Você sabe o que separa os seres humanos dos outros seres vivos? Curiosidade. Humanos são curiosos. Nós questionamos muito. Somos nós que desafiamos o status quo das regras existentes e nos esforçamos para construir/produzir algo melhor. Daí a expansão da internet das coisas e os inúmeros exemplos de IOTs que temos hoje.

Tal curiosidade e esforços nos prometeram uma vida onde dispositivos eletrônicos e máquinas provavelmente se tornarão nossos melhores amigos.

Sim, você leu corretamente. A visão de tornar as máquinas inteligentes o suficiente para reduzir o trabalho humano a quase zero. A ideia de dispositivos interconectados em que os dispositivos são inteligentes o suficiente para compartilhar informações conosco, com aplicativos baseados em nuvem e entre si (dispositivo para dispositivo).

Dispositivos inteligentes ou “dispositivos conectados”, como são comumente chamados, são projetados de tal forma que capturam e utilizam todos os dados que você compartilha ou usa no dia a dia. E esses dispositivos usarão esses dados para interagir com você diariamente e concluir tarefas.

Quão grande é a internet das coisas (IoT)?

Essa nova onda de conectividade está indo além de laptops e smartphones, indo para carros conectados, residências inteligentes, wearables conectados, cidades inteligentes e serviços de saúde conectados.

São muitos os Exemplos de IOT no nosso dia a dia. De acordo com o relatório do Gartner, até 2020 os dispositivos conectados em todas as tecnologias atingirão 20,6 bilhões. Woah! esse é um número enorme.

Ano x Número de dispositivos conectados | Fonte: HP.

A HP fez uma pequena pesquisa na qual estimaram a ascensão de dispositivos conectados ao longo dos anos e os resultados são surpreendentes. Estamos nos movendo em direção a um mundo totalmente automatizado?

Esses dispositivos preencherão a lacuna entre o mundo físico e digital para melhorar a qualidade e a produtividade da vida, da sociedade e das indústrias.

Com os exemplos de IOT, a recuperação das casas inteligentes é a característica mais esperada, com marcas já entrando na concorrência com aplicativos inteligentes.

Wearables são outra característica em segundo lugar na internet. Com o lançamento do Apple Watch e outros dispositivos que nos manterão conectados ao mundo interconectado.

Uma pesquisa conduzida pela KRC Research no Reino Unido, EUA, Japão e Alemanha, os primeiros a adotar a IOT revelou quais dispositivos os clientes estão mais propensos a usar nos próximos anos.

Aparelhos inteligentes como termostato, geladeira inteligente, para citar alguns são mais apreciados pelos clientes e parecem mudar a maneira como operamos.

Fonte: Relatório da GSMA.

Se você está se perguntando qual impacto terá a IoT na economia, então, para sua informação, de acordo com o relatório da Cisco, a IoT gerará US $ 14,4 trilhões em valor em todos os setores na próxima década. Sim, você está pensando corretamente, a IoT trará uma onda que ninguém pode prever.

Agora, para dar uma ideia de como as aplicações da IoT irão transformar nossas vidas, listamos algumas áreas nas quais a IoT é muito aguardada e as empresas estão se preparando para surpreendê-lo com dispositivos inteligentes.

Para entender melhor, adicionamos em alguns exemplos de IOT vídeos do YouTube para que você veja o que o nosso futuro nos reserva.

Leia e diga-nos quais dispositivos inteligentes você está ansioso para usar.

4 exemplos de IOT na prática

1. Casa Inteligente

Com a IoT criando o buzz, “Smart Home” é exemplo de IoT mais pesquisado no Google. Mas o que é uma casa inteligente?

Você não adoraria se pudesse ligar o ar-condicionado antes de chegar em casa ou desligar as luzes mesmo depois de sair de casa? Ou desbloquear as portas para os amigos para acesso temporário, mesmo quando você não estiver em casa?

Com a IoT tomando forma, as empresas estão criando produtos para tornar sua vida mais simples e conveniente.

A Smart Home tornou-se a escada revolucionária do sucesso nos espaços residenciais e prevê-se que as casas inteligentes se tornem tão comuns quanto os smartphones.

O custo de possuir uma casa é a maior despesa na vida de um proprietário. Espera-se que os produtos Smart Home economizem tempo, energia e dinheiro.

Aqui está um breve vídeo que mostra uma casa inteligente do futuro e como sua vida será simplificada.

2. Wearables

Wearables são exemplos de IOTs que tiveram uma demanda explosiva em mercados em todo o mundo. Empresas como o Google, Samsung investiram fortemente na construção de tais dispositivos. Mas como eles funcionam?

Dispositivos portáteis são instalados com sensores e softwares que coletam dados e informações sobre os usuários. Esses dados são pré-processados ​​posteriormente para extrair insights essenciais sobre quem os utiliza.

Esses dispositivos abrangem amplamente os requisitos de condicionamento físico, saúde e entretenimento.

O pré-requisito da internet das coisas para aplicações vestíveis (wearables) é ser altamente eficiente ou de baixíssimo consumo de energia e de pequeno porte.

Entenda melhor sobre esse exemplo de IoT nesta apresentação do TEDsobre wearables:

3. Internet industrial

A internet industrial é o novo burburinho no setor, também denominado Industrial Internet of Things (IIoT). Ela está capacitando a engenharia industrial com sensores, software e análise de big data para criar máquinas brilhantes.

De acordo com Jeff Immelt, CEO da GE Electric, a IIoT é um ativo “bonito, desejável e investível”. A filosofia de condução por trás da IIoT é que, as máquinas inteligentes são mais precisas e consistentes do que os seres humanos na comunicação através de dados. E esses dados podem ajudar as empresas a identificar ineficiências e problemas mais cedo.

A IIoT possui grande potencial para controle de qualidade e sustentabilidade. Aplicações para rastreamento de mercadorias, troca de informações em tempo real sobre estoque entre fornecedores e varejistas e entrega automatizada aumentarão a eficiência da cadeia de suprimentos.

De acordo com a GE, a melhoria da produtividade da indústria passará de US$ 10 trilhões para US$ 15 trilhões no PIB mundial nos próximos 15 anos.

O vídeo explica a emergência da IIoT nas indústrias com muita precisão.

4. Engajamento energético

As redes de energia do futuro não serão apenas inteligentes o suficiente, mas também altamente confiáveis. O conceito de smart grid está se tornando muito popular em todo o mundo.

A idéia básica por trás das redes inteligentes é coletar dados de maneira automatizada e analisar o comportamento ou os consumidores e fornecedores de eletricidade para melhorar a eficiência, bem como a economia do uso de eletricidade.

As Smart Grids também poderão detectar fontes de falta de energia mais rapidamente e em níveis domésticos individuais, como próximo ao painel solar, tornando possível o sistema de energia distribuída.

Aqui está um vídeo para explicar como funciona a rede inteligente, um exemplo de IOT tão útil.

IoT: um futuro brilhante

Como você pode ver nesses exemplos da IOT, o futuro da internet das coisas é brilhante. À medida que novas ideias surgirem sobre a melhor forma de usar os produtos de IoT, será interessante ver para que lado essa tecnologia se dirige.

Serão mais soluções empresariais ou as casas inteligentes entrarão em vigor? Ainda é cedo para dizer.

O futuro da IoT é mais fascinante do que isso, onde bilhões de coisas estarão conversando entre si e a intervenção humana se tornará menor. A IoT trará mudanças macro na maneira como vivemos e trabalhamos.

Espero que você tenha se divertido lendo sobre todas essas poderosas e promissoras aplicações da internet das coisas. Existem muitas outras áreas em que a IoT está causando impacto.

Você gostou de ler este artigo? Agora eu tenho certeza que você será capaz de dizer qual dispositivo inteligente você está esperando ansiosamente. Conte-nos nos comentários abaixo.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

4 exemplos de IOT no mundo real [com vídeos]