de ping da sua conexão e as velocidades de download e upload de um servidor remoto.

Quanto às velocidades de download e upload, as medições são dadas embits por segundo. Números mais altos são melhores. As velocidades de download normalmente serão muito mais rápidas do que as velocidades de upload.

Você também pode comparar esses números com as velocidades que seu provedor de serviços de Internet promete a você.

Certifique-se de executar vários testes ao longo de vários dias em momentos diferentes.

Isso lhe dará uma visão geral da velocidade da sua conexão.

Você também pode encontrar períodos específicos quando estiver lento, dependendo do congestionamento da rede da sua área.

Teste de Velocidade

O site Teste de Velocidade da Encontre um Nerd também é um serviço para você consultar a velocidade da sua internet. Ele usa os servidores FAST da Netflix e tem resultados precisos sobre o quanto você está recebendo.

O Teste de Velocidade da EUN é totalmente baseado em navegador, então você não precisa baixar um aplicativo ou programa. Basta entrar em seu sitepelo computador ou pelo seu celular, e o teste será executado automaticamente e mostrará sua velocidade de download quando terminar.

Dicas para resultados mais precisos

Sempre que possível use uma conexão por fio para obter resultados mais precisos e consistentes. Por quê?

O culpado de suas velocidades mais lentas pode estar em sua conexão Wi-Fi e não em sua própria conexão com o provedor.

Faça vários testes.

Se a diferença dos resultados para o seu plano contratado for por volta de 15%, saiba que pode ser tolerável e infelizmente é bem comum.

Fatores como congestionamento durante os horários de pico e algumas questões técnicas poderão contribuir para pequenas variações na sua velocidade.

Para mais precisão, vale desligar todos os aparelhos e até mesmo o Wi-Fi e realizar o teste apenas pelo cabo.

Se seus resultados com fio forem muito mais baixos do que os anunciados, talvez então possa haver algo mais acontecendo.

Verifique seu computador primeiro e veja se está tudo bem com ele e se é compatível com as recomendações mínimas de seu provedor. Por exemplo, alguns modelos mais antigos não podem ir além dos 38 Mbps.

Se você tiver um plano de taxa de 50 Mbps ou superior, atualize seu computador.

E se você já tiver um computador mais novo e ainda assim estiver vendo velocidades menores do que as anunciadas, é hora de ligar para seu provedor.

Use as dicas acima para consultar a velocidade da internet e contratar um serviço que realmente atenda às suas expectativas ou fique à vontade para ligar para o Encontre um Nerd sempre que precisar de suporte e atendimento. É para isso que estamos aqui!

Suporte e gestão de TI para empresas | Encontre um Nerd

Nós ajudamos empresas a melhorar seu desempenho e a faturar mais evitando esses e outros problemas técnicos diários. A Yazigi, por exemplo, com o suporte da EUN conseguiu reduzir 12% os custos fixos.

Como consultar a velocidade da internet: sites online grátis