Tecnologia e varejo: abertura de novas lojas

A abertura de uma loja é um momento incrível, mas se destaca aquele que inclui a TI como parte do negócio. Tecnologia e varejo devem estar na mesma frase para que você ofereça uma nova experiência aos usuários. Entenda o porquê.

Abrir uma nova loja é um grande desafio, ainda mais quando vivemos em uma era digital com lojas virtuais e entregas na porta de casa.

O varejo como o conhecemos não está com seus dias contados. Apesar de todas as mudanças que a pandemia gerou em nosso comportamento de compra e gastos, muitas lojas de varejo continuam em expansão.

O motivo? O tipo de negócio certo, no lugar certo, com um plano de negócio bem planejado e o uso da tecnologia adequada.

Reduza custos na abertura de novas lojas com a Eunerd. Saiba mais →

A maneira como a TI da sua loja é organizada pode fazer total diferença em suas vendas, no modo como o seu negócio interage com o público e oferece seus produtos.

São poucos os empresários e empreendedores que pensam na combinação tecnologia e varejo, por isso deixam a TI fora do plano de negócio. 

Por isso, criamos este conteúdo para que você consiga entender a importância de integrar a tecnologia ao seu negócio.

Boa leitura!

Tecnologia e varejo: a importância de uma boa infraestrutura

É natural os varejistas procurarem por novas tecnologias que ofereçam novas experiências de compra aos clientes. Algo que os tornem relevantes e os separe de toda a concorrência.

Para que as inovações funcionem é preciso garantir uma boa infraestrutura de TI capaz de suportar todas as demandas, todas as inovações implementadas para atrair novos clientes e fidelizar os que já compraram antes.

Concentre-se nessas três áreas da infraestrutura da sua loja:

- Infraestrutura de TI gerenciada. É aquela que oferece toda a estrutura e controle das operações da loja, ou seja, tudo relacionado a hardware, software e rede (ambiente físico ou virtual). Com uma infraestrutura de TI gerenciada fica mais fácil ter acesso às informações referentes ao negócio, gerar relatórios e economizar custos.

- Serviço em nuvem. Os serviços em nuvem estão modificando o varejo. Seja na redução de custos com ambientes físicos, até a habilitação do acesso em tempo real aos dados operacionais e inventários, segurança de dados e melhoria da experiência do usuário.

- Profissionais de operações. Implementar uma infraestrutura e a manter em ordem dependem de um profissional competente e capaz de identificar todas as necessidades de mudanças da infraestrutura. Para isso você não precisa contratar uma equipe de TI, pode optar pela terceirização de TI.

Reduza custos na abertura de novas lojas com a Eunerd. Saiba mais →

Tecnologia e varejo: instalação de um PDV moderno

O PDV (ponto de venda) tem passado por uma série de modificações ao longo dos anos para atender a um público dinâmico e conectado.

Sempre que pensamos em um PDV, o encaramos como um ponto onde o cliente se conecta diretamente com o produto, por isso, está suscetível a receber todos os tipos de informações capazes de influenciar sua tomada de decisão.

Por causa da tecnologia, os consumidores não esperam uma experiência diferente só com o produto em si, eles buscam por mais, esperam mais das lojas e ficam frustrados quando isso não acontece.

A tecnologia vai garantir uma gestão interna mais qualificada, ou seja, com a implementação de um PDV moderno será possível:

  • Acompanhar os resultados do PDV e monitorar as vendas, até mesmo em tempo real
  • Facilitar o acesso aos arquivos de inventários, estoque de produtos e gestão de sistema
  • Entender como os seus clientes interagem com os produtos do PDV e fazer um mapeamento de compra
  • Melhorar o mix de produtos

Facilite a instalação de PDVs com a Eunerd →

Tecnologia e varejo: totens de autoatendimento

Nada substitui o bom e velho contato humano, especialmente durante as compras.

Mas quando pensamos em tecnologia e varejo, os totens de autoatendimento são ferramentas incríveis que atraem e muito o novo perfil de consumidores em ascensão.

Com a implementação de terminais de autoatendimento, a loja pode economizar na contratação de novos colaboradores e reduzir o volume de funcionários nos pontos de atendimento.

Isso significa um time mais enxuto e uma mão de obra mais qualificada no atendimento e pós-atendimento, redução de custos e um alto fluxo de clientes na loja.

O autoatendimento oferece aos clientes a possibilidade de tirarem dúvidas rápidas e até mesmo pagar pelos produtos sem a necessidade do atendimento de um caixa.

A autonomia que o autoatendimento oferece é uma grande satisfação aos clientes, já que proporciona liberdade e conforto.

Esse tipo de experiência está em crescimento no país, especialmente por causa do desenvolvimento da sua tecnologia e da inteligência artificial.

O mundo não tem mais tempo para longas filas.

Ter o poder de escolha é que torna os totens de autoatendimento atraentes para os consumidores.

Deixar de investir neles é deixar de construir uma loja centrada em seus clientes e na realidade tecnológica que eles buscam.

Tecnologia e varejo: configuração e instalação de dispositivos

Um dos fatores que impedem muitos empreendedores de investirem em tecnologia pode não ser o investimento de infraestruturas ou em outros tipos de dispositivos, mas a contratação de pessoal para executar e monitorar dispositivos, sistemas e processos.

Hoje, com a possibilidade de contratação de serviços sob demanda, as lojas não precisam se preocupar em organizar um setor de TI para atender a demanda de serviços.

A terceirização de TI pode ajudar o varejo a manter sua agenda de investimento em tecnologia, sem se preocupar com o RH.

Você pode contratar os melhores profissionais para a instalação, configuração de dispositivos e até mesmo para criar um planejamento de TI para elevar o nível de atendimento da loja.

-

TI e abertura de novas lojas são duas coisas que estão diretamente relacionadas. Conforme a tecnologia avança, o varejo passa a ser mais dependente dela para construir um negócio bem-sucedido.

Apesar do crescimento das lojas virtuais e vendas pelas redes sociais, as lojas devem procurar se adaptar à tecnologia e implementar em seu programa de crescimento uma área de TI.

Agora que você já sabe porque a tecnologia para o varejo deve estar presente em um plano de negócios para a abertura de novas lojas, aproveite cada item aqui citado para fomentar seu novo projeto e até mesmo transformar a sua loja atual!

Converse com os nossos Nerds para tirar dúvidas de como criar um plano de implementação de TI para suas lojas


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Entramos em contato em minutos, sem compromisso.

Basta inserir seus dados de contato abaixo e um membro de nossa equipe de vendas entrará em contato.

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form