Gestão de pessoas em pequenas empresas: como fazer e 3 erros para evitar

Entenda o que é gestão de pessoas em pequenas empresas, dicas de como implementar na empresa e erros possíveis de evitar.

A gestão de pessoas em pequenas empresas exige fortes habilidades de liderança, capacidade de interagir com muitos tipos diferentes de personalidade e capacidade de manter um julgamento justo e imparcial. 


A gestão de pessoas também envolve uma compreensão das leis trabalhista, treinamento e motivação de funcionários e feedback construtivo para ajudar no desenvolvimento de negócios e no crescimento pessoal e profissional.


Neste post, vamos explicar o que é gestão de pessoas em pequenas empresas, como fazer esse gerenciamento e erros que você deve evitar para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

O que é gestão de pessoas em pequenas empresas?

A gestão de pessoas em pequenas empresas, também conhecida como gestão de recursos humanos (GRH), engloba as tarefas de recrutamento, gerenciamento e fornecimento contínuo de suporte e orientação para os funcionários de uma organização. 


Essas tarefas podem incluir o seguinte: 


  • remuneração, 
  • contratação, 
  • gerenciamento de desempenho, 
  • desenvolvimento organizacional, 
  • segurança, 
  • bem-estar, 
  • benefícios, 
  • motivação do funcionário, 
  • comunicação, 
  • administração e treinamento.


Ao gerenciar as pessoas dentro de uma organização, o gerente deve se concentrar em contratar as pessoas certas e, em seguida, aproveitar ao máximo essas pessoas. 

A equipe deve fornecer à organização sua melhor capacidade que atende às necessidades do negócio. A organização, por sua vez, deve procurar as melhores maneiras para que um novo funcionário seja aproveitado ao máximo. 


Tirar o máximo proveito de um funcionário significa que uma empresa tem políticas e práticas consistentes para fornecer a eles treinamento e desenvolvimento adequados. Os funcionários estão envolvidos como "parceiros" no negócio.


Dicas de gestão de pessoas em pequenas empresas

O ativo mais importante de uma empresa são os funcionários. Eles também serão um dos maiores custos recorrentes. 


Embora você possa estar à frente de um negócio, será seu pessoal que impulsionará sua empresa. Para fazer uma gestão de pessoas em pequenas empresas, você precisa ter uma boa equipe e ser capaz de liderá-los para onde quiser. 


Infelizmente, o gerenciamento de equipe não é a coisa mais fácil de fazer, especialmente se você é novo nos negócios.


Por isso, destacamos 6 dicas de gestão de pessoas em pequenas empresas que vão ajudar a criar um ambiente de trabalho feliz e produtivo para todos.

#1. Defina metas e concentre os esforços

É muito importante que os funcionários saibam o(s) objetivo(s) de seu(s) trabalho. A única maneira de conseguir isso é estabelecer metas claras e alcançáveis. No entanto, às vezes, a visão e as metas da empresa não ficam claras. 


Para manter todos focados e alinhados com a visão da empresa, você precisa definir um tema trimestral, por exemplo. Como você faz isso? 


Basicamente, a cada trimestre, sua equipe pode escolher um tema divertido e envolvente que os motivará a trabalhar juntos, monitorar seu progresso e atingir a meta que definiram para o trimestre. 


Depois de definir o tema e as metas, você precisa definir uma recompensa para manter seu pessoal motivado. Pode ser simples, como um dia de pizza no escritório, um horário de saída antecipado na sexta-feira ou um passeio da empresa. 


Outro efeito positivo do estabelecimento de metas na gestão de pessoas em pequenas empresas é um sentimento de propriedade. Como os funcionários se tornam parte do processo de tomada de decisões e definição de metas, eles se sentem mais capacitados e investem em garantir que a empresa tenha sucesso.

#2. Tenha uma política de portas abertas

Mantenha um canal de comunicação aberto. Seja acessível. Se os funcionários são livres para dar seu feedback, fazer perguntas e compartilhar preocupações com seus gerentes, isso ajuda a desenvolver uma gestão de pessoas em pequenas empresas baseada em confiança. 


Isso, por sua vez, ajuda a criar relações de trabalho mais próximas. Também fornece uma melhor compreensão do que está acontecendo na empresa e a capacidade de lidar com os problemas à medida que eles surgem.

#3. Ensine os funcionários a não precisarem de um gerente

Quando se trata da gestão de pessoas em pequenas empresas, é difícil não microgerenciar. Afinal, esse é o seu filho. Mas, como você pode ter ouvido, a paternidade obsessiva nunca é uma coisa boa. 


A melhor coisa que você pode fazer por seus funcionários é dar a eles o conhecimento e as habilidades de que precisam para realizar seu trabalho e fazê-lo bem. Como fazer isso? 


Oferecendo treinamento e suporte adequados. Tornar-se um treinador e mentor ajuda a capacitar os funcionários. Além de ensinar a eles como realizar suas tarefas, você também está definindo expectativas. 


Isso permite medir seu desempenho. Melhor ainda, permite que seus funcionários acompanhem o progresso deles mesmos.

#4. Use ferramentas eficientes de gerenciamento

Conforme discutimos, parte da receita para o sucesso é ajudar os funcionários a se apropriarem de seu trabalho e se tornarem mais independentes. 


A outra parte da receita é automatizar as coisas simples para que você, como proprietário de uma empresa, possa se concentrar mais em tarefas de liderança. 


A eficiência é fundamental. Por exemplo, em vez de anotar manualmente as horas de trabalho de cada funcionário, descobrir quem está fora para almoçar ou quantos dias de férias ainda restam, você pode implementar um sistema de gerenciamento de funcionários


Além disso, usar um software de gerenciamento de projetos como o Basecamp permite que você acompanhe todos os projetos sem fazer com que seus funcionários sintam que você está constantemente olhando por cima do ombro deles.

Erros de gestão de pessoas que as pequenas empresas tendem a fazer

1) Contratar muito rápido

Quando uma vaga se abre em um pequeno negócio, deixa um grande vazio. Muitas vezes é necessário preencher a posição rapidamente para manter o negócio funcionando sem problemas. 


Infelizmente, muitos responsáveis pela gestão de pessoas em pequenas empresas cedem à pressão e contratam alguém que pode ser menos qualificado apenas para ocupar o cargo.

2) Não alocar recursos suficientes para treinamento

O treinamento leva tempo e dinheiro, mas não há como evitá-lo. Muitos negócios cometem o grave erro na gestão de pessoas em pequenas empresas de não treinar adequadamente os funcionários. 


Uma falha na capacitação da equipe pode fazer com que uma empresa perca clientes, um funcionário se sinta despreparado e amargurado em relação ao seu trabalho.

3) Não dar feedback de problemas de desempenho

Problemas de desempenho e comportamento são um problema na gestão de pessoas em várias pequenas empresas. A falha em documentar problemas pode dar aos funcionários a aprovação silenciosa de comportamentos inaceitáveis. 


Isso pode levar a mais problemas comportamentais e promover descontentamento entre os funcionários fiéis que atingem os padrões. 


Se um empregado é demitido por problemas de desempenho ou comportamento e a demissão ou processar por rescisão injusta.


A gestão de pessoas em pequenas empresas é um desafio, mas é uma tarefa que compensa o esforço. Criar um ambiente de trabalho propício para a evolução é um caminho que irá guiá-lo para o sucesso.


E um bom ambiente de trabalho conta com as ferramentas necessárias para crescer e dar produtividade ao dia a dia de trabalho.


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

Linkedin

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Agende um diagnóstico hoje

Trabalhamos com você para desenvolver um plano de atendimento personalizado. Deixe-nos suas informações e entraremos em contato.

Quer falar com alguém agora mesmo?

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Ops, deu erro! Tente novamente mais tarde