Você pode aprender como captar clientes de contabilidade rapidamente, identificando primeiro seu público-alvo e implementando ideias de marketing para alcançar seus clientes em potencial. Além disso, deve criar uma rede de contatos e oferecer serviços adicionais como controle de folha de pagamento, para seus clientes existentes.


Captar clientes para escritório de contabilidade, seja ele novo ou com alguns anos de estrada, é um trabalho árduo, mas indispensável, afinal, impulsionar o crescimento de novos clientes é essencial para o seu sucesso.


A melhor maneira de encontrar novos clientes - ou substituir os perdidos - é com uma estratégia inteligente e proativa, que tenha o objetivo de captar clientes de contabilidade.


A seguir, fizemos uma lista com dicas práticas de como captar clientes para escritório de contabilidade. Esperamos te ajudar em cada passo.

Como captar clientes de contabilidade: 6 passos para ampliar seu faturamento

1. Identifique seu público-alvo e nicho

Identificar o seu público-alvo vai te dar a visão da qual você precisa sobre as pessoas e tipos de empresas, que realmente desejam de seus serviços.


Serviços de contabilidade são algo que todo tipo de negócio precisa. No entanto, como você não tem recursos para atender a todas as empresas, precisa dedicar algum tempo para restringir o tipo específico de clientes que você vai lutar para conseguir. É pensando neles que você deve investir seus esforços de marketing.


Você também deve se concentrar em encontrar um nicho de mercado. Isso pode lhe dar a especialidade de que você precisa para receber um fluxo constante de clientes que procuram sua experiência.


Para isso é importante que você entenda como seus clientes ideais se parecem, antes de começar a persegui-los:


  • quais serviços, além dos básicos, eles precisam?
  • quais problemas comuns de contabilidade esse setor enfrenta?
  • quais as maiores necessidades deles?
  • quais os problemas enfrentados?


Vamos imaginar que você deseje trabalhar com grandes empresas que possuem muitos funcionários. Para esse grupo, um serviço de emissão de folha de pagamento online automatizada, seria um importante diferencial oferecido, correto?  Então, você deveria investir em um sistema que realmente fosse ágil em relação a essa questão.


Nesse quesito seria importante que você desenvolvesse um plano estratégico para seu escritório. Como? Lei o artigo; Planejamento estratégico para pequenas empresas em 9 passos”.

2. Comece a usar o marketing a seu favor


Depois de identificar quem é seu público-alvo, é hora de agir. Seja você um proprietário de uma nova marca ou um negócio de contabilidade estabelecido, temos várias ideias para compartilhar com você sobre como captar clientes de contabilidade por meio de esforços de marketing.


Abaixo estão listadas várias ideias de marketing eficazes sobre como captar clientes para escritório de contabilidade:


  • crie um site profissional;
  • aprenda os conceitos básicos da publicidade orgânica e paga do Google Adwords;
  • invista em SEO Local;
  • faça marketing nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin. Esse último é especialmente importante para negócios como escritórios de contabilidade, que trabalham prospectando outras empresas;
  • faça anúncios no Facebook Ads, Linkedin Ads e Instagram;
  • tenha um blog e produza conteúdo relevante para suas personas e mais.


Seguindo essas dicas você começará a sentir o retorno sobre o investimento, conseguindo resultados significativos a curto, médio e longo prazo.


Leia mais em: 5 ações chave de marketing digital para pequenas empresas

3. Não tenha medo de pedir referências

É difícil encontrar um vendedor melhor do que um cliente satisfeito. Seus clientes não existem em um relacionamento exclusivo com você. Eles interagem com outras empresas de todas as formas e tamanhos.


Quando um cliente recomenda sua empresa agrega valor à sua reputação.


Não tome uma abordagem de "esperar para ver" com as referências, em uma estratégia de como captar clientes de contabilidade. Seja proativo:


  • peça aos seus melhores clientes para avaliarem sua empresa no Linkedin, por exemplo.
  • solicite depoimentos e inclua em seu site.
  • crie um programa de recompensas de referência mais estruturado.

4. Aprenda a fazer network de maneira mais eficaz

Outra maneira de como captar clientes de contabilidade é usar os eventos de network para conhecer os líderes de outras empresas.


Mesmo na era digital de hoje, os eventos presenciais são ótimas oportunidades para conhecer novos prospects e parceiros. Ainda é difícil superar a interação cara a cara quando bem feita.


Os eventos que possibilitam o network são ainda mais eficazes para empresas que atendem a outras empresas.


É importante estar preparado antes de participar de eventos como esses:


  • descubra o máximo possível sobre os outros participantes antes de ir. Pode ser possível obter uma lista de participantes com antecedência;
  • pense no que tornaria sua empresa valiosa para esses clientes em potencial;
  • certifique-se de conhecer pessoas-chave e não se esqueça de fazer follow-up após primeiro contato.  

5. Upsell de serviços complementares para seus clientes existentes

Muitas vezes, você pode aumentar os negócios oferecendo serviços adicionais aos clientes que você já atende. Se eles usarem seus concorrentes para serviços que você também oferece, explique por que sua empresa pode atendê-los melhor.


Organize uma reunião especial, apresentação ou workshop. Pense no fórum mais adequado.


E não fale apenas da sua empresa, ao contrário, pense em quais são os benefícios adicionais que você pode oferecer ao seu cliente. Estes poderiam ser:


  • benefícios de custo ou taxa;
  • produtividade melhorada;
  • dados mais precisos e confiáveis;
  • melhor serviço;
  • pessoas mais experientes.


E se seus clientes já estão bem servidos? Então busque alternativas de como captar clientes para escritório de contabilidade fornecendo serviços adicionais a seus parceiros, amigos e colegas.

6. Use tecnologia para melhorar seu valor para os clientes

Empresários modernos podem se beneficiar da tecnologia para tornar seu negócio mais produtivo, gastando menos tempo para resolver tarefas mecânicas e burocráticas, como a folha de pagamento.


Ser um contador que ofereça serviços apoiados pela automação de tarefas e tecnologia, pode te colocar um passo à frente na estratégia de como captar clientes de contabilidade, além de garantir a satisfação do cliente.


Com sólidos fundamentos de software, você pode oferecer aos clientes em potencial um serviço mais valioso - tornando sua empresa uma opção mais óbvia em comparação a uma empresa mais tradicional.


Automatizar as coisas, definitivamente, libera o tempo para que possamos fazer muito mais com menos funcionários e é uma das formas de fazer uma pequena empresa crescer.


Para aplicar essa tecnologia avançada:


  • automatize as tarefas de baixo nível: use a automação na contabilidade, no pagamento e no rastreamento de devedores
  • aumente o valor de seus conselhos: use ferramentas de relatórios inteligentes para aprimorar sua análise dos números dos clientes, aprimorar as previsões e oferecer mais conselhos e suporte mais esclarecedores;
  • reduza a carga de trabalho para seus clientes e sua equipe;
  • melhore a acessibilidade e a comunicação: ofereça aos seus clientes acesso à nuvem para compartilhamento de documentos, soluções de backup e armazenamento de informações importantes.


Leia também: Como informatizar uma pequena empresa: primeiros passos

Viu que uma estratégia de como captar clientes de contabilidade pode ser mais fácil do que você pensava?

Se você, entretanto, não sabe por onde começar, que tal conhecer um case e dar o primeiro passo rumo a adoção de soluções de tecnologia, com uma equipe especializada, que vai ajudar você no processo de como captar clientes para escritório de contabilidade?

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Como captar clientes de contabilidade: 6 estratégias no alvo