Muitos ainda imaginam o CRM como um software voltado para grandes empresas, sobretudo companhias que atuam no e-commerce. Felizmente, esse cenário mudou bastante. Hoje, ele é aplicado na gestão de inúmeros tipos de empreendimentos. Quem também têm aproveitado os benefícios do CRM são as empresas com foco em TI.
Quem administra companhias nesse setor entende que as necessidades do dia a dia vão muito além de pensar em programação ou tecnologia. Os clientes demandam comprometimento de várias áreas, desde o atendimento inicial até a análise do retorno de investimento.
Por outro lado, o CRM é bastante relevante para a avaliação da equipe interna. Com ele é possível observar, por exemplo, quais profissionais de vendas alcançam os melhores resultados, e quais deles precisam de alguma ajuda para atingir as metas. Além disso, com o CRM, uma empresa de T.I tem mais ferramentas para atrair clientes em potencial, os chamados leads.
Explorar todas as funcionalidades de um software de CRM pode ser o impulso que uma empresa necessita para crescer no mercado. Afinal, entre os benefícios dele, é possível realçar:
- Melhoria na comunicação com os clientes;
- Automação de processos;
- Organização de dados;
- Integração com ferramentas de automação de marketing;
- Relatórios minuciosos;
Uma empresa de TI necessita também ser especialista em Marketing e Vendas
Por melhor prestadora de serviços que seja uma empresa de T.I, sem uma estratégia de marketing e vendas é muito difícil para ela se destacar da concorrência. Nesse cenário, o CRM tem os elementos necessários para que a companhia possa desenvolver melhores estratégias para a captação de clientes.
A primeira delas é a atração de leads. Por isso, integrar o CRM com aplicativos de mensagens, e-mails e redes sociais é fundamental para conseguir novos contatos. Afinal, sempre que um cliente em potencial utilizar esses canais para conhecer um pouco mais sobre as soluções da empresa, ele é cadastrado automaticamente no software de CRM.
Dessa forma, os gestores já podem sondar melhor qual o estágio de cada um desses leads no funil de vendas. Caso alguns deles já estejam mais ativos, essa é uma excelente oportunidade para a equipe de vendas externa.
Esses profissionais têm a chance de analisar, por meio de relatórios, o histórico de interações sobre esses leads, e quais as necessidades dele. Assim, eles têm muito mais argumentos para concretizar a venda.
Isso evita que todo o processo de obtenção de clientes seja baseado na intuição ou no investimento em diversos contatos, que muitas vezes não geram nenhum retorno. Por outro lado, com o CRM a produtividade de vendas aumenta. Com os mesmos recursos, uma empresa consegue elevar a taxa de conversão.
O CRM aproxima diferentes setores de uma empresa de TI
Se é verdade que o CRM é muito importante para nutrir o melhor relacionamento com o cliente e promover o resultado do time de vendas, também é possível afirmar o mesmo quando o assunto é a integração das equipes.
Com os vendedores, profissionais de atendimento e setor financeiro, alinhados pelo mesmo software, é muito mais simples organizar a jornada de compra do cliente. A cada cotação efetuada, toda a equipe estará pronta para processar esse pedido quanto antes. Além disso, os gestores têm acesso, por meio do CRM, o passo a passo de toda a operação.
Isso é muito significativo por dois motivos. Primeiro, porque reduz o tempo necessário para que todo o time confirme a venda. Por consequência, ao ser mais ágil em todo o processo, a empresa tem a brecha para economizar recursos financeiros.
Com o CRM uma empresa de TI é capaz de conhecer os seus clientes de verdade
A partir do momento em que um lead é cadastrado no software de CRM, e, em seguida, se transforma em um cliente, a empresa de T.I tem a oportunidade de nutrir o melhor relacionamento com ele.
Afinal, a cada interação realizada, a empresa pode verificar, por meio de relatórios, quais são as necessidades e anseios desse cliente. Se o número de serviços solicitados caiu, por exemplo, os gestores podem investigar as razões pela queda no investimento dele.
Por outro lado, caso os gastos do cliente aumentem, esse pode ser um indicativo sobre qual será o foco da empresa naquele momento. Além disso, o desempenho de um cliente pode ser uma “bússola” para apontar a melhor estratégia a ser utilizada com outros.
Portanto, para as empresas de T.I, a principal vantagem competitiva de um software de CRM é o fornecimento de dados precisos. É por meio deles que os gestores podem, além de buscarem inspiração para novas ações, se basearem na hora da tomada de decisões mais complexas.
Esse ganho em agilidade e performance, ainda mais em um ambiente muito competitivo, é vital para manter os clientes ainda mais próximos e sempre satisfeitos com os serviços prestados.