Com Quais Dispositivos de Rede Você Precisa Se Preocupar e Por quê?

Descubra qual a maneira mais adequada para garantir a segurança ao navegar na web utilizando dispositivos de rede como o notebook, o tablet e o smartphone.

Embora muitas pessoas não se atentem para isso, a nossa segurança online pode ser comprometida quando estamos usando diferentes dispositivos. Sempre adotamos maiores cuidados em relação aos computadores de mesa, os desktops. Porém, devemos nos atentar para a questão da segurança na web quando estamos usando quaisquer dispositivos de rede. Nesse sentido, é importante destacar que os dispositivos de rede (também chamados de host) são todos os aparelhos que possuem uma placa de rede, seja uma conexão Wi-Fi ou cabeada.

Desse modo, para que você entenda melhor esse assunto, mostraremos abaixo quais são os dispositivos de rede com os quais é necessário se preocupar e por quê. Leia até o final e saiba como se proteger ao navegar na web usando os mais diversos aparelhos!

Principais dispositivos de rede que merecem atenção em relação à segurança

Como foi dito acima, os computadores de mesa já são alvo de certo cuidado por parte da maioria das pessoas. Porém, existem outros dispositivos de rede que merecem a mesma atenção (ou até mais) em relação à segurança. Sendo que isso se refere especialmente àqueles aparelhos que carregamos com a gente para todos os lugares. Os principais são:

  • O smartphone;
  • O tablet;
  • E o notebook.

Principalmente em se tratando do smartphone e do tablet, muitas pessoas não se preocupam com a segurança ao navegarem na web, o que é um grande equívoco, pois esses aparelhos, assim como os desktops, também precisam de cuidados especiais.

Por que esses dispositivos demandam cuidados especiais?

Todos os dispositivos de rede mencionados acima possuem sistemas operacionais. E estes, independentemente de quem os desenvolveu, possuem certas falhas. Com isso, os aparelhos ficam sujeitos a ataques e invasões de vírus, malwares e diversos tipos de programas maliciosos.

Desse modo, como baixamos constantemente vários tipos de arquivos (fotos, vídeos, documentos…) oriundos do WhatsApp, das redes sociais e de diversos sites, pode acontecer de alguns deles serem maliciosos e causarem danos graves aos nossos aparelhos. Os programas Screenloggers e keyloggers, por exemplo, podem copiar o que você está fazendo na tela do dispositivo, inclusive aquilo que está sendo escrito. Ou seja, eles podem roubar logins, senhas e quaisquer outras informações.

Como garantir a segurança ao navegar na web usando diferentes dispositivos de rede?

A maneira mais adequada para garantir a segurança ao navegar na web utilizando dispositivos de rede como o notebook, o tablet e o smartphone é adquirir alguns antivírus (também se deve evitar acessar sites que sejam potencialmente inseguros). Nesse sentido, vale ressaltar que existem diversos antivírus — tanto gratuitos como pagos — para todos os tipos de aparelhos (mobiles, notebooks e desktops).

Em relação ao uso desses antivírus, muitas pessoas acham que isso é algo complicado. Contudo, isso não é verdade. Existem inclusive algumas licenças específicas que podem ser utilizadas em diversos aparelhos. Ou seja, você não precisa comprar um antivírus para o smartphone, outro para o tablet e outro para o notebook. É possível adquirir um único antivírus para todos os dispositivos. Com isso, a mesma licença pode ser usada para fazer a segurança de todos os seus aparelhos.

Conclusão

Até mesmo quando adotamos os devidos cuidados, estamos sujeitos a falhas na segurança dos nossos dispositivos de rede. Por isso, lembre-se sempre de manter um bom antivírus nos seus aparelhos e evitar o acesso a sites potencialmente maliciosos. Invasões em quaisquer dispositivos podem causar sérios problemas, incluindo o roupo de arquivos pessoais e até de senhas bancárias, por exemplo. Ou seja, é essencial estar sempre atento a essa questão.

Você tem dúvidas sobre como proteger os seus dispositivos de rede? Então deixe sua pergunta nos comentários que nós a responderemos o mais breve possível!

Ainda com dúvidas de como deixar sua empresa mais segura? Entre em contato com a Eunerd:

https://encontreumnerd.com.br/contato

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

Linkedin

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Agende um diagnóstico hoje

Trabalhamos com você para desenvolver um plano de atendimento personalizado. Deixe-nos suas informações e entraremos em contato.

Quer falar com alguém agora mesmo?

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Ops, deu erro! Tente novamente mais tarde